Autor Tópico: Mandriva gnome - Espantoso, mas velocidade não é tudo  (Lida 5107 vezes)

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Mandriva gnome - Espantoso, mas velocidade não é tudo
« Online: 31 de Janeiro de 2008, 21:25 »
Eu Uso o Ubuntu desde a versão 6.06.

Adoro o gnome e por curiosidade instalei o Mandriva One 2008 - Gnome.

Fiquei espantado com a velocidade, tanto de instalação, boot, encerramento e principalmente no uso comum.

Infelizmente é como se o mandriva fosse um ferrari comparada a um carro 1.0,  e olha que meu Ubuntu é turbinado com o Kernel do Hqxriven.

Como explicar essa diferença absurda, é chato dizer mas parece que até o Live CD é mais rápido. Não sei o que os caras da mandriva fizeram e olha que a versão do Kernel é anterior.

Antes de decererm a lenha e achar que estou provocando frames, testem o bicho.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2008, 16:29 por advogama »
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 10:50 »
advogama, posta a configuração do seu hardware aí.
E lembrando que o mandriva tem um kernel mais otimizado que o do Ubuntu (ser recente não influencia muito nessas horas).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:11 »
Eu tentei migrar pro Mandriva - justamente pela velocidade -, mas acabei voltando pro Ubuntu por um motivo: estabilidade. No Mandriva eu tive tantos "contratempos", tantos bugs e problemas a concertar que não agüentei. Só pra se ter uma idéia: uma belo dia ligo o computador e nada inicia. Isso sem fazer atualização nem coisa nenhuma. A última vez que tinha ligado foi só pra digitar um texto...
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:12 »
Vamos analisar um pouco...

Kernel otimizado, sistema 586 (oq que dá um boa performance), eles usam o relatime também... (só o ubuntu até agora notei que não usa)

http://wiki.mandriva.com/en/Releases/Mandriva/2008.0/Notes

"Faster operations on partitions

By default, the installer configures file systems to use the relatime option. This option greatly reduce the amount of I/O spent by the system in updating access date when a file is read or when a directory is browsed. Thus the load of both desktop and server machines is greatly reduced and lot of I/O tasks complete faster.

For laptops, the installer still default to noatime in order to ease power management.

Similarly, the sync option is no more used for FAT file systems such as on floppies. It has been replaced by the flush option which make operations way faster on such FAT formated devices."

Mas uma integração do sistema bem feita...

Resultam em um sistema rápido!!! Então kernel mais um sistema bem integrado dá nisso...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 11:20 »
Hqxriven, o PCLinuxOS 2007 tem relatime?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:20 »
Nem tenho mais a config dele para ver isso samuelbh!!!

Mas se vc usa ou outra pessoa faz uso dele é dar o comando!!

No meu kubuntu está assim

cat /proc/mounts
rootfs / rootfs rw 0 0
none /sys sysfs rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
none /proc proc rw,nosuid,nodev,noexec 0 0
udev /dev tmpfs rw,relatime 0 0
fusectl /sys/fs/fuse/connections fusectl rw,relatime 0 0
/dev/disk/by-uuid/6f25f4e9-81ce-4862-a7a7-b76469d5e303 / ext3 rw,relatime,data=ordered 0 0
/dev/disk/by-uuid/6f25f4e9-81ce-4862-a7a7-b76469d5e303 /dev/.static/dev ext3 rw,relatime,data=ordered 0 0
tmpfs /var/run tmpfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime 0 0
tmpfs /var/lock tmpfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime 0 0
tmpfs /dev/shm tmpfs rw,relatime 0 0
devpts /dev/pts devpts rw,relatime 0 0
tmpfs /var/run tmpfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime 0 0
tmpfs /var/lock tmpfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime 0 0
/dev/sda5 /home ext3 rw,relatime,data=ordered 0 0
/dev/sda1 /media/sda1 fuseblk rw,nosuid,nodev,noatime,relatime,user_id=0,group_id=0,default_permissions,allow_other 0 0
tmpfs /var/run tmpfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime 0 0
tmpfs /var/lock tmpfs rw,nosuid,nodev,noexec,relatime 0 0
binfmt_misc /proc/sys/fs/binfmt_misc binfmt_misc rw,nosuid,nodev,noexec 0 0

Se aparecer o relatime então ele tem!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:32 »
Eu Uso o Ubuntu desde a versão 6.06.

Adoro o gnome e por curiosidade instalei o Mandriva One 2008 - Gnome.

Fiquei espantado com a velocidade, tanto de instalação, boot, encerramento e principalmente no uso comum.

Baixei ontem, para testes.  No desktop carregou mas após 5 minutos de uso travou.  Havia escolhido fuse/compiz.  Re-boot novamente escolhendo as opções default.  Travou de novo.  Hardware usado: Gigabyte GA-P35C-DS3R.
No notebook Dell 131-L nem carrega.

Resultado:  ainda é Beta e vamos esperar os melhoramentos.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 12:46 »
eu testei o mandriva 2008 com kde na minha maquina
hardware dela.

pc-chips P21G v3.1
512 MB  ram DDR¹
celeron 2.53 GHZ.
HD de 80 Gb sata sansumg * que está com o ubuntu *
e um de 20 Gb ide sansumg que estava com a mandriva ;)


notei que a mandriva tem um boot mais lento do que o do ubuntu
o grande problema que tive foi em relação o gerenciador de pacotes!.

o kde do mandriva é customizado facilmente.
e simplesmente fantastico.
eu não sei muito do que a falar do kernel dele.
porque não notei diferença em relação ao ubuntu

mandriva X ubuntu  :P
[]'s
Dhiego.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:21 »
advogama, posta a configuração do seu hardware aí.
E lembrando que o mandriva tem um kernel mais otimizado que o do Ubuntu (ser recente não influencia muito nessas horas).

