Autor Tópico: Os números do HD não batem!  (Lida 5043 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Os números do HD não batem!
« Online: 06 de Fevereiro de 2008, 20:20 »
 :o



a janela do nautilus diz que eu gasto 35.4 GB, mas o Gparted, 37.14 Gb  (???)

a janela do nautilus diz que tenho 52.3 GB, mas o gparted diz que tenho 57.06 gb  :-\

coomo??

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Os números do HD não batem!
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 21:27 »
Alô, zoroastro, tudo bom?...

Olhe, é muito provável que isso se deva à forma como o espaço em disco é contado... 1 kB na verdade não são 1000 bytes, mas 1024 (2 elevado à décima potência), já que o sistema é binário e tudo se mede em potências de 2. Ainda assim, alguns programas ( não sei dizer se é o caso) tratam esses valores pelo sistema decimal, o que causa diferenças.
Outra possibilidade é que um dos dois informes não esteja considerando alguns arquivos ( do sistema, talvez...). Vamos ver se alguém mais tem uma explicação menos chutada...  ;D ;D

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Os números do HD não batem!
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 11:31 »
Eu acho que o erro tem a ver com a reserva de parte do espaço livre do HD para o root. Em alguns sistemas, o root fica com 10% do espaço livre do HD para ele, em outros com menos.

Só mais um detalhe: por que vc. usa o idioma espanhol?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2008, 11:33 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

  • Visitante
Re: Os números do HD não batem!
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:54 »
Só mais um detalhe: por que vc. usa o idioma espanhol?

Além de compartilhar da mesma curiosidade do André sobre seu idioma, também tenho outra curiosidade sobre a forma como particionou seu disco.

Como podemos ver vc tem 3 partições ativas, porém tendo criado duas delas em uma estendida (hda2). Então pergunto, porque não criou 3 partições primárias já que podemos ter até 4 partições primárias em um volume de armazenamento.

Eu particularmente procuro sempre que possível definir meu sistema apenas em partições primárias, lógico a não ser quando necessito de mais partições que as 4 permitidas, porém vendo a forma como particionou seu disco fiquei realmente em dúvida se existe alguma vantagem neste tipo de procedimento.

T+
Arlei

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Os números do HD não batem!
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 13:36 »
Alô, zoroastro, tudo bom?...

Olhe, é muito provável que isso se deva à forma como o espaço em disco é contado... 1 kB na verdade não são 1000 bytes, mas 1024 (2 elevado à décima potência), já que o sistema é binário e tudo se mede em potências de 2. Ainda assim, alguns programas ( não sei dizer se é o caso) tratam esses valores pelo sistema decimal, o que causa diferenças.
Outra possibilidade é que um dos dois informes não esteja considerando alguns arquivos ( do sistema, talvez...). Vamos ver se alguém mais tem uma explicação menos chutada...  ;D ;D

( ),

VB5

olá VB5, tudoi joia e vc??

bom, eu somei as partições, e a soma total do HD que mostra no Gparted é o mesmo do espaço livre + espaço ocupado mostrado no Propriedades ;)

vlw

Eu acho que o erro tem a ver com a reserva de parte do espaço livre do HD para o root. Em alguns sistemas, o root fica com 10% do espaço livre do HD para ele, em outros com menos.

Só mais um detalhe: por que vc. usa o idioma espanhol?
é, estranho essa do root, verifiquei e nao achei nada a respeito aqui e depois pesquisarei também.

eu gosto do idioma espanhol (Y)

Só mais um detalhe: por que vc. usa o idioma espanhol?

Além de compartilhar da mesma curiosidade do André sobre seu idioma, também tenho outra curiosidade sobre a forma como particionou seu disco.

Como podemos ver vc tem 3 partições ativas, porém tendo criado duas delas em uma estendida (hda2). Então pergunto, porque não criou 3 partições primárias já que podemos ter até 4 partições primárias em um volume de armazenamento.

Eu particularmente procuro sempre que possível definir meu sistema apenas em partições primárias, lógico a não ser quando necessito de mais partições que as 4 permitidas, porém vendo a forma como particionou seu disco fiquei realmente em dúvida se existe alguma vantagem neste tipo de procedimento.

T+
Arlei
é que na hora de particionar tive essa dúvida de colocar partições primárias ou extendida... bom, eu pensei que extendida fosse usada para armazenamento de dados...

T+
Zoroastro ;)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Os números do HD não batem!
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:14 »
Só mais um detalhe: por que vc. usa o idioma espanhol?

Além de compartilhar da mesma curiosidade do André sobre seu idioma, também tenho outra curiosidade sobre a forma como particionou seu disco.

Como podemos ver vc tem 3 partições ativas, porém tendo criado duas delas em uma estendida (hda2). Então pergunto, porque não criou 3 partições primárias já que podemos ter até 4 partições primárias em um volume de armazenamento.

Eu particularmente procuro sempre que possível definir meu sistema apenas em partições primárias, lógico a não ser quando necessito de mais partições que as 4 permitidas, porém vendo a forma como particionou seu disco fiquei realmente em dúvida se existe alguma vantagem neste tipo de procedimento.

T+
Arlei

hummm

Vivendo e aprendendo
Como particionei meu HD na época usando o partition magic, ñ atentei p/ tal e fiquei c/ o caso do zoroastro, c/ relação a partição do disco.



Num futuro HD vou observar esse ponto
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469