Autor Tópico: O Linux é bom em máquinas de Produçao?  (Lida 12278 vezes)

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Online: 21 de Fevereiro de 2008, 18:33 »
Pessoal;

Uso o Ubuntu há 2 anos e em casa não tenho outra distribuição.

Uso todos os programas, Amule, Frostwire, Broffice, manipulo imagens, ouço música, vejo filmes e para mim está bom demais.  O Ubuntu deu pau umas 2 vezes, acho que sobrecarreguei o sistema, sei lá o que aconteceu, mas isso é dificil de acontecer.

Mas pergunto: Alguém usa exaustivamente alguma distribuição Linux em empresas?

O que considero uso exaustivo: Minhas máquinas: Pentim IV 2,8mhz c/ 1ghz de memória.
- Estação/servidor com rede domestica (4 a 20 computadores via switch), ligado 8 a 12 horas por dia,
- Vários programas aberto:
   Gimp,
   Firefox(2 ou 3 abas abertas) com Java e Flash, Sistemas bancários
   Broffice(2,3 ou mais  planilhas ou documentos abertos);
   Nautilus Gerenciamento de documentos, busca, renomear, copiar colar, area de transferência,
   Gerenciador de e-mails(baixando/enviando a cada 5 min.) e com 1 ou 2 janelas para escrever e-mails;
   Impressoras matricial e deskjet via rede,
   Programa de gerenciamento empresarial (emissão de N/F;controle de estoque,muita manipulação de dados?
   Acesso a cd/DVD (dados) e gravação de back-ups.

- Qual a sua opinião?
- Vc tem alguma reclamação?
- O micro dá pau?
- Quantas vezes?
- É estável?
- Que programa de gerenciamento administrativo, estoque, vendas, financeiro, vcs usam?

Por gentileza só responder aqueles que tem a experiência que se enquadra mais ou menos com o que considero exaustivo conforme escrevi acima.

Estou pensando em investir na conversão do sistema operacional "Janelas" para Ubuntu, mas para isso tenho que me certificar se é viável para operações de médio porte conforme é minha empresa.

Desde já agradeço a atenção e colaboração

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 19:32 por wildner »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 21:13 »
Onde trabalho tenho 95% das maquinas (umas 70 ou mais) rodando apenas Ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 21:58 »
Cl Campos,

Blz são muitas máquinas, mas como é aceitação dos usuários? Tem reclamações? Quais? Ou é só alegria?

Vcs usam programas de gerenciamento administrativo? Qual é a empresa do software? Não estou conseguindo encontrar software profissional tipo o SAP que rode Linux. Vc sabe me informar?

Obrigado

arlei

  • Visitante
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:11 »
Olá wildner.

Amigo, na última LM (Linux Magazine edição 39) da qual sou assinante saiu uma reportagem de capa com assunto abordando diversos ERP' & CRM's em SL/CA. Vendo esta sua questão, sugiro que adquira esta edição, pois as abordagens da LM são sempre bastante profissionais e profundas, e tenho certeza ira lhe ajudar bastante neste sentido.

http://www.linuxnewmedia.com.br/issue/lm_39_erp_crm

T+
Arlei

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 22:22 »
Arlei,

Obrigado pela dica. Eu não estava sabendo procurar, agora vai ser fácil.

Valeu mesmo.



« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 22:31 por wildner »

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 23:01 »
se quiser estabilidade ao extremo use debian etch

se for usar ubuntu ou qualquer outra distro vai uma dica: NUNCA instale logo depois do lançamento,espere pelo menos 1 mês.
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 23:09 »
Vamos por partes:

Cl Campos,

Blz são muitas máquinas, mas como é aceitação dos usuários? Tem reclamações? Quais? Ou é só alegria?

Ninguém sai de uma situação de conforto (usar um software que conhece) para usar algo novo sem chorar, reclamar, e espernear muito. Então no início não é fácil, reclamam de tudo, inclusive teve um usuário que reclamou que não sabia onde deveria digitar a URL no firefox... Já imaginou? Este tipo de reclamação é algo sem pensar, simplesmente não querem a mudança e reclamam por tudo, sem se preocupar se tem razão ou não.

