Autor Tópico: Possível causa dos travamentos no Gutsy pra quem usa Driver proprietário ATI™  (Lida 4673 vezes)

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
Bom galera, estou em uma Saga já faz alguns meses pra usar uma Distro estável e segura, eu passei por Ubuntu Gutsy, BIG Linux 4 Beta 3, Linux Mint, Ubuntu Studio Gusty e agora estou no Debian.
Bom, quando eu usava o Feisty, nunca tive nenhum problema de travamento ou falta de segurança, mas quando veio o Gusty e suas Distros "Gutys-Based" começou as dores de cabeça pra mim... o que mais me incomodava era os travamentos diários, muitas vezes por dia... bom, daí encontrei o "Senhor Estabilidade", o Debian, que é maravilhoso e não pretendo sair dele. Porém, esses dias, ele travou duas vezes no mesmo dia, dai Pensei: "Não... impossível, travar no Debian? Não tem como não... é o meu Hardware...". Fiquei refletindo sobre isso tentando achar a causa... e me dei conta, que sempre que instalava um "Gusty-Based" ele estava estável, mas depois de uma tempo ele começava com os travamentos... dai percebi: "É O DRIVER DE VÍDEO!!" Só podia ser, pois me lembrei e juntei as peças... era sempre depois que eu instalava os Drivers proprietários da ATI que começa as dores de cabeça. Então agora no Debian, retirei o Driver e estou usando o Driver Open Source xserver-xorg-video-ati Radeon, acho que não tenho mais aceleração, mas eu não jogo no PC, e também não gosto do Compiz, então pra mim ta beleza agora. Até agora, depois que retirei o Driver proprietário, não travou nenhuma vez.
"Ha tá, mas e quando você usava o Feisty kernel_script????" Pois é, boa pergunta, mas minha teoria é de que quando eu usava o Feisty, o Driver proprietário era uma versão antiga, e que não apresentava esse Bug que faz travar o sistema.
Bom, se alguém aqui usa o Driver proprietário da ATI recente, por favor poste a sua opinião. Estou viajando? Ou tem algo a ver? Gostaria de ouvir opiniões :)

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 14:36 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Possível causa dos travamentos no Gutsy pra quem usa ATI™
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:16 »
Olha só eu tenho dois colegas que usam ATI no meu kernel com patches do sabayon e até agora não reclamaram de problemas...

E eles usam esse driver... (ati-driver-installer-8.41.7-x86.x86_64.run)

Já pensou que o travamento pode ser aquecimento...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
Re: Possível causa dos travamentos no Gutsy pra quem usa ATI™
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:38 »
Olha só eu tenho dois colegas que usam ATI no meu kernel com patches do sabayon e até agora não reclamaram de problemas...

E eles usam esse driver... (ati-driver-installer-8.41.7-x86.x86_64.run)

Já pensou que o travamento pode ser aquecimento...

Hqx
Obrigado pela opinião. Cara, pode ser sim, mas seria o aquecimento da placa de vídeo, placa mãe ou processador? Pode ser isso, mas nunca tinha acontecido até eu usar "Gutsy-Baseds" com Drivers recentes, daí quando tirei o Driver aqui parou de travar saca? Por isso to tentando entender isso. E você deve usar um kernel compilado né? Nesse caso é diferente...
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 14:40 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Possível causa dos travamentos no Gutsy pra quem usa Driver proprietário ATI
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2008, 14:58 »
Obrigado pela opinião. Cara, pode ser sim, mas seria o aquecimento da placa de vídeo, placa mãe ou processador? Pode ser isso, mas nunca tinha acontecido até eu usar "Gutsy-Baseds" com Drivers recentes, daí quando tirei o Driver aqui parou de travar saca? Por isso to tentando entender isso. E você deve usar um kernel compilado né? Nesse caso é diferente...

No meu caso as coisas melhoram por um lado e pioram do outro...

O melhor é que no meu kernel eu uso o relatime e o 4k stacks  que além de aumentar a performance diminui o aquecimento do hd pq os acessos frequentes ao hd diminuem muito!!!

E dependendo da compilação de kernel da para travar a máquina depois de um tempo... (eu sei umas quatro maneiras de fazer isso, mas não convém mostrar aqui, vai que alguém testa e se ferra)

Outra coisa é vc usar o lm-sensors para notar as temperaturas...

E pode ser também aquecimento da placa de vídeo...

EDIT1 - Esqueci de colocar o pior que é justamente a falta de integração com drivers restritos!!!
Hqx
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 15:00 por Hqxriven »
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
Re: Possível causa dos travamentos no Gutsy pra quem usa Driver proprietário ATI
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2008, 15:08 »
No meu caso as coisas melhoram por um lado e pioram do outro...

