Autor Tópico: Como você se interessou pelo Linux?  (Lida 18462 vezes)

Offline LedStyle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Como você se interessou pelo Linux?
« Online: 22 de Janeiro de 2006, 18:59 »
Pessoal, ultimamente as mídias em geral estão falando mais de Linux e ja estou notando até um aumento nos usuários que se não instalam, ao menos se mostram propensos a tal.

Gostaria que o pessoal dissesse aqui o que incentivou você a começar a usar Linux e se possível como foi. Algum amigo indicou? Veio com seu PC? Propaganda? Blogs? Sites? Faculdade? Escola?

-------------------------------------------

Bom comigo eu trabalhava numa Lan House e o dono gostava de Linux. La tinha um servidor de Counter Strike Linux apenas, e eu sempre apanhava pra dar comandos. Dai ele me falou que Linux era muito bom e defendeu a antiga versão do Red Hat que era livre. Então eu resolvi ver e instalei o Conectiva 9 (distro que tive muitos problemas) e depois o RedHat 9 que foi quando eu me apaixonei. De la pra ca ja testei muitas distros (SuSE, Conectiva, RedHat/Fedora, Sackware, Debian, Kurumin ( inúmeras modificações dele), Mandrake, e nem lembro mais quantas hehe) e acabei parando aqui no Ubuntu.

Na verdade beeem antes eu tinha um CD do Debian 2.2 que vinha com uma revista. Consegui instalar mas fiquei parado naquela tela preta pedindo login. Consegui logar como root e pumba... não sabia mais nada de nada hehehe. Dai fiquei bastante tempo longe até esta minha experiência.

Vamos ver a de vocês.

[]s

Offline dealer

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:37 »
Bom, eu me interessei quando comecei a ver na TV a venda do Conectiva Linux, acredito que era a versão 6 ou 7, quando chegou na 8 comprei os CDS (minha internet era 64k), dai instalei, tive muitos problemas, instalei depois o Mandrake, Red Hat 9, Fedora Core 1 e 2, Slackware 8.1, 9.0, 9.1 e 10.0, dai vim para o Debian. Com 6 meses de Debian montei outro PC e nele coloquei Windows XP e depois de um tempo Debian, Slackware 10.1 até acertar na mão e botar o Ubuntu =] Já se passaram cerca de 3 anos, desde que botei Conectiva 8 pela primeira vez.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline galactus

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2006, 19:57 »
Bem, sempre fui Windows User, antes já tinha até passado pelo DOS, aí vieram Win 3.1 em diante. Ano passado já estava cansado de usar um sistema mais furado que queijo Suiço, onde eu tinha que usar Firewall, Anti-Vírus, Anti-Spyware e estar fazendo varreduras e atualizações diárias pro sistema não ir pro saco!!!   :evil:
Quando eu parei de usar o Windows, o Anti-vírus que eu usava  (o NOD32) procurava atualização praticamente a toda hora!!!

Como eu leio várias revistas de Informática, ouvia falar de Linux, foi a sua segurança que me atraiu. Porque sempre lia que Linux não pega Vírus. Resolvi testar. Antes fiz bastante pesquisa pra saber como instalar e o que esperar de um SO todo diferente do Windows, diziam que era complicado também!

Agora, faça uma instalação simples de um Windows XP e faça um usário comum usar pra ele ver o que é bom pra tosse!!!! Só instala o XP e dá pra ele! Depois Linux é complicado!  :evil:

Testei o Mandrake, Fedora, Kurumin, Suse, Mepis, Kanotix, Kanoopix, Conectiva, Adios Linux, Kalango e por aí vai....

Até que bati no Ubuntu 4.10, foi o Linux que na época, reconheceu melhor o meu Hardware, só a ADSL não funcionava de primeira, mas como já havia tido o mesmo problema com outras distros testadas, já sabia como resolver. :) Era só alterar o DNS.

Depois de 7 meses com o meu sistema em Dual boot, tirei o XP do meu Pc, hoje é só o Ubuntu!

Já pensei até em voltar a instalar o XP, mas acho que vou mesmo é instalar mais outra distribuição! Pra aprender mais né! :)

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline saulodebaco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2006, 20:58 »
Nao consigo configurar meu teclado, portanto deem um desconto na acentuacao e cedilha.

Rapaiz, a minha cachaca sempre foi futricar em computador, tanto hardware como soft.
Uma vez meu pc deu pau (1999) na placa de video e mandei para conserto. Quando voltou fui no 'temporary internet files' e comecei a abrir as paginas que o tecnico tinha navegado.
Estava lah o conectiva, um dos primeiros, acho que parolin, fiquei interessado e li tudo que podia para instalar o sistema. Passei por quase todas as distros possiveis e por fim o Ubuntu.

