Autor Tópico: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!  (Lida 9135 vezes)

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Online: 01 de Fevereiro de 2008, 09:58 »
É revoltante!!!



Há exatas duas semanas a minha conexão do Speedy começou a cair intermitentemente. Acontece assim: o LED DSL do meu modem DSLINK 220E começa a piscar indicando o que poderia ser a desconexão da linha (não da rede). Fica assim indefinidamente e, quando quer, volta ao normal. Isso acontece a qualquer horário e várias vezes por dia. Como não tenho aparelho de telefone aqui, eu tentei a colocar um fone de ouvido ligado diretamente na fiação para ver se a linha estava muda. Por incrível que pareça, colocar os fones nos fios faz com que a conexão se restabeleça!!!

Bom...

Faz duas semanas que estou tentando abrir um chamado na Telefônica. Relato tudo isso que está acima... Digo também que faz um ano e meio que tenho essa conexão e nunca tive problemas antes de há duas semanas atrás. Então vem o diálogo fatal:

Atendente: qual o Window que vc usa? É XP?
Eu: "não uso o Windows, uso o Linux".
Atendente: sinto muito senhor, nós não damos suporte a Linux... (!!!!)


Apesar de todos os meus argumentos, inclusive de que eu estou com o Linux desde o começo e NUNCA tive problemas de conexão antes, a Telefônica se RECUSA A ABRIR UM CHAMADO TÉCNICO!!!

Isso é uma indignidade! Eles não têm o direito de exigir que eu tenha o Windows no meu computador!!!

Simplesmente revoltante!!!

Abraços e me desculpem pelo desabafo... >:-(





Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:09 »
Atendente: sinto muito senhor, nós não damos suporte a Linux... (!!!!)

O correto é: "Não damos suporte nenhum!"

Experiência própria, o callcenter da telefonica é o Procon! Tive o mesmo problema, fiquei mais de um mês ligando pra eles e tudo mais, eles falaram de tudo e não arrumaram! Um dia, inexplicavelmente o speedy começa a funcionar normalmente!

Não perca seu tempo escutando a propaganda do trio, vá direto ao procon !

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:21 »
É revoltante!!!

Atendente: qual o Window que vc usa? É XP?
Eu: "não uso o Windows, uso o Linux".
Atendente: sinto muito senhor, nós não damos suporte a Linux... (!!!!)


... tá... mas qual é o objetivo de nós usuários?  Fazer o sistema funcionar de forma a que continuemos com nossa satisfação de usar a plataforma que nos interessa, no caso o Linux, ou tentar mudar as empresas que adotaram outras plataformas?  Aqui eu nunca falo que tenho Linux e nunca falo que tenho roteador.  São duas palavras proibidas para ser atendido pelas centrais de atendimento de qualquer instituição, inclusive suporte de bancos.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:32 »
Bom, CSAT...


Realmente essa pode ser uma estratégia. Agora, a minha ingenuidade neste caso se baseou na impensável possibilidade de a Telefônica relacionar um problema de linha com um problema de computador, rede ou SO.

Mas, isso me deixou intrigado e, aproveitando a onda, gostaria de saber se é possível que o Ubuntu esteja derrubando o sinal DSL. Existe essa possibilidade? Já vi ele se recusar a conectar, mas nunca apagando o led DSL do modem.


Abração
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:51 »
O Ubuntu não tem nada a ver com o sinal que o seu modem recebe.

Eles dizem que não dão "suporte" ao Linux simplesmente porque os operadores não sabem nada de Linux (nem de nada). E a Telefonica que não gasta dinheiro nem no que precisa, não vai gastar com um call center para os usuários de Linux. Nenhuma operadora do mundo dá!

Só que... eles não tem que dar suporte ao SO e sim ao modem. Eles não podem te obrigar a usar X, Y ou Z.

"Conecta mas não navega" é um problema de SO (em geral). Se os LEDs nem acendem é porque nem sinal você tem.

Se quiser encarar a "via crucis", liga e fala que já fez todos os testes antes.