Medidas que foram tomadas para minimizar os traumas:

  • Principal: Tenha certeza que terá apoio total/absoluto/irrestrito da chefia.
    • É importante que ela saiba que existirão muitas reclamações.
    • É super importante que saibam que não poderá ter retrocesso, pois caso ocorra em apenas um único caso todos os outros acharam que também tem direito.
    • É importante que a chefia esteja a par de todo o cronograma, e das ações que estão sendo feitas.
  • Determine as normas das mudanças.
    • Que tipo de software impede a migração.
    • Que situações a migração é viável.
    • As normas devem ser únicas, da chefia até o funcionário de menor poder de decisão.
  • Explique aos usuários da mudança antes. Informe as vantagens que terão, e também dos problemas que iram passar no início (na informática os problemas no início costumam ser inevitáveis). Jogue Limpo!
  • Estude cada caso. Não tente migrar  PC's onde não se pode fazê-lo (uso de autocad, corel draw, macros, sistemas legados, etc). Voltar um PC para windows por um erro de avaliação é uma ação que pode te dar dor de cabeça.
  • Inicie a migração entao:
    • Instale Firefox e Open Office nos PC's ainda com windows (esconda qualquer forma de se achar o internet explorer/office).
    • Na pior das hipóteses migre para Firefox/OpenOffice os PC's (ainda com windows) com problemas de vírus/malware (e etc) que costumam afetar o funcionamento do IE, do Office.
    • Sempre existem aqueles usuários que aceitam a mudança de cara, identifique eles e faça a mudança já.
    • Disponibilize alguns PC's (com Ubuntu) para uso do pessoal com interface alterada (na época do início da mudança aqui, ainda usavamos o Conectiva 10) e após o uso pergunte ao usuário o que achou, e só então informe que ele não usou o windows.
    • Quando for realizar a mudança faça ela o mais rápido possível em todas as máquinas.
    • Crie um documentos com diferenças básicas do windows/Linux (O menu Iniciar do windows era aqui, no Ubuntu é aqui.... No windows acessasse disquetes assim, no Linux assim... O Windows Explorer do Linux chama-se Nautilus e é encontrado em Locais.... e etc).
    • De um treinamento básico, apenas para apresentar o sistema aos funcionários, pegue os melhores e chame-os de multiplicadores. O usuário sente-se melhor achando que treinou para usar o novo ambiente.
    • Configure a instalação muito bem (coloque codecs, papeis de parede, softwares de interesse do usuário, alguns add-ons interessantes), tente tirar o máximo de agilidade do PC, e faça exatamente o mesmo para todos, criando uma "distribuição padrão da empresa".
  • Trabalhe muito, atenda aos usuários o mais rapidamente possível.
  • Aqui melhoramos os serviços da rede oferecendo novos recursos que teriam custos caso usasse windows (login centralizado, acesso aos arquivos da rede de forma transparente, independente do PC em que sentar, intranet, e etc).
  • Fazemos apresentação a cada novo serviço disponibilizado, informando da melhora, dos ganhos, e de que foi possível graças a nova arquitetura, pois na antiga teriam custos, e de quanto seriam os custos.
  • Fizemos também reuniões de tempos em tempos (6 em 6 meses, ano em ano...) informando do andamento (aqui fizemos 6 Meses da Mudança, com apanhado da economia feita; 1 ano de migração: 1 ano sem vírus; e etc).

Citar
Vcs usam programas de gerenciamento administrativo? Qual é a empresa do software? Não estou conseguindo encontrar software profissional tipo o SAP que rode Linux. Vc sabe me informar?

Obrigado


Os únicos equipamentos que ainda não migramos foi um que usa Corel Draw, e os que usam um software legado que não conseguimos migrar. Este software até rodou emulado, mas muito lento, então optamos por aguardar.

Existem algumas soluções já desenvolvidas que rodam no Linux para a área pública, mas estamos aguardando o desenvolvimento de um software completo pelo Interlegis[1] para terminarmos a migração.

Espero ter respondido a maioria das dúvidas de como fizemos a migração aqui.

[]'s

Cristiano



[1] O Interlegis é um órgão do Senado Federal que tem um excelente trabalho junto ao Legislativo brasileiro, procurando modernizá-lo, e dando apoio geral em várias áreas.

Já existem alguns aplicativos desenvolvidos pelo tal órgão, que são muito bem usados pelo Legislativo brasileiro (câmaras de vereadores, assembléias legislativas estaduais, e etc), promovendo mudanças significativas. Além de todo o trabalho que desenvolvem, também dão apoio a comunidades (listas de discussão de informática, comunicação social - se não me engano, e etc) que são mantidas com a infra estrutura deles.

