Autor Tópico: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!(RESOLVIDO)  (Lida 9503 vezes)

Offline Winthorp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Pessoal, comprei um note satellite A215 com vista premium instalado. Eu quero particionar pra instalar outros SO's, entre eles o linux. Tentei o partition magic 8 e descobri que não é suportado pelo vista.
Descobri em um tutorial que posso particioná-lo pelo próprio vista, mas lendo o tutorial vi que algumas pessoas tiveram problemas pra iniciar o vista depois de instalar o outro SO entre outros problemas, então fiquei com receio de fazer até ter absoluta certeza de como fazer corretamente. O tuturial que falei está no link abaixo, caso se interessem.
http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/

No meu desktop eu faço pelo partition magic 8 e já particionei e reparticionei o hd, instalei e desinstalei vários linux e agora quero ter essa desenvoltura no meu notebook.
Quem puder ajudar, eu agradeço.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2008, 16:14 por Winthorp »

alarcon

  • Visitante
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 10:51 »
Pessoal, comprei um note satellite A215 com vista premium instalado. Eu quero particionar pra instalar outros SO's, entre eles o linux. Tentei o partition magic 8 e descobri que não é suportado pelo vista.
Descobri em um tutorial que posso particioná-lo pelo próprio vista, mas lendo o tutorial vi que algumas pessoas tiveram problemas pra iniciar o vista depois de instalar o outro SO entre outros problemas, então fiquei com receio de fazer até ter absoluta certeza de como fazer corretamente. O tuturial que falei está no link abaixo, caso se interessem.
http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/

No meu desktop eu faço pelo partition magic 8 e já particionei e reparticionei o hd, instalei e desinstalei vários linux e agora quero ter essa desenvoltura no meu notebook.
Quem puder ajudar, eu agradeço.


Bem você pode usar o próprio LiveCD do Ubuntu para redimencionar as partições pelo Gparted, mas antes desfragmente o disco pelo windows. Acho que o melhor seria usar esta dica do link, pois como é um programa do próprio Vista pode ser que seja melhor. Talvez quem teve problemas não desfragmentou o disco antes de particionar.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2008, 10:57 por alarcon »

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 10:56 »
Pessoal, comprei um note satellite A215 com vista premium instalado. Eu quero particionar pra instalar outros SO's, entre eles o linux. Tentei o partition magic 8 e descobri que não é suportado pelo vista.
Descobri em um tutorial que posso particioná-lo pelo próprio vista, mas lendo o tutorial vi que algumas pessoas tiveram problemas pra iniciar o vista depois de instalar o outro SO entre outros problemas, então fiquei com receio de fazer até ter absoluta certeza de como fazer corretamente. O tuturial que falei está no link abaixo, caso se interessem.
http://www.marcosdellantonio.net/2007/09/23/particionando-o-hd-no-windows-vista/

No meu desktop eu faço pelo partition magic 8 e já particionei e reparticionei o hd, instalei e desinstalei vários linux e agora quero ter essa desenvoltura no meu notebook.
Quem puder ajudar, eu agradeço.


No meu notebook Dell que veio com o Vista instalado eu usei o shrink do próprio vista para ganhar uns 10 gb ao reduzir a partição do Vista em um disco de 60GB.  Da mesma forma que você sente receio de fazer isso eu também fiquei na primeira vez mas a vontade de usar o linux era maior.  Na época instalei o Kurumin 7 que ainda não escrevia em partições NTFS e por essa razão tive que usar um gerenciador de boot.  Hoje em dia o Ubuntu 7.10 escreve em partições NTFS e não mais me preocupei com um gerenciador de boot freeware.  Usei o do próprio Ubuntu.

Nota:  o meu notebook veio com os discos de re-instalação do Vista e dos drivers.  Portanto eu assumi que caso desse algum problema eu faria uma nova instalação do Vista, mas não houve a necessidade.

