Autor Tópico: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)  (Lida 10201 vezes)

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Oi amigos?
acabo de me cadastrar aqui no forum estou muito feliz por ter baixado o ubuntu7.10desktop, inclusive estou postando esta mensagem de dentro dele que está sendo emulado por uma maquina virtual em meu windows (VMWare Player). Mas tenho vontado de instalar o mesmo em meu HD, o grande problema é que não tenho gravador, nem leitor de CDs. Gostaria muito de que alguem me desse uma dica de como instalar o ubuntu partindo diretamente da imagem ISO que baixei e está em meu HD, (PS: meu HD está formatado em duas partiçoes FAt32)

Espero encontrar ajuda aqui na comunidade estou louco pra começar meus estudos no GNU/Linux e dependo desta dica para começar usar sem restrições meu ubuntu pra aprender.

Abraços
Fábio Costa de Souza.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:31 »
OI amigo?
obrigado pela resposta, mas não tenho o dito dispositivo USB (pen driver ou outro similar a disposição), não haveria uma maneira de dar boot diretamente pela .ISO que está no HD?

Abraços

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:20 »
amigos andei pesquisando e não obtive resultados em minha pesquisa de como proceder para instalar o Ubuntu 7.10 diretamente do HD (como relatado acima, não possuo gravador de CDs, nem pendrive) gostaria muito de instalar mas, me parece que a coisa está meio complicada. Não encontrei nenhum material a respeito disso ainda.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito

Abraços.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:27 »
amigos andei pesquisando e não obtive resultados em minha pesquisa de como proceder para instalar o Ubuntu 7.10 diretamente do HD (como relatado acima, não possuo gravador de CDs, nem pendrive) gostaria muito de instalar mas, me parece que a coisa está meio complicada. Não encontrei nenhum material a respeito disso ainda.

Se alguem puder me ajudar eu agradeço muito

Abraços.

pergunto você consegue fazer um disquete de boot com o grub?

Já procurou no google assim: Install Ubuntu Linux without burning a cd
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 18:38 por alarcon »

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:45 »
Estou usando o Ubuntu de dentro de uma virtual maquina no winXP, andei lendo a tarde toda mas ainda não obtive êxito na procura.

Pode me ajudar?

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:49 »
Bom se você puder ter o grub de alguma forma...

Citar
Nesse “tutorial” tento descrever os passos que usei para instalar o Ubuntu 7.10 v32bits em meu computador com o uso da sua imagem de cd .ISO e um pendrive. Este procedimento é útil pelo fato de você não precisar gravar um cd a cada instalação de uma verão diferente ou reinstalação. Acredito que este procedimento funcione em todas as versões do Ubuntu.

    * Faça o download (http://releases.ubuntu.com/7.10/ubuntu-7.10-alternate-i386.iso) do .ISO versão alternate da versão que você quer instalar, no meu caso: ubuntu-7.10-alternate-i386.iso.

    * Vá em faça o download (http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/gutsy/main/installer-i386/current/images/hd-media/) dos arquivos: “boot.img.gz”, “vmlinuz” e “initrd.gz” (preste atenção para a versão e a arquitetura do Ubuntu que vai ser instalado).

    * Copie a imagem do cd/dvd e os três arquivos anteriormente baixados para a raiz de uma partição diferente daquela de onde o Ubuntu será instalado (pode ser um pendrive ou hd externo usb), atenção pois ela não pode ser uma partição ntfs.

    * Se você já tem o grub instalado em seu computador somente de o boot se não use em cd com o grub instalado (imagem bootável do grub) e a grave em um cd e de boot por ele.

ATENÇÃO: se você for usar um pendrive ou um hd externo esse deve estar conectado ao seu computador durante o boot (acho que a placa mãe não precisa conseguir da boot por pendrive/hd externo, pois quando testei o boot por usb não estava ativo na minha, obviamente se você não tiver o grub instalado em seu pc e for usar a isso dele você deve se certificar que está tudo configurado para dar boot pelo cd).

