Na minha opinião ele fará falta... Esse baixinho de óculos é um ícone na informática, a empresa dele mudou muita coisa, ele mudou muita coisa... Imagine ficarmos sem Bill Gates e Steve Jobs... que graça tem?
Realmente, o BG e o SJ estão se aposentando, especialmente o BG... O SJ ainda está fazendo muita coisa acontecer no mundo da informática. Mas... Não é o fim, pode ser o começo de algo novo. Com a saída dessas figuras emblemáticas, quem serão as pessoas "top of mind" quando se falar em informática?
O careca amalucado que substitui o BG na Microsoft? Acho que não...
Temos o Linus Torvalds, Miguel de Icaza, Mark Shuttleworth, Ian Murdock, Jon "Maddog" Hall, Richard Stallman e muitos outros, que são carismáticos em maior ou menor grau e estão todos bastante ativos.
Uma figura icônica faz muita diferença quando se trata de qualquer coisa que envolva as opções subjetivas de um grande número de pessoas. A Microsoft soube explorar bem sua figura icônica, a Apple quase estragou tudo quando mandou o SJ passear. O caso é que tanto o BG quanto o SJ estão deixando as páginas dos jornais, revistas e blogs, e entrando para as páginas dos livros de história (livros em formato digital, eu espero).
Torço para que os nomes por trás do Linux agora começem a ocupar um maior espaço no imaginário popular.
Quem nunca ouviu algum completo leigo dizer algo do tipo: "É, pq o Bill Gates é o cara, ele inventou o computador."?
Quando ouvi isso, não pensei: "nossa, que cara ignorante!" - isso foi a uns 4 anos atrás e era um sr. de mais de 50 anos de idade falando. Pensei, sim, no quanto a imagem do Bill Gates foi incorporada no popular e o quanto ele está associado aos computadores.