A base de informática usada (e também sugerida) por eles é toda baseada em Software Livre, tendo o Ubuntu como distribuição escolhida.

Enfim, o pessoal de lá é muito fera, e merecem os parabéns por tudo que desenvolvem/promovem no campo do Software Livre.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 23:19 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 23:10 »
se quiser estabilidade ao extremo use debian etch

se for usar ubuntu ou qualquer outra distro vai uma dica: NUNCA instale logo depois do lançamento,espere pelo menos 1 mês.

Nossa base instalada maior é de Dapper (opte sempre que possível por versões LTS).

Temos alguns PC's com Feity, e o Gutsy só é usado no CPD.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 07:46 »
Cristiano;

Este tópico sanou todas as minhas dúvidas.  Espero que ajude outros usuários também.

Obrigado pelo depoimento, você me ajudou muito.

Um abraço e tudo de bom.


Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 08:29 »
Olá, Cristiano!



Esta sua resposta merecia estar num tópico fixo aqui no fórum! Foi o melhor roteiro de migração corporativa que já vi em anos de Linux! Simples, conciso e correto.


Parabéns e fica a sugestão...
Abraços
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:25 »
Aqui na empresa, usamos Linux no servidor, e também na produção.

Primeiro, por sermos uma empresa de tecnologia, a migração é fácil para alguns.. para outros, nem tanto.

Temos a sorte de um dos nossos principais softwares que dependemos de uso rodar em Linux, no caso, o gvSIG.
Fora OpenOffice, Inkscape, Gimp, Firefox...
clcampos, parabéns pela tua redação!
Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

alarcon

  • Visitante
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 09:38 »
Vou fazer coro aos amigos do fórum, principalmente aos dizeres do eneac que concordo em gênero, número e grau.

Parabéns Clcampos!

Como sempre você mostrando coerência em tudo que faz e fala. ;)

arlei

  • Visitante
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:03 »
Cristiano, meus sinceros parabéns amigo.

Podemos disser que isso não foi um post de ajuda e sim uma verdadeira aula. Isso só vem a reforçar o grande respeito e admiração que sinto pela sua importante, e como sempre precisa contribuição aqui no fórum.

E concordo com os amigos eneac e alarcon, temos que fixar isso.

Um abraço.

Arlei

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 11:21 »
Clcampos,

Insere um novo tópico com este conteúdo da sua resposta. Acredito que um tópico com um título similar "Projeto de migração de empresas para Ubuntu" (fica ao seu cargo decidir) seria muito útil, principalmente com o depoimento de outros que passaram por experiências similares.

Meu projeto de conclusão de MBA em 2005 teve este tema (na verdade, a avaliação econômica e de riscos e oportunidades). Caso alguém se interesse, segue o link para download:
http://glaydson.com/downloads/monografia_software_livre.pdf (55 páginas)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Linux é bom em máquinas de Produçao?
« Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2008, 15:21 »
Clcampos,

Insere um novo tópico com este conteúdo da sua resposta. Acredito que um tópico com um título similar "Projeto de migração de empresas para Ubuntu" (fica ao seu cargo decidir) seria muito útil, principalmente com o depoimento de outros que passaram por experiências similares.

Meu projeto de conclusão de MBA em 2005 teve este tema (na verdade, a avaliação econômica e de riscos e oportunidades). Caso alguém se interesse, segue o link para download:
http://glaydson.com/downloads/monografia_software_livre.pdf (55 páginas)

Já estou baixando e vou ler com muito carinho. Me interesso muito pelo tema e sempre que posso gosto de ler textos diferentes sobre ele, inclusive porque a migração aqui não aconteceu 100% ainda (mas vai... rs), e vira e mexe faço apresentações sobre o tema e é muito bom ter sempre novas considerações/argumentos a se fazer.

Sobre o tópico com o texto eu coloco ele onde? Em depoimentos mesmo?

Quero agradecer  as palavras de todos, ainda mais porque foram proferidas por  pessoas que tenho uma grande admiração, podendo dizer que sou fã, e em muito me espelho nelas, só me fazem ficar muito feliz.

Muito obrigado!

[]'s

Cristiano

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!