O melhor é que no meu kernel eu uso o relatime e o 4k stacks  que além de aumentar a performance diminui o aquecimento do hd pq os acessos frequentes ao hd diminuem muito!!!

E dependendo da compilação de kernel da para travar a máquina depois de um tempo... (eu sei umas quatro maneiras de fazer isso, mas não convém mostrar aqui, vai que alguém testa e se ferra)

Outra coisa é vc usar o lm-sensors para notar as temperaturas...

E pode ser também aquecimento da placa de vídeo...

EDIT1 - Esqueci de colocar o pior que é justamente a falta de integração com drivers restritos!!!
Hqx

Pois é cara, eu não compilei o meu kernel e nem tenho interesse por enquanto. o Kernel do Debian me satisfaz, talvez eu compile pra dar uma geral e deixar mais compatível com o meu Hardware. Deixar o kernel mais "limpo" hehehe. Mas pra efeito de velocidade, eu não tenho nada do que reclamar do Debian...
Bom, pode ser aquecimento sim, mas por que agora? Vamos ver, meu PC fica ligado uma certa quantidade de tempo, isso X a temperatura ambiente, vamos ver agora que tirei o Driver, até o momento não travou, e hoje tá mais quente aqui (um forno ~~), então se até a hora que eu desligar meu PC não travar (já que tenho rotinas de funcionamento do meu PC bem assíduas) vou assumir que era o Driver mesmo...

Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 15:11 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2008, 15:24 »
O Ingo fulminou:

"It's also perhaps the most stupid Unix design idea of all times. Unix is really nice and well done, but think about this a bit: 'For every file that is read from the disk, lets do a ... write to the disk! And, for every file that is already cached and which we read from the cache ... do a write to the disk!'"

Olha só o que o Ingo disse...

E um link sobre o relatime http://kerneltrap.org/node/14148

E aqui mostra que é considerado um bug a não montagem no ubuntu com relatime

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/util-linux/+bug/160450

Eu não estou querendo forçar vc a compilar um kernel... só faço a sugestão com o objetivo de fazer o seu hd durar mais (e o resto da máquina também)!!!

A questão não é nem a velocidade...

Já tentou trocar para um driver ATI mais antigo???

Na nvidia por exemplo no último driver o 169.07 as vezes o cooler pára é mole??

Hqx

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2008, 15:30 »
O Ingo fulminou:

"It's also perhaps the most stupid Unix design idea of all times. Unix is really nice and well done, but think about this a bit: 'For every file that is read from the disk, lets do a ... write to the disk! And, for every file that is already cached and which we read from the cache ... do a write to the disk!'"

Olha só o que o Ingo disse...

E um link sobre o relatime http://kerneltrap.org/node/14148

E aqui mostra que é considerado um bug a não montagem no ubuntu com relatime

Eu não estou querendo forçar vc a compilar um kernel... só faço a sugestão com o objetivo de fazer o seu hd durar mais (e o resto da máquina também)!!!

A questão não é nem a velocidade...

Já tentou trocar para um driver ATI mais antigo???

Na nvidia por exemplo no último driver o 169.07 as vezes o cooler pára é mole??

Hqx

Cara, já pensei sim, mas onde consigo um driver antigo?
Cara, esse negócio de escrever toda hora é ridículo... tem certeza que é isso mesmo? Não fizeram isso com o Ubuntu... não é possível... e no Debian? Agora to preocupado...
Sim cara, meu cooler ta me deixando na mão aqui também...
É... já pedi uma ajudinha sua no outro tópico...

Obs.: Nunca compilei um kernel, tenho somente pouca, muito pouca teoria sobre o assunto.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 15:37 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2008, 15:43 »
Nesse link que te passei note isso...

Fedora Core 8 will use relatime for all mounts.

This bug might be one of the contributors to the famous Load_Cycle_Count bug

Só para dizer o quanto ele é importante... Depois que descobri isso eu nunca compilo um kernel sem esse patch...

E esse negócio é muito ridículo e nesse ponto eu digo O FEDORA 8 ESTÀ NA FRENTE ELES PENSARAM NISSO E COLOCARAM COMO PADRÃO NO KERNEL

Para saber se vc usa relatime faça isso...

cat /proc/mounts

Se vc ver alguns relatime escritos ai fique feliz, senão coloque as mãos na cabeça e fale OHHH NÃO!!! (Igual a mim kkkkkkkk)

Já tentou esse driver (ati-driver-installer-8.41.7-x86.x86_64.run)

Hqx

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2008, 15:48 »
Para saber se vc usa relatime faça isso...

cat /proc/mounts

Se vc ver alguns relatime escritos ai fique feliz, senão coloque as mãos na cabeça e fale OHHH NÃO!!! (Igual a mim kkkkkkkk)