Minha configuração de hard é bem simples: Semprom 2800 (1.6 ghz), 1 GB de Ram, Geforce 7600 GS (estou para fazer um up, já comprei as peças).

Eu apenas relatei a primeira impressão, quanto a velocidade. Usei apenas um dia, parce estável. A dificuldade é atualização de software e instalação de pacotes, o apt e synaptc dos debian dá de 10, mas esse problema é contornável, com um pouco de paciencia consegui atualizar o sistema, baixando 140 MB. (o downloads caiu diversas vezes e eu precisei reiniciar o aplicativo, o que não acontece com o Apt).

Quando tiver umas duas semanas de uso faço um comentario mais detalhado.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Piras

  • Visitante
Re: Mandriva gnome - Espantoso
« Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2008, 14:44 »
Eu também testei a última versão Gnome do Mandriva, mas não fiquei tão entusiasmado quanto o autor do tópico. No quesito velocidade e leveza, não discuto, é claro. Neste campo, o Mandriva sempre foi muito bom. Mas o controle de qualidade continua a ser um problema por ali. Comece a instalar programas que não constam do sistema por padrão e você verá o tanto de bug que aparece!

Mas o importante é que a Mandriva vem evoluindo positivamente, mesmo neste âmbito. Há pouco tempo, até mesmo os programas instalados por padrão venham bugados...

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso, mas velocidade não é tudo
« Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 16:44 »
Depois de testar durante um mês, ressucitei e editei o tópico, para constar o seguinte.

Realmente o Mandriva Gnome é muito rápido, a versão de 32 bits é mais rápida que a Ubuntu, mesmo com o Kernel otimizado.

Para rivalizar com ela instalei o Ubuntu 64 e a partir daí creio que ficaram com a mesma velocidade, para abertura de alguns programas que testei, a partir do zero. (testei com Gimp, Firefox, Openoffice, Torcs e AssaultCube). O Boot do mandriva continua mais rápido.

Editei o post com a frase "mas velocidade não é tudo" - pois realmente em outros pontos a distro deixou muito a desejar, principalmente com instalação e suporte de pacotes. O número de pacotes é bem menor e o instalador de pacotes é uma verdadeira bomba comparado ao apt/synaptc. Também não consegui fazer minha impressora HP Laser 1015 funcionar no mandriva, ele detecta a impressora, diz que vai instalar e configurar, manda aguardar.... (e eu estou aguardando até hoje - um mês). - também não procurei em foruns ou tutoriais para instalar a impressora. Talvez o Mandriva Powerpac seja mais completo (já que eu usei a versão One), mas aí já é outra estória. Ah o Forum da Mandriva no Brasil achei muito bom, com pessoas muito competentes, dedicadas e prontas para ajudar.

Para quem ficou curioso, o Ubuntu gutsy 64 está um Show, com tudo funcionando, codecs, drives, plugins, pacotes e o melhor ganha em velocidade inclusive dos Kernels turbinados do 32 bits.

 para dizer em que máquina fiz os testes, realizei  um pequeno up de hardware agora estou usando o Athlon 64 - 3200 (2,2 Ghs), com 2 Gb de ram, video Geforce 7600 GS.

Ah os dois (ubuntu 64 e mandriva 32) ganham disparado do windows XP, os testes com alguns aplicativos comuns são até covardia.




Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Piras

  • Visitante
Re: Mandriva gnome - Espantoso, mas velocidade não é tudo
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 01:25 »
Advogama,

Suas impressões então bateram com as minhas. Minha paquera com o Mandriva terminou no instalador de pacotes. Mesmo ativando os  repositórios não-oficiais constatei que o acervo de programas disponíveis deixava muito a desejar. E o pior: a qualidade dos programas cai muito quando se recorre a outros repositórios, além daqueles ativados por padrão. A impressão inicial é que houve algo errado com o processo de instalação, mas o problema mesmo está no pacote: o controle de qualidade deixa muito a desejar. Mas o que vem instalado por padrão e consta dos repositórios oficiais geralmente funciona.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Mandriva gnome - Espantoso, mas velocidade não é tudo
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 03:42 »
Eu também fui daqueles que gostei muito do Mandriva.
Cheguei mesmo a instalar o mandriva one com kde.
Muito leve rápido e bonito. Não houve nada de anormal no instalar ou remover pacotes e os pacotes que não existem nos repositorios facilmente se encontra aqui: http://rpm.pbone.net/
mas depois de um certo tempo começou inexplicavelmente a travar e para o desligar só conseguia fazer isso com o comando "halt" no terminal.
descobri que devia ter instalado algo que não deveria e fim de história. Não insisti muito em resolver o problema e apaguei o mandriva.
Agora sinceramente, não vi vantagem no pclinuxos que baseado no mandriva, afirmam ser mais estável e melhor opção.
Com o Pclinuxos perdi o xorg logo na primeira actualização e o apt no pclinux os é muito mais lento que o mandriva, devido à politica do pclinuxos de fracos repositórios para quem não paga.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/