eu, como quase todo mundo aqui, mexo com computador desde o windows 3.11, DOS e besteiras do gênero, e só tinha ouvido falar mais ou menos do linux nem me lembro quando, e vi ele em 2003, quando eu era monitor do laboratório de informática do SENAI Mecatrônica de Caixas do Sul, o professor de informática veio um dia pra mim com uns CDs pra gente instalar nos micros do laboratório, um tal de Kurumin 3.0. aí ele me disse q era linux e eu fiquei meio assim, pq nao conhecia aquela parte de ter diferentes distros e tal.
até q eu achei bacana, se eu nao me engano, na época, tinha ainda q montar os CDs e disquetes manualmente, mas nao me assustava muito, pq eu era da época do DOS, digitar coisas em linha de comando é tranquilo...
eu nao peguei pra instalar em casa pq na época eu tava sem micro, tinha dado pau no meu antigo, e eu comprei outro só em 2004, com windows. no dia, nem me lembrei do Linux (eu queria jogar em LAN Parties no fds), e eu tinha ficado com aquela coisa de linux ser muito manual e tal, entao criei um certo preconceito e nem mais fui atrás (eu nao tinha nem internet).
no inicio de 2005, fiz um curso de montagem e manutenção de computadores (eu entendia bastante na parte de software, mas era uma naba em hardware, nao sabia nem o q eram slots PCI e AGP), e o professor, q era de outra cidade, ficava propagandeando o Linux, e eu ja estava com aquele preconceito, reclamava q era muito manual e tal...
aí, um dia, na loja q eu comecei a trabalhar (enquanto ainda fazia o curso), apareceu uma Linux PCMaster com o BigLinux 2.0, com desktop 3D. a curiosidade de ver o q aquele professor via de tao bom nesse sistema, com o toque magico do "Desktop 3D" me fizeram comprar a revista e testar no computador de um amigo meu q tinha levado a maquina para formatar.
como é q eu ia imaginar q em dois anos um sistema ia mudar tanto?
apesar do Desktop 3D ser uma droga, pq precisava da aceleração 3D, ainda com suporte deficiente, o sistema era muito bacana, e depois dele vieram o Kurumin 4, q veio numa outra revista, mas nao curti muito, e o Kalango 3.1, q eu baixei da internet, mas q nao gostei do suporte. instalei em dual boot, isso aí pela metade do ano, mas nao deu muito certo, pq minha conexão discada nao funcionava, graças ao winmodem, entao eu acabava nao tendo muito o q fazer com o linux, e ficava só no windows jogando joguinho...
nesse meio tempo eu recebi os CDs do Ubuntu 5.04, q tinham comentado no forum do Clube do Hardware, mas nao tinha gostado, pq ele vinha meio pelado, e sem conexão à internet, nao dava pra pegar os codecs e outras coisas q faltavam.
aí, em dezembro desse ano, botei ADSL e a primeira coisa foi querer sacar o windows fora, e resovi testar de novo a ubuntu (nao gostei do estilo do Kurumin, bem como certas atitudes de seu criador, e nao gostei nem um pouco da comunidade do Kalango). como eu conseguia ajeitar as coisas, o Ubuntu virou a distro ideal, peguei a 5.10 e meti na maquina (uma enorme evolução em comparação com a 5.04).
hoje estou com a Gentoo, mas pelo prazer estético da coisa, e devo dizer q aprendi bastante instalando essa distro, mas ja estou com saudades do Ubuntu, simplesmente nao tenho mais tempo livre pra ficar ajeitando coisas e compilando programas...
eu queria esperar a 6.04 pra trocar de volta, mas acho q vai ser antes disso...