Ae... Se queres experimentar algo realmente diferente, na comodidade do teu Ubuntu, instala o Enlightenment.
Eu instalei ele hoje aqui e pirei de vez!!! A primeira coisa que o cara nota é ele tem uma aparência diferente de tudo o que você já viu, parece aquelas interfaces de filme de hollywood (é só dar uma fuçada nos temas). Na funcionalidade também, é uma lógica completamente diferente e surreal. Tinham me dito assim: "tu não vai conseguir usar isso ai sem ler uns arquivos de help." E eu pensei: "ah para... é interface gráfica, eu uso." Bah.. 5 minutos depois de inicializado, lá tava eu lendo o help.
Outra coisa muito legal sobre o Enlightenment é o consumo de memória. Enquanto o GNOME consome, na minha máquina, uns 70 mb de memória RAM, o Enlightenment consome menos de 20 mb (isso que mal mexi nele ainda...).
Então, se fores experimentar, ai vai a minha dica: é bem fácil configurar as coisas do Enlightenment pelo GNOME! (:
Mas depois de umas edições iniciais nos arquivos de texto, fica tudo bem mais fácil.