Autor Tópico: Bloqueio de sistema total em laptop com Ubuntu 7.04  (Lida 1108 vezes)

Offline qyron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Bloqueio de sistema total em laptop com Ubuntu 7.04
« Online: 31 de Janeiro de 2008, 15:30 »
Olá a todos.

Já mexo no Linux à cerca de um ano (mais ou menos) e esta não é uma questão nova, mas nunca a vi respondida, nem no fórum Ubuntu internacional nem em qualquer outro lugar, pelo que espero ter mais sorte aqui.

Tenho um portátil MSI Megabook M670, com 1GB de RAM, HDD 80GB, CPU AMD Sempron 2800+ (1.8GHz) e uma gráfica NVIDIA Go 6100 - nada de hardware esotérico nem extravagante por aí além.
Quando o comprei - exactamente à cerca de um ano! ;D - ele trazia de origem que toda a gente já sabe, o que o transforma numa máquina lenta, pesadona para trabalhar e para sequer arrancar. Como na altura andava a falar-se muito em Linux no meu local de trabalho, decidi experimentar Linux, nem que fosse apenas para ficar a conhecer.

Comecei por correr um SUSE Linux 10.2, por sugestão de um colega. Instalava bem, corria suave mas achei o sistema algo "megalítico" e demasiado "pesado" na abordagem, pelo que decidi procurar outras distribuições, que foi quando me falaram do Ubuntu.

Descarreguei um CD de instalação do site e corri. Gostei do que vi, o CD de demonstração corria bem, por isso decidi instalar. Foi aqui que começou a ruína total.
Inicialmente, a instalação pura e simplesmente bloqueava. Parava sem razão aparente. Como era um absoluto azelha na altura - como em grande parte ainda hoje sou - pedi que me fizessem a instalação. Como os resultados se mantiveram - bloqueio da instalação, drive de cd desligava... obtive uma nova cópia do sistema do site e voltou-se a tentar a instalação.

Aparentemente, parte do problema estaria no disco anterior, pois com a nova imagem a isntalação corria até à instalação total do sistema. Estiveram 3h de volta do meu portátil até me entregarem o sistema completamente configurado epronto a trabalhar. Não apresentava falhas nem comportamentos estranhos.

Nessa mesma noite, já em minha casa - tinham-me feito a instalação onde trabalho -  a máquina começa a ter bloqueios. E refiro-me a bloqueios totais de sistema: sem rato, sem teclado, sem nada. O sistema congelava pura e simplesmente. A única forma de desligar era forçar o desligar por hardware. Falei nisto a quem me tinha instalado o sistema e a única resposta foi : não pode ser. Mas era.

O intervalo de tempo para bloqueio de sistema variava desde poucos segundos até vários minutos. Não havia quaisquer dados na máquina e na altura não tinha qualquer software adicionado. Uma visita ao painel do sistema listava apenas os processos normais e nenhum parasita. Mas a máquina virava zombie sem razão aparente.

Cansado de instalar e desinstalar SO, acabei por voltar à pesquisa e encontrei outra distribuição. Actualmente uso o Debian 4.0r1, que na altura não sabia ser a distribuição-mãe do Ubuntu.
Este SO corre perfeitamente na minha máquina (tive já pequenos problemas, mas nada de fatal), sem boqueios de sistema, sem nada. No entanto, continuo curioso sobre quais as razões do comportamento estranho do Ubuntu na minha máquina.

Soube mais tarde que o mesmo comportamento foi detectado numa outra máquina (largamente mais poderoso e recente que esta em que trabalho) e foram obrigados a retirar o SO para poderem trabalhar na máquina - é um PC que estava dedicado a um trabalho de investigação numa faculdade em Portugal.

Foi já relatado algum bug que provocasse isto ou mantém-se um comportamento aleatório pouco manifestado e, portanto, pouco relevante?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 15:42 por qyron »