Abracos,
Saulo C. De Baco,
Linux user #398458
Niterói/RJ

Offline cristo&oxalá

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2006, 22:29 »
instalei o conectiva a muito tempo atrás, mas não gostei... apanhei 2 dias pra configurar a internet, e já desisti por aí... na época acho que nem existia open office, e muitos dos outros similares dos softwares do windows ( ou, se existiam, eram versões meio iniciais e tal ), então eu só entrava no linux pra navegar. Como não tinha muita utilidade, acabei desinstalando.

Voltei a usar o Linux com o Ubuntu, que por acaso achei num tópico de coisas grátis da Hardmob. Gostei de várias coisas, principalmente da facilidade de instalação, facilidade de uso, customização da interface, suporte não oficial por parte da comunidade, etc. Mas infelizmente ainda acho que tem várias coisas a melhorar, principalmente na parte de facilidade de configuração e instalação de programas e suporte a hardware. Já consigo fazer muitas coisas nele, mas as ferramentas que trabalho ( Oracle ) são pra windows, então não tenho como optar exclusivamente pelo Ubuntu. Existem versões do Oracle pra linux, mas só funcionam no RedHat pago, distro que estou pensando em instalar.

Por enquanto vou mantendo os 2... trabalhando no Windows e ao mesmo tempo assistindo com atenção a evolução do linux ( e torcendo por este, é óbvio ) :D

Belushi

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2006, 23:08 »
Eu comecei a usar linux por pura necessidade (antes só tinha usado o live-cd do kurumin) , pois onde estudo apenas tem software livre nas máquinas ( http://www.pti.org.br )  , e depois que aprendi a mexer no Debian , dei adeus ao Windows e comecei a estudar Linux a fundo . E hoje , estou usando Ubuntu no meu pc de casa por achar uma distro bem fácil de configurar e usar , e por atenter todas minhas necessidades.   :)

Offline LaSSarD

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2006, 23:49 »
Sinceramente eu não lembro como foi :? Acho que eu não tinha dinheiro pra botar Windows, conhecia um sistema chamado Linux e fui atrás pra saber como era, de algum jeito acabei chegando no Kurumin, baixei e achei interessante... Isso faz um ano e já foi paixão, todo dia eu leio matérias de Linux e assim vou aprendendo :)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline unfear

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2006, 00:57 »
a primeira vez que vi foi antes da faculdade, eu como alguns aqui no forum tive cursinho de Windows 3.11 e naquele tempo as primeiras aulas era sobre DOS, quando eu me deparei a primeira vez com o Linux na faculdade e os script shells, bah pirei achei muito irado, bom, desde la eu consegui fazer alguns amigos meus intalar Linux em seus pcs hehe, e quando comprei este pc aqui a primeira coisa que tentei fazer foi instalar o Linux, cara até lembro foi no primeiro dia, eu estava trabalhando e morando numa cidade vizinha eu saia as 4:30 do trabalho, hehe peguei o onibus das 17h e voltei com os das 19h, montei o pc liguei ele e instalei os drives e afins para ver se tava tudo ok, foi algo meio assim, "é tá funcionando... cade meu Red Hat? " hehehe, só que deu um coflito violendo com meu monitor que cheguei a desistir de tentar instalar o Red Hat, então um dia amargurado mencionei a um amigo a minha triste tentativa frustrada e ai ele me mostrou o Ubuntu, e cada vez mais descubro mais coisas, algumas inuteis outras nem tanto hehehe mas vou fuçando, mas estou muito satisfeito, sem nossão mesmo

Offline Snails

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Voltei Para Ficar
    • Ver perfil
    • http://www.snails.alojagratis.org
« Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2006, 03:20 »
o meu motivo foi um pouco "engraçado"... tinha um amigo meu e ex-moderador de outro foum que eu participo, me perguntou porque eu num tentava usar linux, alem de ser gratis e nao travava. fui experimentar e gostei :)

Baixei o Red Hat 9 e amei^^ ai fui mudando de distro a partir que fazia upgrade do meu micro... ai cheguei no ubuntu/kubuntu
Voltei Para Ficar... depois do tal "libicu" do FC que ferrou o meu sistema -.-

Offline maurogf

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2006, 14:35 »
Usei o OS/2 por um bom tempo, na epoca ja nao gostava do Windows 3.11.

Depois que o OS/2 foi descontinuado, ouvi falar do Linux.

Comecei com o Conectiva Parolin (acho que era assim que se escrevia)  3.0, depois passei a conectiva 4, 5, 6, 7. Ai testei outras distros Red Hat, Corel, Mandrake.

Depois de um tempo no Linux, pois somente usava documentos do M$ Office.

Voltei a usar Linux com o Suse 7 (se nao me engano).

