Galera, já uso Linux a um bom tempo, e abandonei o Windows™©® já faz alguns mêses, e depois que Crakearam a minha conta no MSN™ eu o abandonei também e só uso Jabber agora. Não prego o absolutismo ao Linux, eu realmente acredito na liberdade de expressão e de escolha, desde que tudo isso venha acarretado de ética e respeito. Ando vendo muitos posts aqui no fórum sobre as intermináveis brigas Linux X Windows™©®, GNOME X KDE, e por ai vai, bom, acho desnecessário, mas também acho essencial a liberdade de se expressar isso, o negócio é como é feita essa expressão, com que intuito, se é pra refletir ou causar polêmica e alimentar o seu ego, isso vai de cada um, da consciência de cada um. Bom, resumindo, essas brigas sempre acontecem, cabe a você decidir se vai entrar nelas ou não, se vai entrar, vai refletir ou apenas bater boca. O centro da questão é que essas brigas, queiram ou não, refletem nas nossas vidas, virtuais ou não, é preciso ter um bom discernimento na hora de usar isso na sua vida pessoal. O Ponto negativo mais preocupante disso tudo é o que isso reflete na ascensão do Linux, que hoje em dia, depende muito de suporte, não só de usuários, pois estes já estamos conquistando, mas sim de empresas, fabricantes de Hardwares etc. E o que quero dizer com tudo isso, é que isso depende de cada um de nós também, e que seguir um "lado da força" não leva a nada. Exemplificando: Você vai à uma loja de informática comprar um Pen Drive por exemplo, e escolhe um que gostou e pergunta o preço, daí pergunta - Funciona no Linux? - esse é a palavrinha mágica que muitos usuários Linux se esquecem de fazer na hora de comprar produtos de informática. Pode não parecer, mas se todo usuário Linux fizer essas perguntas quando for comprar um produto de informática, pode despertar o interesse das lojas, daí o resto é uma bola de neve. Hoje temos exemplos disso, desse "respeito" por parte de algumas empresas, poucas mas tem, como por exemplo:
- Os Pen Drivesda Kingstone™, que na embalagem vem escrito que é compatível com Windows™©®, Linux e Machintosh™©®, e realmente, o Ubuntu por exemplo, reconhece o Pen Drive Kingstone™ completamente, com todas as características e funções.
- Os produtos HP, graças a boa vontade em abrir as especificações para seus produtos, a comunidade fez Drivers como o HPLIP, uma fantástica interface capaz de controlar o seu Hardware HP com maestria, o GUI Toolbox é excepcional. Apesar de a HP não ser "chegada" no Linux, e dar total suporte somente a Windows™©®, mas já é um avanço.
- nVidia™, famosa criadora das placas gráficas gForce™, sua liberação das especificações de seus produtos, permitiu a comunidade criar Drivers muito bons. Uma vez instalei o Compiz Fusion em uma máquina com uma gForce Recente, foi incrível, até eu me surpreendi com o real funcionamento do Compiz Fusion.
- A Dell, com seus Notbooks com Ubuntu já de fábrica.
Existem mais exemplos, mas estes são alguns dos mais notáveis.
Outro ponto que eu queria falar, já encontrei gente na rua, que se você mencionar a palavra Linux, vai ouvir uma série se insultos e zombarias, então lhes digo, quando isso acontecer, seja com estranhos, com amigos, ou logistas, não esquente a cabeça com gente que só procura uma disputa de egos, você sabe que você é superior e tem capacidade de não se exaltar com tamanha falta de concentração e capacidade de raciocínio. Não discuta, não defenda o Linux, se não vai ser pior, vai criar uma clima ruim ou coisa pior, ainda mais em público. "Mas então kernel_script? Eu devo ficar quieto e calado?" Não. Não é o que eu quis dizer, apenas não dê o que a outra pessoa quer, ou seja, uma briga, uma disputa de egos. Quando isso acontecer, diga: "Tudo bem ora, você é livre pra falar o que quiser, fique a vontade
" E não diga mais uma só palavra. Isso vai acabar com essa pessoa, pode não parecer, mas vai, e você sabe disso. Discutir como animais irracionais, não leva a nada. Mas se for pra discutir com diálogos reflexivos, isso pode trazer benefícios e aprendizado.
Então...