Depois deste sucesso eu comprei um HD de notebook para ficar fazendo experiências com Linux.  No caso do Dell a remoção do HD é muito simples.  Bastam remover 3 parafusos que ele sai como se fosse uma gaveta.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Winthorp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 23:36 »
Pessoal, com relação a usar o liveCd eu até tentei, mas não está dando boot no cd, foi até uma questão que esqueci de perguntar no tópico. Eu tentei verificar se está dando boot primeiro no drive de dvd, mas não encontrei a opção, quando está iniciando e aperto a tecla del, entra em um setup diferente do que no xp. Como faço pra fazer o vista dar boot no cd?

E com relação aos problemas que comentei é que li o comentário de algumas pessoas que disseram que quando estavam particionando o hd, o particionador do vista liberava muito menos espaço do que tinha disponível.
csat, quando vc particionou pelo vista pra liberar os 10gb, vc escolheu esse valor ou só conseguiu liberar isso? Ou seja, vc tinha mais espaço pra liberar e o particionador só liberou isso?

Também achei uma dica de um particionador, vejam o link e digam o que acham.
http://paragon-partition-manager.pt.malavida.com/d769-download-gratis-windows

Valeu galera, espero conseguir resolver isso logo.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 00:23 »
Pessoal, com relação a usar o liveCd eu até tentei, mas não está dando boot no cd, foi até uma questão que esqueci de perguntar no tópico. Eu tentei verificar se está dando boot primeiro no drive de dvd, mas não encontrei a opção, quando está iniciando e aperto a tecla del, entra em um setup diferente do que no xp. Como faço pra fazer o vista dar boot no cd?

E com relação aos problemas que comentei é que li o comentário de algumas pessoas que disseram que quando estavam particionando o hd, o particionador do vista liberava muito menos espaço do que tinha disponível.
csat, quando vc particionou pelo vista pra liberar os 10gb, vc escolheu esse valor ou só conseguiu liberar isso? Ou seja, vc tinha mais espaço pra liberar e o particionador só liberou isso?

Também achei uma dica de um particionador, vejam o link e digam o que acham.
http://paragon-partition-manager.pt.malavida.com/d769-download-gratis-windows

Valeu galera, espero conseguir resolver isso logo.

Quem dá o boot não é nenhum sistema tipo xp ou vista ou linux... é a BIOS que fica gravada em uma EPROM.  O acesso a esse programa de configuração da BIOS em algumas máquinas é pelo DEL e outras pela tecla F2.  É lá que você diz para o computador qual o periférico que irá primeio ser visto para dar boot.  No caso de instalação de sistemas é necessário que o primeiro a dar boot seja o CD/DVD ROM.  Pode ser dado boot também pela rede mas somente em casos muito específicos.

O programa shrink do vista diminuiu o tamanho da minha partição do VISTA e eu coloquei 10 GB mas poderia ter sido 5, 6 ou o que eu quisesse.  O programa te informa qual o limite minimo que ele precisa para que o vista continue operativo.  O meu HD original tinha 60 GB e eu escolhi apenas 10 para o Linux.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 00:52 »
No Vista.
Clique em Iniciar, em seguida, clique com o botão direito em Computador e selecione Gerenciar.
Em armazenamento selecione seu disco.
Clique com o botão direito na partição que quer redimencionar e selecione diminuir volume.
Na tela que abrir é so colocar o tamanho que você quer liberar.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 13:31 por n3t0 »
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 01:48 »
Clique em Iniciar, em seguida, clique com o botão direito emComputador e selecione Gerenciar.
Em armazenamento selecione seu disco.
Clique com o botão direito na partição que quer redimencionar e selecione diminuir volume.
Na tela que abrir é so colocar o tamanho que você quer liberar.

Fantástico... esse é o Ubuntu !
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 01:54 »
Clique em Iniciar, em seguida, clique com o botão direito emComputador e selecione Gerenciar.
Em armazenamento selecione seu disco.
Clique com o botão direito na partição que quer redimencionar e selecione diminuir volume.
Na tela que abrir é so colocar o tamanho que você quer liberar.