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:53 »
Eu tinha speedy há muitos anos... Era daqueles IP fixo ainda. E dava o mesmo problema.
A solução: mudei pro ajato (já que era assinante TVA). O ajato nunca me deu problema, além de ser realmente rápido (eles garantem 90% da velocidade, se não me engano).
Quando mudei de casa, assinei a NET e o Virtua.
O Virtua vive caindo. A NET vive caindo.

Tenho saudade do ajato.
Se você puder, troque. O ajato é bem melhor.
(o problema vai ser cancelar o speedy....)
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:02 »
(o problema vai ser cancelar o speedy....)

Tem tutorial pra tudo!

http://www.abusar.org/cancelando-speedy.html

Onde eu moro não tem Ajato, só Speedy, Virtua e meia dúzia de Internet a rádio que são piores que os dois juntos!

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:10 »

Só que... eles não tem que dar suporte ao SO e sim ao modem. Eles não podem te obrigar a usar X, Y ou Z.

"Conecta mas não navega" é um problema de SO (em geral). Se os LEDs nem acendem é porque nem sinal você tem.



É... esse foi um dos meus inúmeros argumentos ("eu não quero suporte para o Linux, quero suporte para a linha que está caindo!").

Mas realmente não vou insistir nessa via. A próxima conversa vai ser via PROCON...

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:38 »
Beleza pessoal !!!
Aquí em Goiânia eu utilizo a internet da BrT, que é razoavelmente estável e uma MARAVILHA se comparada a internet provida pela TeleCômica. A mais ou menos um ano atrás eu tive um probleminha na minha conexão e eu liguei para o callcenter da BrT. Depois de passar por 3548777985 atendentes diferentes e ter decorado aquela musikinha INSUPORTÁVEL eles me atenderam. Aí eu, ingênuamente, disse que eu possuia Linux e um roteador. A atendente simplesmente me falou que não dava suporte a esse sistema e que não poderia me auxiliar em nada a menos que eu instalasse o Windows no meu computador e retirasse o roteador. Pouco tempo depois eu retornei a ligação, passei pelos mesmos 3548777985 atendentes e quando fui atendido, eu disse que eu possuia Windows XP professional com SP2 e nem mencionei a palavra roteador... de pronto a atendente me disse que era um problema na rede do meu bairro e que seria resolvido até o final do dia, o que realmente aconteceu. A pergunta é: pq a outra atendendente não me disse isso??? Ela sabia que era um problema na rede do meu bairro e isso não tinha nada haver com o meu computador.
Não sei se hoje eles ainda procedem da mesma maneira, mas aquele fato foi SIMPLESMENTE RIDÍCULO !!! Ainda bem que a minha internet funciona razoavelmente bem e eu não preciso dos serviços daquele "maravilhoso" callcenter.
Abraço pesoal !!!

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:48 »
vai no procon e mete o pau  na telefonica ;)

Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 13:05 »
Uma vez aqui o modem ficava com a luz acesa,mas não navegava, liguei pra Velox(adsl) e eles disseram que não davam suporte ao Linux, mas você pode entrar em contato com o fabricante do modem.No meu caso, tive que rotear de novo o modem e resolveu.
Usuário Linux- 449417

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 13:22 »
Beleza pessoal !!!
Aquí em Goiânia eu utilizo a internet da BrT, que é razoavelmente estável e uma MARAVILHA se comparada a internet provida pela TeleCômica. A mais ou menos um ano atrás eu tive um probleminha na minha conexão e eu liguei para o callcenter da BrT. Depois de passar por 3548777985 atendentes diferentes e ter decorado aquela musikinha INSUPORTÁVEL eles me atenderam. Aí eu, ingênuamente, disse que eu possuia Linux e um roteador. A atendente simplesmente me falou que não dava suporte a esse sistema e que não poderia me auxiliar em nada a menos que eu instalasse o Windows no meu computador e retirasse o roteador. Pouco tempo depois eu retornei a ligação, passei pelos mesmos 3548777985 atendentes e quando fui atendido, eu disse que eu possuia Windows XP professional com SP2 e nem mencionei a palavra roteador... de pronto a atendente me disse que era um problema na rede do meu bairro e que seria resolvido até o final do dia, o que realmente aconteceu. A pergunta é: pq a outra atendendente não me disse isso??? Ela sabia que era um problema na rede do meu bairro e isso não tinha nada haver com o meu computador.
Não sei se hoje eles ainda procedem da mesma maneira, mas aquele fato foi SIMPLESMENTE RIDÍCULO !!! Ainda bem que a minha internet funciona razoavelmente bem e eu não preciso dos serviços daquele "maravilhoso" callcenter.
Abraço pesoal !!!