Depois descobri o Kurumin comecei a usar no 1.0 (eh excelente - Grande Morimoto).

Devido ao Kurumin nao ter atualizacao automatica (tem que ser reinstalado para ser atualizado), procurei outra distro para utilizar e encontrei o Ubuntu. Instalei, mas nao gostei muito devido a so ter o Gnome e eu sempre gostei do KDE. Voltei a usar o Suse. Ate que ouvi falar do Kubuntu, instalei e gostei muito. Estou usando ate hoje (tem uns 3 meses).
Valeu,
Mauro Fonseca

Offline GDA

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2006, 15:01 »
também passei por diversos sistemas, tanto profissionalmente (UCSD-Pascal, CP/M e uma versão do DOS que não me lembro mais), quanto nos meus PC's, onde comecei usando com o DOS 6.22 e o Windows 3.1, mas até 96 eu só ouvia falar de Linux no meio de um monte de pacote *NIX, então eu pensava que era mais um sistema comercial dessa linha derivada do UNIX.

Mas em 2001 eu decobri uma coisa que fez a ficha cair: o manifesto GNU! Na verdade eu posso dizer que não me interessei diretamente pelo Linux, mas pela filosofia do software livre... Nem foi exatamente um interesse, e sim uma verdadeira paixão! No entanto, as minhas necessidades financeiras e profissionais (como programador e webdesigner) sempre falaram mais alto, e foi muito difícil encontrar uma brecha para a migração.

Cheguei a testar uma distro Free BSD na época, mas a primeira oportunidade real surgiu mesmo em 2002 quando um dos meus alunos de programação (que, aliás, odiava o software livre e tinha o Bill Gates como idolo) me trouxe um Live-CD do Kurumin. "Olha aí... prá vc que curte essa porcaria de software livre deve servir pra alguma coisa..." - disse ele brincando.

Teve!!! :D

E se eu não tivesse passado por tantos revezes, mudanças e períodos sem computador, eu teria migrado desde aquele dia. Só que essa possibilidade só aconteceu de fato ano passado, ainda com uma outra versão do Kurumin. Em setembro, procurando sanar uma dúvida sobre o Kurumin, é que acabei caindo no site do Ubuntu...

Daí não teve jeito!

Hoje faz uma semana que não tenho mais M$rWin no meu micro!!!!!!!! 8)
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline mestre_Kame

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Mestre_Kame
    • Ver perfil
Foi minha primeira vez!!!
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2006, 16:12 »
Como a maioria, eu usava o win desde o 3.1... e ai passaram os anos, e win 95, 98... 2000 até q eu ouvi falar do Linux, em 98 acho. Tentei instalar, mas não consegui, dai desisti... rs.

Bom, ano passado fui na casa de um brother, ele me deu o cd de instalação do Ubuntu 5.04.  Ele me disse que dava pra rodar do cd.

Confesso que o "design" da capa do cd, e o logotipo do Ubuntu me chamou muito a atenção (desculpem, essa eh a minha profissão, sou viciado nisso... rs). Ai fui correndo pra casa "ser feliz" com o Ubuntu.

Rodei o live cd, achei MUUUUITO LOOOOKO!!!
r
Tinha um hd bichado encostado, não pensei 2 vezes e mandei bala! Bom claro que foi a minha "primeira vez" com Linux, emboa já tivesse usado Mac um tempo, não sabia nada de comandos linux, usuário root, configurar etc. Claro que o ubuntu reconheceu tudo aki da minha máquina, entaum não apanhei muito com hardware. Consegui configurar o Speedy, e dai foi só alegria. Apanhei um pouco, com coisas simples, como instalação de programas, fontes ttf, etc. Mas nada q persistência, ler manuais, um bom fórum e muito google não resolvessem.

Bom, o HD, por ser bichado num durou muito. Não pensei 2 vezes pra mandar o XP pro saco!!!

Hj não troco meu Ubuntu por Windows nenhum... e pretendo ficar com ele por muuuuito tempo, rs.
Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Offline Supermouse

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2006, 14:19 »
eu, como quase todo mundo aqui, mexo com computador desde o windows 3.11, DOS e besteiras do gênero, e só tinha ouvido falar mais ou menos do linux nem me lembro quando, e vi ele em 2003, quando eu era monitor do laboratório de informática do SENAI Mecatrônica de Caixas do Sul, o professor de informática veio um dia pra mim com uns CDs pra gente instalar nos micros do laboratório, um tal de Kurumin 3.0. aí ele me disse q era linux e eu fiquei meio assim, pq nao conhecia aquela parte de ter diferentes distros e tal.

até q eu achei bacana, se eu nao me engano, na época, tinha ainda q montar os CDs e disquetes manualmente, mas nao me assustava muito, pq eu era da época do DOS, digitar coisas em linha de comando é tranquilo...