Pense antes de discutir com alguém sobre Linux, pois infelizmente existe esses mitos do "linha de comando difícil" ou "Linux é sem recursos" "Linux é pra nerd"... essas são as desculpas mais comuns que essas pessoas usam pra iniciar o "combate". Então, sempre, sempre fale abertamente, em tom de voz normal, sem parecer orgulhoso ou com desprezo, fale normalmente, como se fosse trivial: "Essa impressora suporta Linux?" "Esse Pen Drive suporta Linux?" " E esse teclado?", isso pode mudar nossa sociedade, acredite, parece que não, mas pode.
Eu me lembro de uma vez que fui comprar um teclado novo, pois meu antigo estava estragando, então escolhi um na loja e reparei que estava escrito "Compatível com Windows™©®" daí pensei: "Po, funciona com Linux não?? ??" Então perguntei ao vendedor: "Cara, eu quero esse teclado, mas ta dizendo que só funciona com Windows™©®, só que eu uso Linux, funciona com Linux Não?? ??" O vendedor ficou confuso na hora... hehehehe, chamou a gerente, e perguntei à ela, dai ela falou "Sim, funciona sim! Funciona no Linux sim!" Daí perguntei: "Mas ta com selo do Windows™©® aqui!" ela: "Não, funciona no Linux também, reconhece normal!" então me dei por satisfeito e perguntei se podia trocar caso não fosse compatível, eles disseram que sim, mas afirmaram que funcionava no Linux. Nesse dia, eu mesmo que um pouquinho, coloquei na cabeça de um vendedor e de uma gerente que existe luz depois do túnel...
Essas atitudes são muito importantes para o crescimento do Linux no Mundo, não adianta só ficarmos brigando na internet, só ficarmos afirmando ou defendendo ou odiando esse ou aquele sistema, acredito que devamos focar no crescimento, na evolução, como esta comunidade fantástica, nossos Blogs com Tutorias e Guias, e nossas atitudes na sociedade, como cobrar um suporte à Linux de um produto de informática que você vá comprar, mesmo não tendo esse suporte, o vendedor vai ficar sabendo que Linux e existe, e depois vai vir mais um e perguntar também... se acontecer umas 10 vezes... o vendedor vai ficar com a pulga atrás da orelha, e o resto é uma bola de neve novamente. Isso se chama
A lei da oferta e da procura, é isso que move e controla nosso comércio, se não tem procura, não tem oferta... e vice-versa.
Wikipedia:Em suma, a lei da oferta e demanda sugere que quem determina o preço são os consumidores. Eles decidem quanto querem comprar e a que preço, e os fornecedores só podem é concordar com as exigências e decidem quanto vale a pena produzir para vender ao preço dado pelo consumidor. Para um entendimento mais profundo, considere as linhas do gráficos como uma pessoa(demanda) e um cachorro(oferta), a oferta sempre vai se aproximar da demanda a fim de vender seu produto. A decisão dos donos das industrias é baseada nestes gráficos, nos planos da concorrência, épocas do ano(ventiladores, ar condicionado, aquecedor), fatores culturais, geográficos, e ambientais. Estes assuntos não são propriedade deste tópico, mas todos que querem compreender mais sobre economia devem procurar informações sobre.
Então...
Você tem vergonha de ser Linux User?
Eu não, e recomendo que você também não, ter orgulho, não significa defender com unhas e dentes o sistema, e sim, dar e receber respeito (nessa ordem) pelo sistema e pelos usuários de outros sistemas. No passado, quando eu ainda só usava Windows™©®, quando eu era um aborrecente que nunca tinha ouvido falar em Linux, eu falava com meus amigos: "Esse linux é um lixo!" e coisas do tipo, apenas baseado no que outras pessoas diziam, mas daí vem novas informações, você muda, e lá fui eu "pagar minha língua", fiquei curioso com essa tal Linux, será que isso era bom mesmo? Instalei o Debian BR-CDD que comprei na banca, pois na época eu não tinha internet, e nunca mais larguei o Linux. Depois, aqui no fórum mesmo, eu resolvi defender o Linux cegamente, bem no começo quando eu tinha acabado de entrar na comunidade, fui muito Troll em alguns tópicos, mas isso, graças a Deus, é passado, a maturidade é algo drástico na vida de um ser humano, o que seria de nós, se não pudéssemos melhorar e evoluir? Pois é. Ninguém é perfeito, mas hoje sou diferente, se você não aprende por conta própria como a vida é, ela te ensina de uma maneira que você não vai esquecer, e quando você olha pra si, vê como está mudado, mais maduro, mais consciente, e percebe que isso pode ser melhorado ainda mais.
Como disse uma atriz brasileira que não me lembro o nome:
"Liberdade com responsabilidade, pois liberdade sem responsabilidade é inconseqüência"
Abraço a todos e até mais.