Fantástico... esse é o Ubuntu !


opa, csat não sei se você entendeu errado, ou fui eu, mas a dica acima é para ser executada no windows né!!

Inclusive foi assim que redimensionei um HD uma vez para instalar o Ubuntu em um note com vista para um amigo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 02:55 »
Clique em Iniciar, em seguida, clique com o botão direito emComputador e selecione Gerenciar.
Em armazenamento selecione seu disco.
Clique com o botão direito na partição que quer redimencionar e selecione diminuir volume.
Na tela que abrir é so colocar o tamanho que você quer liberar.

Fantástico... esse é o Ubuntu !


opa, csat não sei se você entendeu errado, ou fui eu, mas a dica acima é para ser executada no windows né!!

Inclusive foi assim que redimensionei um HD uma vez para instalar o Ubuntu em um note com vista para um amigo.

[]'s

Cristiano

Estou pensando que a dica é para o Ubuntu... já estava achando sensacional o Ubuntu fazer mais essa tarefa  ;D ;D

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Winthorp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:58 »
Pessoal, eu particionei o hd pelo vista e formatei a partição criada como ntfs e deixei outra sem formatar para instalar o linux, já que o vista não me dá opção de sistema de arquivos pra linux.
Instalei o XP Professional na nova partição, só que quando reinicio o notebook eu não tenho a opção de escolher entre o vista e o xp, já entra o xp direto, como faço pra mudar isso?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 19:02 »
Pessoal, eu particionei o hd pelo vista e formatei a partição criada como ntfs e deixei outra sem formatar para instalar o linux, já que o vista não me dá opção de sistema de arquivos pra linux.
Instalei o XP Professional na nova partição, só que quando reinicio o notebook eu não tenho a opção de escolher entre o vista e o xp, já entra o xp direto, como faço pra mudar isso?


Já chegou a instalar o Ubuntu? Acho difícil saber saber o que fazer se não tiver instalado o Ubuntu, até porque o problema ai é de windows com windows, correto?

Tente olhar no Painel de Controle.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 19:04 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Winthorp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 20:23 »
Então, acabei de instalar o ubuntu, e no boot só tenho a opção do ubuntu e do xp, apesar de estar escrito Windows vista o que é carregado é o xp.
Na área de trabalho do ubuntu estão 3 ícones de hd´s, 2 do vista(1 com 1,5 gb - TOSHIBA SYSTEM VOLUME e o outro com 127GB que é onde está instalado o vista - /media/sda2) e o do xp - 29,3GB /media/sda3.
Como fazer para o vista aparecer no boot também?

Offline Winthorp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 20:43 »
Esse é a parte do menu.lst que mostra as opções de SO´s:

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root      (hd0,4)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=db747ff9-00cc-44b2-8e49-3da67531adc1 ro quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic (recovery mode)
root      (hd0,4)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=db747ff9-00cc-44b2-8e49-3da67531adc1 ro single
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic

title      Ubuntu, memtest86+
root      (hd0,4)
kernel      /boot/memtest86+.bin
quiet

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title      Other operating systems:
root


# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda2
title      Windows Vista/Longhorn (loader)
root      (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader   +1


Offline Winthorp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 22:29 »
Galera, resolvi o problema com esse tutorial
http://www.clubepc.org/com-o-windows-vista-instalado-como-instalar-o-xp-16-11-2007

Valeu a ajuda.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Notebook com vista.Quero criar partição pra instalar linux. HELP!!!
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 23:10 »
Galera, resolvi o problema com esse tutorial
http://www.clubepc.org/com-o-windows-vista-instalado-como-instalar-o-xp-16-11-2007

Valeu a ajuda.

Resolveu...ótimo!!!  Altere, por favor, o título de sua mensagem colocando (Resolvido) no final.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086