eu nao peguei pra instalar em casa pq na época eu tava sem micro, tinha dado pau no meu antigo, e eu comprei outro só em 2004, com windows. no dia, nem me lembrei do Linux (eu queria jogar em LAN Parties no fds), e eu tinha ficado com aquela coisa de linux ser muito manual e tal, entao criei um certo preconceito e nem mais fui atrás (eu nao tinha nem internet).

no inicio de 2005, fiz um curso de montagem e manutenção de computadores (eu entendia bastante na parte de software, mas era uma naba em hardware, nao sabia nem o q eram slots PCI e AGP), e o professor, q era de outra cidade, ficava propagandeando o Linux, e eu ja estava com aquele preconceito, reclamava q era muito manual e tal...

aí, um dia, na loja q eu comecei a trabalhar (enquanto ainda fazia o curso), apareceu uma Linux PCMaster com o BigLinux 2.0, com desktop 3D. a curiosidade de ver o q aquele professor via de tao bom nesse sistema, com o toque magico do "Desktop 3D" me fizeram comprar a revista e testar no computador de um amigo meu q tinha levado a maquina para formatar.

como é q eu ia imaginar q em dois anos um sistema ia mudar tanto?

apesar do Desktop 3D ser uma droga, pq precisava da aceleração 3D, ainda com suporte deficiente, o sistema era muito bacana, e depois dele vieram o Kurumin 4, q veio numa outra revista, mas nao curti muito, e o Kalango 3.1, q eu baixei da internet, mas q nao gostei do suporte. instalei em dual boot, isso aí pela metade do ano, mas nao deu muito certo, pq minha conexão discada nao funcionava, graças ao winmodem, entao eu acabava nao tendo muito o q fazer com o linux, e ficava só no windows jogando joguinho...

nesse meio tempo eu recebi os CDs do Ubuntu 5.04, q tinham comentado no forum do Clube do Hardware, mas nao tinha gostado, pq ele vinha meio pelado, e sem conexão à internet, nao dava pra pegar os codecs e outras coisas q faltavam.

aí, em dezembro desse ano, botei ADSL e a primeira coisa foi querer sacar o windows fora, e resovi testar de novo a ubuntu (nao gostei do estilo do Kurumin, bem como certas atitudes de seu criador, e nao gostei nem um pouco da comunidade do Kalango). como eu conseguia ajeitar as coisas, o Ubuntu virou a distro ideal, peguei a 5.10 e meti na maquina (uma enorme evolução em comparação com a 5.04).
hoje estou com a Gentoo, mas pelo prazer estético da coisa, e devo dizer q aprendi bastante instalando essa distro, mas ja estou com saudades do Ubuntu, simplesmente nao tenho mais tempo livre pra ficar ajeitando coisas e compilando programas...
eu queria esperar a 6.04 pra trocar de volta, mas acho q vai ser antes disso...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline dop182

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2006, 20:21 »
Olha só, minha história num é tão interessante assim
Eu comecei a usar Linux, quando eu via varias revistas nas bancas com o simbolo de um pingin (Tux) e tambem pq tinha um colega q me apresentou uma revista q falava sobre Linux. Conheci mais foi pelas revistas de bancas. A partir daí, comprei uma revista q vinha o kurumin 2.21 e instalei no meu computador. Depois eu comprei outra revista que vinha o Mandrake 10.1 community (Arquivo Linux 14). Conheci o Linux em 2004 (eu acho q em abril ou maio) quando estava começando a fazer um curso de hardware, e no curso tambem me deram um Conectiva 8 pra instalar. Foi moleza, muito facil. Daih em 2005 no finalzinho de novembro comprei outra revista (arquivo linux 16)e veio a minha melhor distro q ja usei, o Ubuntu 5.10 Breezy, fresquinho e cheirando a novo, instalei e agora eu to curtindo, mesmo tendo problemas com o meu modem.  :wink:

Ubuntu User Nº:

Offline mariomeyer

• Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
    • http://blog.meyer.eti.br/
« Resposta #14 Online: 29 de Janeiro de 2006, 14:11 »
Citação de: "GDA"
Cheguei a testar uma distro Free BSD na época, mas a primeira oportunidade real surgiu mesmo em 2002 quando um dos meus alunos de programação (que, aliás, odiava o software livre e tinha o Bill Gates como idolo) me trouxe um Live-CD do Kurumin. "Olha aí... prá vc que curte essa porcaria de software livre deve servir pra alguma coisa..." - disse ele brincando.

Só 1 detalhezinho, GDA... FreeBSD não é uma distro... é um sistema operacional BSD.. ;) não é Linux..

Alguns dos servidores de internet mais "parrudos" do mundo usam FreeBSD..

Mário Meyer
Ubuntu Member