Hqx

Código: [Selecionar]
ks@debian:~$ cat /proc/mounts
rootfs / rootfs rw 0 0
none /sys sysfs rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
none /proc proc rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
udev /dev tmpfs rw 0 0
/dev/hda1 / ext3 rw,data=ordered 0 0
/dev/hda1 /dev/.static/dev ext3 rw,data=ordered 0 0
tmpfs /lib/init/rw tmpfs rw,nosuid 0 0
usbfs /proc/bus/usb usbfs rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
tmpfs /dev/shm tmpfs rw,nosuid,nodev 0 0
devpts /dev/pts devpts rw,nosuid,noexec 0 0
nfsd /proc/fs/nfsd nfsd rw 0 0

E aí? É pra mim rir ou chorar?
Já tentou esse driver (ati-driver-installer-8.41.7-x86.x86_64.run)

Não sei onde conseguir Drivers antigos, da última vez baixei do site da ATI mesmo o Driver específico pra minha placa, era o mais recente, mas antes já usei Envy no Ubuntu... mas prefiro compilar tudo na unha... e sempre baixei recentes, mas agora preciso de um antigo pra testar... mesmo que num tenha suporte a AIXGL (não uso compiz...)
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 15:52 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2008, 16:27 »
https://www2.ati.com/drivers/linux/ati-driver-installer-8.41.7-x86.x86_64.run

Esse aí em cima serve???

E no tópico do kubuntu 7.10 aprendendo a voar sem segredos mostra como instalar ATI com patches do sabayon...

Código:

ks@debian:~$ cat /proc/mounts
rootfs / rootfs rw 0 0
none /sys sysfs rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
none /proc proc rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
udev /dev tmpfs rw 0 0
/dev/hda1 / ext3 rw,data=ordered 0 0
/dev/hda1 /dev/.static/dev ext3 rw,data=ordered 0 0
tmpfs /lib/init/rw tmpfs rw,nosuid 0 0
usbfs /proc/bus/usb usbfs rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
tmpfs /dev/shm tmpfs rw,nosuid,nodev 0 0
devpts /dev/pts devpts rw,nosuid,noexec 0 0
nfsd /proc/fs/nfsd nfsd rw 0 0

E aí? É pra mim rir ou chorar?

Aí... doeu até aqui... OHHH NÃO!!!! ATÉ TU DEBIAN MEU PREFERIDO!!!

Só para vc ver que eu não fiz montagem e escrevi relatime no meu...

E aqui um tópico da minha conversa com o sylvester que usa o Fedora 8 mostrando que ele usa relatime

Hqx (ai minha mão está doendo de tanto digitar desde 01:44 acordado hahahahaha)

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:09 »
Valeu pelo link e pelo alerta Hqxriven, mas vou estudar sobre isso, tenho que entender tudo primeiro, daí analizar e ver o que fazer.

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:18 »
Esqueci de colocar o tópico da minha conversa com o sylvester kkkkkkkkkkkkk

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29292.msg178764.html#msg178764

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:25 »
Esqueci de colocar o tópico da minha conversa com o sylvester kkkkkkkkkkkkk

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29292.msg178764.html#msg178764

Hehehe

Cara o link que você me passou do Driver ATI é só pra placas novas X^D Mas valeu ae :)
Eu já achei os Drivers antigos :) Vou testar.

Offline Hqxriven

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:30 »
E que já estou no "zombie mode on" depois de 6 compilações de kernel rejeitadas pro mim (isso hoje)...

Se for contar as de ontem e anteontem eu não me lembro...

E estou acordado sem dormir desde 01:44 da manhã...

Estou quase dormindo aqui na frente da máquina, desculpa ae...

Hqx

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:56 »
E que já estou no "zombie mode on" depois de 6 compilações de kernel rejeitadas pro mim (isso hoje)...

Se for contar as de ontem e anteontem eu não me lembro...

E estou acordado sem dormir desde 01:44 da manhã...

Estou quase dormindo aqui na frente da máquina, desculpa ae...

Hqx

BUAHAHAHAHAHAH
Tranquilo cara :) E vai com calma aí rapaz hehehe, eu sou Padawan de Harduser, e passei os últimos dias tunando o meu Debian, e ficava até de manhã BUAHAHA, mas ainda não virei a noite não X^D, agora ja'to terminando de tunar o danado >)
Mas essa coisa acaba com a minha saúde, tem dia que to um bagaço, depois de um tempo tu vê os "resultados" X_X.
Cara, eu fiquei interessado nesse Fedora, e queria saber mais sobre isso das escritas em HD e tals, tem algum patch pra compilar em separado? Ou só da pra compilar junto do kernel? Agora to realmente preocupado cara, meu HD vem me deixando na mão de de vez em quando de uns tempos pra cá... e meu cooler também... desculpa o enjoamento ae X^D mas quero aprender sobre isso :) se tu puder dar mais dicas fazendo favor.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2008, 17:59 por kErNeL_sCrIpT »