A cultura reflete o inconsciente de um povo num determinado tempo e espaço. Tecnologia [incluindo jogos eletrônicos] é cultura. Essa cultura em início de século indica que vivemos uma patologia [do grego patos=sofrimento da forma] dos costumes. A moralidade não é positiva. Não é um conceito absoluto na dinamica das populações humanas. O que é certo para uma comunidade é sórdido é cruel para outra. Em nossa época vivemos um momento de respeitar as culturas, nacionalidades, povos, raças, credos, classes sociais e o homem em sua pluralidade de aparições. Na história a guerra e a virilidade na guerra sempre foi uma virtude, o guerreiro e o homem se destacava pelo número de inimigos que conseguiu abater. Abandonamos a violência mundialmente. Esse processo se deu gradativamente. Hoje nossas leis protegem o homem. Em todas as épocas, nas sociedades civilizadas, as leis regeram e determinaram o costume e a moralidade. A filosofia do direito nos diz que as leis emanam do fato social. O fato gera a norma que se torna lei quando promulgada em assembléia. Dificilmente se mexe nas leis. Somente nas revoluções políticas. Convivemos atualmente no Brasil com a ameaça de que os "favelados" promovam uma revolução armada devido ao estado de miserabilidade em que vivem, imposto pelas classes dominantes e corruptas brasileiras. Talvez o jogo e o inconsciente de nossos cidadãos estejam apenas lidando com um problema da maneira que podem, já adivinhando a guerra civil que se anuncia no Brasil. Se o governo não nos protege temos que fazer a nossa própria segurança. Basta entrar nas favelas pra ver o estado que os moradores vivem. O assunto é mais complexo do que parece. A sociedade devia discutir, aproveitar que agora temos a liberdade de expressão.
Os princípios aqui levantados são:
O descaso do governo brasileiro com a miséria e a violência nas ruas.
A imediata intromissão do governo [poder judiciário] nas artes, tecnologias e ciências que tentam dar ao homem explicação e educando-o a viver a realidade que eles [governo, sistema carcerário e judiciário] tentam esconder.
O impacto psíquico dos jogos de violência.
Pessoalmente digo que o crime há muito tempo é crime. A violência de um indivíduo contra outro indivíduo sem razão que justifique [como legítima defesa] sempre foi censurada. Nova concepção de crime no entanto são os crimes morais. Como atentar contra a imagem dos policiais por exemplo através dos jogos. A prática do assédio e da difamação, da calúnia está sendo cercada no intuito de coibí-la. Nesse plano da virtualidade, a violência moral não deixa de ser violência. A violência moral causa danos tais como as doenças psíquicas que acometem a auto-estima do indivíduo e o orgulho por si mesmo.
Para evitar coisas como essas devemos sempre falar coisas que temos provas e nos lugares e nas instâncias convenientes. Se não trancarem este tópico, ele pode nos ajudar a entender e evitar problemas decorrentes de uma discussão intelectual acerca dos valores de nossa época. Esses problemas envolvem, inclusive, legislação e liberdade de expressão.