Autor Tópico: Dúvida sobre vírus !!!  (Lida 5893 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vírus !!!
« Resposta #15 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 16:45 »
Me intrometendo um pouco, o Linux tem mais segurança tambem pelo fato de que,sendo uma arquitetura aberta, a estrutura de pastas varia de uma distribuiçao para outra, ou seja, nunca vai haver uma pasta tipo arquivos de programas no linux. Logo um virus escrito para uma distribuiçao pode nao funcionar em outra. Alem disso tem o fato de existirem varios modos de codificaçao RPM DEB etc.

Um windows a prova de virus = edite o registro do windows e mude todas as ocorrencias windows para janelas por exemplo. Altere tambem o documents and settings para outro nome. Um virus iria se perder neste caso.

Ja no Linux, como um virus vai saber que minha pasta de usuario e' /home/tota. E eu posso alterar de home para casa facilmente.


So' para contribuir com o assunto...

Abraços

Offline Generic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Mas louko é quem me diz... Que não é FELIZ !!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vírus !!!
« Resposta #16 Online: 01 de MAR?O de 2008, 11:02 »
ins3rt c0in,o que você disse sobre a liberdade de más-intensões que o linux possui por ser uma plataforma de menos uso que o windows,só nos leva a entender que infelizmente ocorrerá em certo momento ,catástrofes como ocorreu no windows a anos atrás com a popularização do linux, mas também acredito que através dos fatos ja relatados,o linux saberá se impor muito melhor a esta situação.

"liberdade de más-intensões"? Não entendi!

Diria que catástrofe é exagero, não é pra tanto. Conceitualmente, vírus nunca terão facilidade com o Linux. Me refiro a um trojan, já que o usuário tem que ter parte ativa na instalação do mesmo. Portanto nunca será como no Windows. Eu falo do nível técnico diminuir, mas temos que levar em consideração que aos poucos as pessoas estão ficando conscientes das políticas de segurança.


a liberdade de mas intenções que eu me refiro é o fato de como o linux ser menos usado comercialmente pelas empresas, e até mesmo no lar, acredito que os crackers naum vem muito retorno em desenvolver algo nossivo ao linux,talvez fato que ira mudar graduativamente,de acordo com a popularização do linux...

Me intrometendo um pouco, o Linux tem mais segurança tambem pelo fato de que,sendo uma arquitetura aberta, a estrutura de pastas varia de uma distribuiçao para outra, ou seja, nunca vai haver uma pasta tipo arquivos de programas no linux. Logo um virus escrito para uma distribuiçao pode nao funcionar em outra. Alem disso tem o fato de existirem varios modos de codificaçao RPM DEB etc.

Um windows a prova de virus = edite o registro do windows e mude todas as ocorrencias windows para janelas por exemplo. Altere tambem o documents and settings para outro nome. Um virus iria se perder neste caso.

Ja no Linux, como um virus vai saber que minha pasta de usuario e' /home/tota. E eu posso alterar de home para casa facilmente.


So' para contribuir com o assunto...

Abraços


com certeza a variação de distros dispôes este resultado,mas conforme o linux evolua,talvez seja uma tendência natural que surjam distros que absorvam fatias maiores do mercado consumista,e isto facilitará para a formação de opinião de " oq que atacar "


----

Mudando de assunto  :P ..... spam e phishings,blacklists client,que naum deixam de ser pragas virtuais,clientes de email como evolution,thunderbird e tal estão bem equipados contra isso??infelizmente ainda naum testei por isso a curiosidade
vlW !!!
Assinatura e avatar removidos pela Equipe do Fórum. Leia as regras.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vírus !!!
« Resposta #17 Online: 01 de MAR?O de 2008, 11:12 »
Mudando de assunto  :P ..... spam e phishings,blacklists client,que naum deixam de ser pragas virtuais,clientes de email como evolution,thunderbird e tal estão bem equipados contra isso??infelizmente ainda naum testei por isso a curiosidade
vlW !!!

O Thunderbird tem um sistema de identificação de SPAM (que pega muito phishing) e um identificador com alerta específico para phishings.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Dúvida sobre vírus !!!
« Resposta #18 Online: 02 de MAR?O de 2008, 01:05 »
Mudando de assunto  :P ..... spam e phishings,blacklists client,que naum deixam de ser pragas virtuais,clientes de email como evolution,thunderbird e tal estão bem equipados contra isso??infelizmente ainda naum testei por isso a curiosidade
vlW !!!

O Thunderbird tem um sistema de identificação de SPAM (que pega muito phishing) e um identificador com alerta específico para phishings.

Como eu sou novo nisso de Linux, gostaria que alguém me esclarecesse uma coisa: é verdade que não existe antivirus residente para o linux?
Na wikipédia fala sobre malwares que atacam aplicativos como firefox, opera, openoffice...
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Linux_computer_viruses_and_worms
Existe alguma constatação real desse fato - digo, alguém aqui do fórum já viu? E o que pode ser feito para evitar isso (além de não tentar ver as fotos da nossa festa, que ficaram ótimas)? Esses vírus ameaçam todas as distros?  ???
Desculpem-me pelo excesso de perguntas, mas é que esse assunto é paranóia, sabem como é...