    * Após o inicio do boot quando a tela inicial do grub se abrir pressione C para entrar na linha de comando, e entre com os seguintes comando em ordem:

   1. “root (hd1,0)” onde o primeiro número é o numero da sua mídia e o segundo o numero da partição na mídia ambos começando em 0, no caso a primeira partição do primeiro hd será (hd0,0). Note que a numeração das partições variam de 0 a 3 para as partições primarias e a partir de 4 para as estendidas, então em um hd com 1 partição primária e 1 estendida o endereço da partição estendida será (hd0,4) mesmo que só existam 2 partições no hd. No meu caso como só haviam um hd e o pendrive conectados o endereço do pendrive era (hd1,0). OBS: caso apareça a mensagem de confirmação de montagem da partição você pode confirmar se está é a partição correta com o comando “find /” que lista os arquivos da raiz da partição montada.
   2. “kernel /vmlinuz root=/dev/rd/0 /init=/linuxrc rw”
   3. “initrd /initrd.gz
   4. “boot

A instalação deve iniciar normalmente carregando os arquivos da imagem que você baixou, a partir daqui proceda normalmente.
mais detalhes na fonte: http://universobolha.blogspot.com/2007/08/instalando-o-ubuntu-pela-isopendrive.html

Veja também:
http://www.instantfundas.com/2007/08/install-any-linux-distro-directly-from.html

Ou então procure algo mais esclarecedor no google.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:51 »
Estou usando o Ubuntu de dentro de uma virtual maquina no winXP, andei lendo a tarde toda mas ainda não obtive êxito na procura.

Pode me ajudar?

pelo que entendi de alguma forma você vai precisar do grub, por isso perguntei se você poderia instalar o grub em um disquete. Não sei se o grub da máquina virtual serviria também para fazer isso que postei mais acima.

procurar no google assim Install Ubuntu Linux without burning a cd também ajuda.


Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:55 »
bem, vou dar uma lida nestes textos que me passou, obrigado pelo empenho...

Depois volto por aqui pra relatar as experiencias.

Valeu

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:58 »
bem, vou dar uma lida nestes textos que me passou, obrigado pelo empenho...

Depois volto por aqui pra relatar as experiencias.

Valeu

Ok

Olha só no seu uso pela máquina virtual o grub aparece certo?

Caso a resposta for afirmativa tenta fazer o que o texto explica para este grub da maquina virtual, o problema é que fala para usar a ISO do Alterante e não do LiveCD e me parece que você tem a ISO do LiveCD.

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 19:03 »
Sim aparece certo,
meu ISO é do liveCD, será que só "funfa" com o do alternate?
bem vou dar uma olhada aqui derepente....


mas de qualquer forma está sendo muito positiva sua ajuda, tenho pouca experiencia em linux.

Abraços

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:12 »
Hun... estou com um pouco de pressa, mas eu ouvi falar em um instalado do Ubuntu via o proprio Windows.
Eu não recomendo, mas é possível.
Uma questão: qual configuração de sua máquina?

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:51 »
amd atlonXP 1800
meméria 1GB
hd de 40GB


eu consegui instalar o grub4dos e ele aparece agora na inicializa~]ao do windows, estou com a iso de ubuntu na pasta raiz C:/ mas não consigo fazer o grun4dos iniciar a instalação partindo da ISO.

Alguma dica amigo?

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:54 »
amd atlonXP 1800
meméria 1GB
hd de 40GB


eu consegui instalar o grub4dos e ele aparece agora na inicializa~]ao do windows, estou com a iso de ubuntu na pasta raiz C:/ mas não consigo fazer o grun4dos iniciar a instalação partindo da ISO.

Alguma dica amigo?

qual é a formatação de sua partição windows (ntfs ou fat32)?

Offline fcsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu 7.10-desktop i386 (sem driver de CD, partindo da ISO no HD)
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:57 »
tenho duas partições no HD uma para o sistema WIndows outra para arquivos e documentos, as duas são FAT32