Autor Tópico: Varias Distros dividindo o /Home  (Lida 4072 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Varias Distros dividindo o /Home
« Online: 16 de Fevereiro de 2008, 02:19 »
olá,eu gosto muito de linux e de testar distros porém é chato ter que ficar copiando e colando as configurações e perder as configurações dos programas e etc

gostaria de saber se nao tem perigo de colocar 3 distros com o mesmo /home

[ ]'s
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 03:51 »
Já cheguei a usar até 4 distros com a mesma home!!! (kurumin, sidux, kubuntu, slackware)

Mas o lance é o seguinte...

Cada uma tem que ter um usuário diferente, pois senão vc pode ver diversos erros...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Piras

  • Visitante
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 04:01 »
Já cheguei a usar até 4 distros com a mesma home!!! (kurumin, sidux, kubuntu, slackware)

Mas o lance é o seguinte...

Cada uma tem que ter um usuário diferente, pois senão vc pode ver diversos erros...

Exato. Devido a conflitos de configuração, muitas vezes você terá dificuldade até mesmo de entrar no ambiente gráfico. Uma partição /home em separado pode ser excelente para quem deseja instalar uma nova versão da sua distro sem ter que apagar todos os dados de sua pasta pessoal (se o sujeito não quiser simplesmente fazer um upgrade, é claro). Mas para testar distros, acho mais seguro instalar cada distro numa partição em separado, inclusive a /home. Mas a fórmula do Hqxriven, com uma única /home e usuários distintos para cada distro pode também se mostrar eficaz.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 04:27 »
Citar
Mas para testar distros, acho mais seguro instalar cada distro numa partição em separado, inclusive a /home.

É a mais segura mesmo... Pq do meu jeito se vc testa muuuuitas distros sua home vai ficar bem fragmentada!!! Depois vc acaba se enrolando com tantas partições :o!!!

Atualmente prefiro fazer o seguinte...

No momento da instalação da distro principal (no meu caso o kubuntu), faço uma instalação manual e reservo duas partições para futuros testes de novas distros!!!

Sempre faço um backup da cache do apt e de algumas coisas importantes em um dvd antes de instalar alguma nova distro,  assim se no teste eu fizer alguma besteira o estrago não é tão grande!!!

Testo geralmente 1 (no máximo duas) por mês e sempre no mesmo espaço!!!

Assim fica fácil usar e formatar!!!

Obs.: Apesar que depois do kubuntu só testei o Fedora 8....
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:49 »
entao seria bom eu fazer assim:

/Home/Dados -- musicas,fotos,etc
/Home/user1 -- 1 distro
/Home/User2 -- 2 distro

?
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 16:12 »
Se quiser podes fazer como eu fiz:

HD de 160 gigas (não é sata):

sda1 - 80 giga para Meus Documentos
sda2 - 15 giga para o Ubuntu 7.10 [essa partição eu uso pra testar distros]
sda3 - 15 giga para o Arch Linux [o sistema que mais usamos em casa]
sda4 - extendida 39.05
sda5 - linux-swap 509.84 mb
sda6 - 38.55 giga para FAT [serve como backup de dados]

Ai assim que liga o Ubuntu/Arch a partição sda1 é montada e criei um link simbólico para /home/solano/Meus Documentos/ com o comando:
Código: [Selecionar]
ln -s /media/sda1/ /home/solano/Meus Documentos/em ambos os linux[ja que nos 2 meu usuario é o mesmo].

E uso ele para os 2 sistemas.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 16:46 »
Achei interessante a dica de deixar a mesma HOME mas com usuários diferentes, ainda mais porque você pode criar um diretório para os arquivos compartilhados diretamente nela, deixar o dono como root, criar um grupo idêntico em cada uma das distros instaladas, e colocar o grupo deste diretório como sendo este.

Ai é só colocar a permissão do diretório (e dos arquivos dele, lógico) como 770, e você terá um diretório seguro, mas disponível a todas as distros, facilitando assim o acesso aos arquivos que desejar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Varias Distros dividindo o /Home
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2008, 10:57 »
Interessante esse tópico, principal/ agora que final/ me animei a instalar uma outra distro no HD, mas já resolvi deixar a minha partição /home isolada somente p/ o Ubuntu.
A partição /home da outra distro vou fazer como mencionou o ClCampos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469