Só discordo com relação à sua opinião sobre o Gutsy (7.10) não ser a melhor das versões. É totalmente o contrário, ela é a melhor versão do Ubuntu lançada até agora!
Eis os porquês:
- O suporte a escrita em partições NTFS vem ativado por padrão. Antes era um balé desgraçado pra se conseguir isso e sempre com aquela ressalva de que "era experimental", "sujeito a bugs", etc.
- O suporte a efeitos gráficos especiais (compiz) vem ativado por padrão, ou seja, o que muita gente gosta já vem ativado e pronto para usar. E se quisermos usar efeitos mais avançados como o cubo, janelas que se fecham pegando fogo e etc., é só instalar um pacotinho chamado
compiz-manager. E pra isso não precisa de nenhum comando no console, basta usar o synaptic mesmo. Claro que antes tem que adicionar o repositório medibuntu; nele tem bastantes pacotes interessantes.
Ah, e eu esqueci de dizer que minha placa de vídeo é uma Ati, ou seja, problemática com efeitos 3D no linux.
- Também foi nessa versão 7.10 que eu finalmente consegui instalar, de modo facílimo, a impressora compartilhada pela rede daqui de casa. Isso não tem preço, foi bom demais.
Enfim, deve haver outros motivos pra que esta seja a melhor versão já lançada do Ubuntu, mas o que eu falei acima representa alguns dos problemas que enchiam o meu saco antigamente. E é por isso que eu finalmente estou livre do Windows e, hoje, o único sistema instalado no meu HD é o Ubuntu Gutsy Gibbon.