Autor Tópico: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA  (Lida 7705 vezes)

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA

Esse PPA contém os ultimos pacotes propostos para aumentar a performance do boot. Esses pacotes são muito recentes, então use por sua própria conta e risco.

Citar
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-boot/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade






fonte: http://www.omgubuntu.co.uk/2009/10/get-dramatically-faster-boot-times-in.html
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2009, 14:27 »
Pareceu-me uma notícia interessantíssima! Pelos comentários, tem resultados bastante satisfatórios.

O problema é se dá algum problema grave. Penso que isto devia ser utilizado apenas pelos utilizadores que têm tempo e devia ser utilizado logo após a instalação do Karmic, para o caso de dar problemas voltar a instalar o Ubuntu de novo. A perda de tempo, nesse caso, seria de apenas meia hora, no máximo.. :)

Offline Aliadam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2009, 10:44 »
Olá.

Fiz o teste no Acer Aspire One.

Realmente melhorou muito.

Usando login automático, o karmic normal entrega o sistema pronto (inclusive conexão wireless) em 65 segundos. Com o boot do ppa o tempo caiu para 46 segundos.  8)

Notei que o usplash (logo branco ubuntu) não teve tempo alterado, mas o xsplash + sistema pronto ficou muito mais rápido.

Tomara que eles consigam cumprir a promessa de extinguir o usplash e partir direto para o xsplash no 10.04, pois aí será um belo diferencial em relação aos outros sistemas e distros.

Até.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2009, 23:55 »
As vezes me pergunto:
Por que essa febre da Canonical em relação ao boot?
Meu maior interesse não é o tempo que minha máquina leva para ligar, mas sim, a estabilidade que ela tem enquanto está ligada por várias horas/dias.
O boot do 9.04 melhorou muito, porém, a estabilidade ficou comprometida e por inúmeras vezes entrou um "scan" na inicialização e aí demorava muito, não me lembro da mensagem.
Sou mais um 8.04 um pouco lerdo no boot e muito estável no dia-a-dia.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2009, 01:19 »
As vezes me pergunto:
Por que essa febre da Canonical em relação ao boot?
Meu maior interesse não é o tempo que minha máquina leva para ligar, mas sim, a estabilidade que ela tem enquanto está ligada por várias horas/dias.
O boot do 9.04 melhorou muito, porém, a estabilidade ficou comprometida e por inúmeras vezes entrou um "scan" na inicialização e aí demorava muito, não me lembro da mensagem.
Sou mais um 8.04 um pouco lerdo no boot e muito estável no dia-a-dia.


Ha pessoas com interesses... ou melhor, prioridades diferentes. E a busca de boot mais rápido não significa um sistema menos estável. A existência das ferramentas desse ppa mesmo são prova disso. Elas reconhecidamente diminuem muito o tempo de boot, mas a Canonical não as adotou ainda por existir a possibilidade de tornar o sistema instável.

sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:03 »
Nossile, boa noite!
Não sou desenvolvedor, logo, só posso falar da minha experiência com computadores. O Ubuntu é um grande sistema, porém, sua estabilidade não é das melhores, travamentos, lentidão e incompatibilidade com máquinas modestas.
Instalei o 9.04 num lap compaq com 125 de ram, resultado... uma carroça com dezenas de travamentos, (ah! Só instalei quando formatei meu pendrive como swap apenas para subir o live cd).
Tentei o Xubuntu e mesmo assim ficou lento. Por fim, pedi para o camarada dar mais uma chance ao mundo GNU/Linux e instalei o BigLinux, foi o que salvou a lavoura.
Está muito mais rápido que o Ubuntu e até o XP, deu até para ativar um 3D, (rapidinho é claro).
Havia pensado em instalar o Debian, mas estava apreensivo pois nunca usei essa distro e sei que muita coisa é feita na unha.
Veja que não comparo com windows, a comparação é com outras distros GNU/linux, por sinal, compare a performance do 8.04 com o 9.04 ou 9.10, veja que os aplicativos funcionam melhor na versão mais antiga.
Veja também o volume de reclamações aqui no fórum, são maiores na duas últimas versões, não foi possível manter até mesmo recursos que já funcionavam bem.
Não me refiro a usuários novos cheio de manias do windows, mas sim, a veteranos que relatam problemas e bug's doidos.
 Procure nos tópicos os comentários do velox, ele tem sido criticado por alguns usuários, no entanto, quer apenas que as versões sejam testadas com um pouco mais de tempo.
Ainda não trocaria de distro, porém, quando me aventuro em outras, fica evidente a estabilidade e desempenho delas (não no boot, mas no uso cotidiano).
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:23 »
Nossile, boa noite!
Não sou desenvolvedor, logo, só posso falar da minha experiência com computadores. O Ubuntu é um grande sistema, porém, sua estabilidade não é das melhores, travamentos, lentidão e incompatibilidade com máquinas modestas.
Instalei o 9.04 num lap compaq com 125 de ram, resultado... uma carroça com dezenas de travamentos, (ah! Só instalei quando formatei meu pendrive como swap apenas para subir o live cd).
Tentei o Xubuntu e mesmo assim ficou lento. Por fim, pedi para o camarada dar mais uma chance ao mundo GNU/Linux e instalei o BigLinux, foi o que salvou a lavoura.
Está muito mais rápido que o Ubuntu e até o XP, deu até para ativar um 3D, (rapidinho é claro).
Havia pensado em instalar o Debian, mas estava apreensivo pois nunca usei essa distro e sei que muita coisa é feita na unha.
Veja que não comparo com windows, a comparação é com outras distros GNU/linux, por sinal, compare a performance do 8.04 com o 9.04 ou 9.10, veja que os aplicativos funcionam melhor na versão mais antiga.
Veja também o volume de reclamações aqui no fórum, são maiores na duas últimas versões, não foi possível manter até mesmo recursos que já funcionavam bem.
Não me refiro a usuários novos cheio de manias do windows, mas sim, a veteranos que relatam problemas e bug's doidos.
 Procure nos tópicos os comentários do velox, ele tem sido criticado por alguns usuários, no entanto, quer apenas que as versões sejam testadas com um pouco mais de tempo.
Ainda não trocaria de distro, porém, quando me aventuro em outras, fica evidente a estabilidade e desempenho delas (não no boot, mas no uso cotidiano).
Sem querer me prolongar muito, afinal este é um tópico sobre dicas e não elocubrações sobre a estabilidade do Ubuntu.

O problema do Ubuntu não é com hardware modesto, entando dentro dos requisitos tem que funcionar, o problema é com hardware sem suporte ou suporte deficitário. Tanto é que o que "salvou a lavoura" foi uma versão customizada do Ubuntu (sim, o BigLinux é um Ubuntu customizado).

A questão da comparação é subjetiva, pois depende do hardware, a máquina que estou usando no momento mesmo roda muitíssimo melhor com o 9.10 do que com qualquer versão anterior, e tenho ela desde a versão 7.04.

E não se engane com a impressão de que tem muita reclamação no fórum, atente ao fato de que só quem enfrentou algum problema que vai se pronunciar. E sobre os usuários que defendem um ciclo de desenvolvimento maior é só pararem de mudar de versão, não são obrigados a atualizar pois cada versão tem suporte por 3 anos, e ainda tem as versões LTS com suporte por 5! Se querem um ciclo maior que comecem a pular versões então.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2009, 20:26 »
OK!
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline matdalp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2009, 15:12 »
eu add o repositório e vi que ele instala o kernel 2.6.31.14...mas como eu tenho abilitado o backports e proposed to com a versão 2.6.31.15...o que acho que não adiantaria muito mudar...correto ???

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2009, 00:15 »
Nesse repositório não existe apenas o kernel, existem outras ferramentas.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline matdalp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2009, 12:02 »
Nesse repositório não existe apenas o kernel, existem outras ferramentas.

eu add ele e fiz o upgrade foi a unica coisa que mudou aqui...o kernel.....msa vou verificar melhor isso

Offline Rechau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2010, 14:25 »
Isto dá para o ubuntu 10.04? é que o meu ubuntu de um momento para o outro ficou muito lento a ligar, antes era super-rápido, mas de repente ficou mais lento, não instalei nada de novo nem nada.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #12 Online: 09 de Junho de 2010, 15:59 »
Dizem que dá, Rechau

Veja como fazer aqui:

https://launchpad.net/+help/soyuz/ppa-sources-list.html

Veja os repositórios aqui:

http://ppa.launchpad.net/ubuntu-boot/ppa/ubuntu/dists/lucid/


Se testar, volte e diga quais suas impressões ao forum.

[],s

Offline Rechau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Consiga tempos de boot dramaticamente rápidos n Karmic com o Ubuntu-Boot PPA
« Resposta #13 Online: 10 de Junho de 2010, 08:08 »
OK, hei-de experimentar, neste momento com o windows, dá me mais jeito para umas coisinhas, para uns downloads que já tinha começado por lá.