Autor Tópico: não consigo atualizar Ubuntu 7.10 (resolvido)  (Lida 2372 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
não consigo atualizar Ubuntu 7.10 (resolvido)
« Online: 13 de Fevereiro de 2008, 14:16 »
Oi pessoal, to com o Ubuntu a alguns dias e estou com várias dores de cabeça(kkk) mas vai passar e não vou desistir. Agora é a vez das atualizações, procurei por aqui e não achei algo parecido, eu navego na net normalmente e lembro-me de ter o ubuntu no VMWare tentando atualizar, mas agora que só tem ele no pc(na instalação , ele não achou a partição do win) fica mais difícil, tento atualizar pela ferramenta do SO e não consigo, indica as barras passando como se estivesse acessando o site mas logo termina e não dá aviso, tentei a dica no console do apt-get upgrade e outro comando que não lembro o nome e a mesma coisa, na instalação não estava conectado na net para ter feito o down logo na instalação.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 00:14 por daquinho »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 18:28 »
Tem como abrir o terminal, digitar sudo apt-get update e colocar aqui a resposta?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 20:02 »
me pede a senha e
Ign cdrom://Ubuntu 7.10 _Gutsy Gibbon_ - Release i386 (20071016) gutsy/main Translation-pt_BR
Ign cdrom://Ubuntu 7.10 _Gutsy Gibbon_ - Release i386 (20071016) gutsy/restricted Translation-pt_BR
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:30 »
me pede a senha e
Ign cdrom://Ubuntu 7.10 _Gutsy Gibbon_ - Release i386 (20071016) gutsy/main Translation-pt_BR
Ign cdrom://Ubuntu 7.10 _Gutsy Gibbon_ - Release i386 (20071016) gutsy/restricted Translation-pt_BR
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?


Bom você deve estar tentando usar o comando apt-get com o Synaptic aberto, ou com o Gerenciador de Atualizações.

Você pode também retirar a entrada do CD-ROM do seu arquivo sources.list, e para isto basta entrar no Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic), clicar em Configurações > Repositórios e desmarcar o CD-ROM.

Após isto execute o comando novamente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 23:34 »
desmarquei a opção de "instalável apartir do CD-rom e marquei na mesma janela em Disponível pela internet: programas de código aberto pela canonnical e comunidade e controladores propietários, na aba programa de terceiros, marquei o primeiro endereço, em atualizaçõse marcado principais atualizações, recomendadas e somente informar atualizações disponíveis, em autenticação eu não mexi pq n sei o que devo fazer e marquei na última aba de estatisticas para ajudar(claro né).
sem essas modificações não atualizava por nenhum programa, alterei tentei pelo Synaptic e apareceram 28 atualizações...EEEEEEEEEEE
vlw.. mas se tiver mais algo para mexe eu quero saber, obrigado pela ajuda.

PS. como uso essa lista...rsrsrs


EDITADO==>
fui em gerenciador de atualizações, atualizei allista(186 atualizaçõs, aja banda) e mandei brasa.
Essa é a ordem certe, ou serve ou tem mais o que fazer.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2008, 23:40 por daquinho »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 23:52 »
desmarquei a opção de "instalável apartir do CD-rom e marquei na mesma janela em Disponível pela internet: programas de código aberto pela canonnical e comunidade e controladores propietários, na aba programa de terceiros, marquei o primeiro endereço, em atualizaçõse marcado principais atualizações, recomendadas e somente informar atualizações disponíveis, em autenticação eu não mexi pq n sei o que devo fazer e marquei na última aba de estatisticas para ajudar(claro né).
sem essas modificações não atualizava por nenhum programa, alterei tentei pelo Synaptic e apareceram 28 atualizações...EEEEEEEEEEE
vlw.. mas se tiver mais algo para mexe eu quero saber, obrigado pela ajuda.

PS. como uso essa lista...rsrsrs


EDITADO==>
fui em gerenciador de atualizações, atualizei allista(186 atualizaçõs, aja banda) e mandei brasa.
Essa é a ordem certe, ou serve ou tem mais o que fazer.

Tá tudo ok, agora poderia editar a primeira mensagem do tópico e adicionar RESOLVIDO ao título dela.

Só não entendi isto:

Citar
PS. como uso essa lista...rsrsrs

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 00:13 »
quando atualizai a lista do Synaptic e a deixei completa(até a data), me perco mais ainda por ter aumentado a lista, eu não saco nada desses pacotes, não sei inglês e nem linux...rsrs, estou a começar agora com a instalação do ubuntu, mas acho que já está tudo resolvido, pelo menos por enquanto e as opções que marquei estão bacanas?
vlw.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2008, 00:15 por daquinho »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: não consigo atualizar Ubuntu 7.10
« Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 00:33 »
quando atualizai a lista do Synaptic e a deixei completa(até a data), me perco mais ainda por ter aumentado a lista, eu não saco nada desses pacotes, não sei inglês e nem linux...rsrs, estou a começar agora com a instalação do ubuntu, mas acho que já está tudo resolvido, pelo menos por enquanto e as opções que marquei estão bacanas?
vlw.

Ao instalar programas procure usar o item Aplicações > Adicionar/Remover que é mais simples, mas ao seguir um tutorial e tiver que usar o synaptic é tranquilo, pois o pessoal normalmente indica os pacotes a usar, e o synaptic já cuida das dependências.

Fique calmo que você acostuma, e é muito mais fácil que ter que arrumar um cd, gravar, colocar ele, e sai dando next, next, next....

Boa sorte, e saiba que o fórum tá sempre por ai, pergunte, pesquise muito, já que aqui tem um material excepcional sobre quase tudo...

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!