Instalei o Ubuntu Hardy há quatro dias e tenho gostado bastante das "novidades". O sistema é bastante animado. Ontem, por exemplo, ao ligar o computador, notei que ele havia deixado de reconhecer o meu teclado. Passou um momento, depois de tentativas desesperadas e lá estava o teclado novamente. O motivo: não sei. Ontem, houve uma atualização; hoje o meu ambiente gráfico estava completamente desconfigurado e a nova ferramenta de Resolução de Vídeo não serviu para nada. Ele simplesmente se recusa a identificar o monitor corretamente, mesmo depois que desabilitei o driver Nvidia. Resultado: vamos ao "moderno" sistema de editar o arquivo xorg.conf na marra...
O Live CD sequer rodou no meu computador devido sua recusa em relacionar-se com o meu disco SATA. Assim, tive que instalar tudo pelo alternate, o que não chega a ser uma tortura. O problema é que estes problemas de relacionamento com o meu disco tem tornado o boot um processo interminável: parece o Suse de cinco anos atrás.
Por fim, ainda no dia de hoje, percebi, ao tentar fazer o login, que o Português de Pindorama não era o idioma padrão do sistema. Por que? E eu lá sei!? Talvez, o sistema queira se globalizar de vez em quando, escapar deste nosso mundinho provinciano...
Enfim, o meu Ubuntu 8.04 tem parecido cada vez mais aquele computador do 2001, uma Odisséia no espaço. Eu só estou esperando o momento em que ele vai assumir o controle da nave...