Aqui no RS, também uso Brasil Telecom, e tenho que dizer que é a melhor de todas.

Podia ser um pouco mais barato, mas é a melhor, com certeza!

Quanto ao seu problema, Procon neles, isso é caso de Procon, pois nada tem a ver o SO que você usa, é problema deles de conexão.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 13:31 »
Tenho virtua e nunca tive problemas, e nunca cai, acho que da pra conta com as mãos as vezes que caiu.


Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Piras

  • Visitante
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:27 »
Eu tinha speedy há muitos anos... Era daqueles IP fixo ainda. E dava o mesmo problema.
A solução: mudei pro ajato (já que era assinante TVA). O ajato nunca me deu problema, além de ser realmente rápido (eles garantem 90% da velocidade, se não me engano).
Quando mudei de casa, assinei a NET e o Virtua.
O Virtua vive caindo. A NET vive caindo.

Tenho saudade do ajato.
Se você puder, troque. O ajato é bem melhor.
(o problema vai ser cancelar o speedy....)

Quisera eu ter a possibilidade de trocar a Sky e o Virtua pela TVA e o Ajato! Invejo quem consegue livrar-se da verdadeira tragédia que são os serviços e o atendimento prestado pela NET. Da última vez que tive um problema sério com eles (problema burrocrático, não técnico) só tive solução depois de escrever várias vezes a coluna de defesa do consumidor do jornal O Estado de S. Paulo (eles não se impressionam muito com o Procon...); isto após um mês de telefonemas constantes, de contas astrônomicas de telefone e de sofrer toda uma séria de malandragens inacreditáveis da parte dos responsáveis pelo atendimento.

A Telefônica tem pelo menos a honestidade de dizer a quem pergunta (como foi o meu caso, quanto tentava desesperadamente fugir da NET/Virtua) que o suporte a Linux não é oferecido. Isto mesmo, durante o próprio processo de contratação de serviço a omissão do suporte a Linux é informada sem meias-palavras. Pode ser uma atitude discriminatória e estreita por parte da Telefônica (será que a tal "agência reguladora" [ANATEL], na verdade uma agência de "representação" das companhias perante o poder público já pensou nisso?), mas pelo menos eles não enganam quem tem o cuidado de perguntar.

O que o ramo da banda larga está precisando mesmo no atual momento é de mais concorrência. Mas, pelo visto, a preocupação do governo parece ser a de diminuir, não de aumentar a concorrência. Quem mandou colocar um lobbista no Ministério das Comunicações!

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Telefonica DISCRIMINA usuário Linux!!!
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 17:42 »
ae galera, eu moro no PR, atualmente uso a GVT, q sinceramente, nunca tive problema.
Teve uma vez q não estabilizava a conexao.. a muié pediu q OS q eu usava e eu falei.. linux, dae ela.. Ok, me passo os passos de como proceder no linux e dae mandou eu desliga o modem e tals.. fez as parada e resolveu na hora.. uma maravilha..
já na BRT, era um sacrilégio toda vez.. eu falo.. não aconselho BRT nem pro meu pior inimigo.. pq ninguem merece falar com pessoas incompetentes q não tem preparação pra te dar um atendimento q preste..e pelo jeito não é só a BRT q é assim... infelismente..
sem contar q "tenta" cancelar a linha, pra vc v... aqui levou 2 meses, isso pq o procon tava junto..senão...tava até hj tentando...
abraços povo..