Autor Tópico: Usuario e Senha  (Lida 9307 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #30 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:32 »
clcampos e todos os demais usuários que estão participando destes questionamentos a respeito de segurança, tenho para mim que as distribuições linux que não usam algo semelhante ao Recovery Mode, ou seja, aquelas que criam duas senhas (root e do usuários) estão mais seguras, pois dificultam um pouco mais o acesso ao sistema que uma simples escolha no Grub.

O que vocês acham?

Com certeza são mais seguras, mas melhor do que isso é usar a partição toda criptografada. No meu Ubuntu estou usando isso, se a pessoa tentar entrar pelo recovery mode, ainda vai ter que saber a senha da partição, se a pessoa tentar entrar por live cd, vai precisar da senha para ter acesso a partição.
Foi uma barbada de instalar usando o alternate cd, e uma vez autenticado no sistema, nem se percebe diferença nenhuma (só tem que cuidar os nomes que são dados às partições).

Outra vantagem acidental: quando fui fazer a instalação com partições criptografadas, o sistema me pediu uma "pass phrase".. estava fazendo isso sem ter lido nenhum tutorial, basicamente as cegas, então resolvi digitar algo semelhante a uma frase, só por garantia... hehehehehe.. A vantagem é que ficou uma senha enorme e complicada de digitar, então, naquelas situações em que o cara chega em casa meio ébrio, fica praticamente impossível acessar o sistema para ficar mandando aquelas mensagens de bebum q o cara sempre se arrepende depois (se é que vcs me entendem)... hehehehehehe :D

crdrj o Alternate CD roda direto do driver o Ubuntu ou só serve para instalar?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 18:40 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #31 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:36 »

Alarcon mesmo sistemas que usam senha de root podem entrar em modo mono usuário, e ai pronto, tudo pode ser feito.

Desculpe-me, mas não entendi. O que quis dizer é que as distribuições que criam senha root o modo de uso é igual ao Ubuntu, exceto pelo fato de que ao usar o comando su (fica até o exit) e o comando sudo ( só executa aquele comando) se digita uma senha root criada e não a do usuário isso na interface gráfica aberta como usuário comum, além da opção de entrar no GDM/KDM já como root na interface gráfica.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 18:41 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #32 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:42 »
Desculpe-me, mas não entendi. O que quis dizer é que as distribuições que criam senha root o modo de uso é igual ao Ubuntu, exceto pelo fato de que ao usar o comando su (fica até o exit) e o comando sudo ( só executa aquele comando) se digita uma senha root criada e não a do usuário isso na interface gráfica aberta como usuário comum, além da opção de entrar no GDM/KDM já como root na interface gráfica.

Agora quem não entendeu fui eu, mas se você digitar o comando sudo -s terá no Ubuntu a mesma função do comando su em sistemas que tem a senha do root, ou seja, terá direitos de administrador até digitar exit.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #33 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:46 »
Desculpe-me, mas não entendi. O que quis dizer é que as distribuições que criam senha root o modo de uso é igual ao Ubuntu, exceto pelo fato de que ao usar o comando su (fica até o exit) e o comando sudo ( só executa aquele comando) se digita uma senha root criada e não a do usuário isso na interface gráfica aberta como usuário comum, além da opção de entrar no GDM/KDM já como root na interface gráfica.

Agora quem não entendeu fui eu, mas se você digitar o comando sudo -s terá no Ubuntu a mesma função do comando su em sistemas que tem a senha do root.

O que quero dizer é que como o Ubuntu estabeleceu o sudo de uma maneira particular e usando a senha do usuário, ele retirou a criação do root e aí para suprir isso ele inventou este tal de recovery mode que para mim fragiliza o sistema. Será que agora fui claro.

Para mim estava entendo que você achava que para os sistemas que criam a senha root, teria de entrar no linux como root, ou seja, no GDM/KDM entrar com nome: root e a respectiva senha e aí o mesmo ficaria com root o tempo todo o que não é nada aconselhável.

Nos sistemas que criam a conta root, toda vez que o usuário comum quer usar algo que só o root pode fazer, basta abrir um terminal e digitar su (senha root) comando ou sudo comando (senha root) e não é preciso entrar pelo GDM/KDM como root para poder usar determinado comando.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 19:01 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #34 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:52 »
O que qero dizer é que como o Ubuntu estabeleceu o sudo de uma maneira particular e usando a senha do usuário, ele retirou a criação do root e aí para suprir isso ele inventou este tal de recovery mode que para mim fragiliza o sistema. Será que agora fui claro.

Para mim estava entendo que você achava que para os sistemas que criam a senha root, teria que entrar no linux como root, ou seja, no GDM/KDM entrar com nome: root e a respectiva senha e aí o mesmo ficaria com root o tempo todo o que não é nada aconselhável.

Claro que não precisa logar no ambiente gráfico como root, apesar de ver isto como uma ação normal por muitos usuários.

O que te falei é que em outros sistemas que usei você consegue entrar na máquina em Modo Mono Usuário (ou manutenção, e etc), que nada mais é que o Recovery Mode, e ai continua a mesma coisa, e talvez esta opção apenas não esteja tão visível, mas que ela existe, existe.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #35 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:58 »
O que qero dizer é que como o Ubuntu estabeleceu o sudo de uma maneira particular e usando a senha do usuário, ele retirou a criação do root e aí para suprir isso ele inventou este tal de recovery mode que para mim fragiliza o sistema. Será que agora fui claro.

Para mim estava entendo que você achava que para os sistemas que criam a senha root, teria que entrar no linux como root, ou seja, no GDM/KDM entrar com nome: root e a respectiva senha e aí o mesmo ficaria com root o tempo todo o que não é nada aconselhável.

Claro que não precisa logar no ambiente gráfico como root, apesar de ver isto como uma ação normal por muitos usuários.

O que te falei é que em outros sistemas que usei você consegue entrar na máquina em Modo Mono Usuário (ou manutenção, e etc), que nada mais é que o Recovery Mode, e ai continua a mesma coisa, e talvez esta opção apenas não esteja tão visível, mas que ela existe, existe.


Então, é isso por está mais "escondido" é um pouco mais seguro contra usuários comuns.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2008, 19:08 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #36 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 19:00 »
então, é isso por está mais "escondido" é um pouco mais seguro para usuários comuns.

Então a sugestão é que viesse por default sem o Recovery Mode?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Usuario e Senha
« Resposta #37 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 19:02 »
então, é isso por está mais "escondido" é um pouco mais seguro para usuários comuns.

Então a sugestão é que viesse por default sem o Recovery Mode?

pelo menos uma forma oculta ou que pedisse uma senha (poderia ser a do usuário administrativo) para usar o modo recovery mode.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Usuario e Senha
« Resposta #38 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 19:52 »
pelo menos uma forma oculta ou que pedisse uma senha (poderia ser a do usuário administrativo) para usar o modo recovery mode.

Ai, porque não faça a sugestão disto? Fundamente e sugira, quem sabe não mudam.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!