Desculpe-me, mas não entendi. O que quis dizer é que as distribuições que criam senha root o modo de uso é igual ao Ubuntu, exceto pelo fato de que ao usar o comando su (fica até o exit) e o comando sudo ( só executa aquele comando) se digita uma senha root criada e não a do usuário isso na interface gráfica aberta como usuário comum, além da opção de entrar no GDM/KDM já como root na interface gráfica.
Agora quem não entendeu fui eu, mas se você digitar o comando sudo -s terá no Ubuntu a mesma função do comando su em sistemas que tem a senha do root.
O que quero dizer é que como o Ubuntu estabeleceu o sudo de uma maneira particular e usando a senha do usuário, ele retirou a criação do root e aí para suprir isso ele inventou este tal de recovery mode que para mim fragiliza o sistema. Será que agora fui claro.
Para mim estava entendo que você achava que para os sistemas que criam a senha root, teria de entrar no linux como root, ou seja, no GDM/KDM entrar com nome: root e a respectiva senha e aí o mesmo ficaria com root o tempo todo o que não é nada aconselhável.
Nos sistemas que criam a conta root, toda vez que o usuário comum quer usar algo que só o root pode fazer, basta abrir um terminal e digitar
su (senha root) comando ou
sudo comando (senha root) e não é preciso entrar pelo GDM/KDM como root para poder usar determinado comando.