Autor Tópico: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?  (Lida 7464 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Online: 29 de Fevereiro de 2008, 06:33 »
Posso estar fazendo uma pergunta bem besta, mas taí uma coisa que eu queria saber (a opinião dos usuários), o quê seria essa tal de "Liberdade" que nós, usuários de Linux, pregamos? Pra empresa é fácil visualizar o termo, mas e o usuário normal (caseiro) que não tem problemas com a ABES e esses manés congêneres?

Notem que o que eu quero saber é o ponto de vista de quem diz ser "livre", tem coisas que eu vejo que ficam paracendo palavras repetidas (papagaio de pirata) sem que haja um significado real ou que seja entendida como tal. Já vi nego dizer que liberdade é ter um sistema seguro e à prova de vírus; isso não é liberdade e sim segurança...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #1 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 07:04 »
Notem que o que eu quero saber é o ponto de vista de quem diz ser "livre", tem coisas que eu vejo que ficam paracendo palavras repetidas (papagaio de pirata) sem que haja um significado real ou que seja entendida como tal...

Boa. Vejo isso direto.

Sou bem discreto ao usar linux e nunca fiquei falando essas frases "eu sou livre, seja livre..".
Ahh cara...pára meu.

Quando vejo essa frases eu vejo  na minha mente aquelas propagandas de margarinas...todos sorridentes, um cara em cima da montanha levantando os braços em sinal da liberdade..um cara descendo um morro com uma bicicleta com as pernas no ar...heheheh

Também gostaria de saber melhor essa liberdade.

E o cara que usa um Win Pirata?? Ele também é livre, não pagou.
Essa pessoa também é livre, ele paga seu win se ela quiser...e se ela pagar?? Ela não é mais livre?? No máximo o win vai colher informações do hardware, seu mail....eai??

Talves seria "aumentar a liberdade de controle do seu SO ". Para mim isso soa melhor. Posso mudar de opinião até a hora do almoço. Eu tenho essa liberdade.heh

Mas, como diria os Racionais MC "..cada um, cada um..."

7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

arlei

  • Visitante

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #3 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 11:09 »
Essa liberdade é você ter a sua disposição opções e alternativas que não são impostas nem empurradas por uma empresa.
Essa liberdade é você poder alterar e adaptar seu programa da forma que quizer.
Essa liberdade é você poder levar e instalar o seu cd do linux pra qualquer lugar, seja ele pessoal, profissional ou academico, sem se preocupar com patentes, seriais, cracks, pirataria.
Essa liberdade é você saber o que ocorre no seu sistema, e ter certeza que não tem ninguem te espionando.
Essa liberdade é não depender de uma empresa ou de programas de terceiros pra se sentir seguro no seu sistema.

Isso é ser livre, isso é usar gnu/linux.
:)

Offline xtrmbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • www.guiaubuntupt.org
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #4 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 11:34 »
Essa liberdade é você ter a sua disposição opções e alternativas que não são impostas nem empurradas por uma empresa.
Essa liberdade é você poder alterar e adaptar seu programa da forma que quizer.
Essa liberdade é você poder levar e instalar o seu cd do linux pra qualquer lugar, seja ele pessoal, profissional ou academico, sem se preocupar com patentes, seriais, cracks, pirataria.
Essa liberdade é você saber o que ocorre no seu sistema, e ter certeza que não tem ninguem te espionando.
Essa liberdade é não depender de uma empresa ou de programas de terceiros pra se sentir seguro no seu sistema.

Isso é ser livre, isso é usar gnu/linux.
:)

É seria mesmo possivel manter seugra essa liberdade no Ambiente Capitalista?
 Alguém pode iluminar meus horizontes respondendo:
Como seria o mundo se não existisse a Microsoft e a APPLE?
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2008, 11:37 por xtrmbr »

Offline xtrmbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • www.guiaubuntupt.org
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #5 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 11:54 »
Perícope Disse:
Citar
Prezados usuários, em nome da equipe do fórum, trago a vocês duas notícias importantes:

1. Novos domínios

Nosso fórum tem agora novos domínios: http://ubuntuforum-pt.org/ e http://ubuntuforum-br.org/. O endereço antigo redireciona para os novos, e com o tempo será desativado. Permanecem mesmo login e senha.

2. Patrocinador e novo servidor

O fórum agora está hospedado na Nalox (www.nalox.com.br/), que é também nosso patrocinador. Agradecemos ao pessoal da Nalox por essa força ao software livre em geral, e ao Ubuntu em especial, e ao grande amigo CypherBios por ter indicado esses parceiros a nós.

Grande abraço!

Pelo que eu entendo, não é fácil ser livre, é preciso muita força de vontade.
Ainda permanece a pergunta acima, porque eu acredito que alguém se manifestará sobre como o linux sobreviverá sem ser Nômade (fica dependente do mundo capitalista).

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 12:42 »
Pessoal, sei que é tentador mas peço que não iniciem uma discussão política. Como sabem não é permitido o assunto aqui no fórum por motivos óbvios. O tópico é interessante, espero que não tenha de tranca-lo.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 18:03 »
Citar
Essa liberdade é você ter a sua disposição opções e alternativas que não são impostas nem empurradas por uma empresa.

Taí, esse ponto eu concordo, opções e alternativas que não são impostas nem empurradas pra cima da gente, DESDE QUE tais opções e alternativas tenham um mínimo de qualidade, senão não vai adiantar nada, se privar de certas facilidades por causa da 'liberdade'?


Citar
Essa liberdade é você poder alterar e adaptar seu programa da forma que quizer.

Não acho que o usuário comum se dê ao trabalho de costumizar programas do jeito que quiser (ele quer mais que funcione), se for o desktop eu nem falo nada, sou o primeiro a "compizar" o meu, um skin no Firefox, Thunder ou XMMS, mas isso "no outro" também dá pra fazer...

Citar
Essa liberdade é você poder levar e instalar o seu cd do linux pra qualquer lugar, seja ele pessoal, profissional ou academico, sem se preocupar com patentes, seriais, cracks, pirataria.

Esse também foi outro ponto bem sacado, sem patente, seriais e tal, pau nesses caras da ABES, mas também dá pra levar um cd "do outro" e instalar a nível pessoal, acadêmico ou profissional, o problema é o "eventual depois", hehehehe...


Citar
Essa liberdade é você saber o que ocorre no seu sistema, e ter certeza que não tem ninguem te espionando.
Essa liberdade é não depender de uma empresa ou de programas de terceiros pra se sentir seguro no seu sistema.


Não sei, acho que a última frase, de não depender de programas de terceiros, é aquele papo de não querer pagar por programas, tem programas ótimos e gratuítos a dar com o pau, mas garanto que se tiver um programa comercial muito bom que não tenha um equivalente no gratuíto, o usuário vai correndo no p2p pra descolar o programa pago de graça. Isso é do usuário, não tem nada de Windows, Mac ou Linux, hehehehe...

Citar
Isso é ser livre, isso é usar gnu/linux.
:)

Linux não é Coca-Cola mas 'é isso aí', hahahahaha...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 18:46 »
Pessoal, sei que é tentador mas peço que não iniciem uma discussão política. Como sabem não é permitido o assunto aqui no fórum por motivos óbvios. O tópico é interessante, espero que não tenha de tranca-lo.

É impossível falar sobre essa liberdade sem falar sobre "política". Visto que essa liberdade é uma política.

Assim como estou em vias de pagar (agora em março) uma pequena fortuna pela licença de uso de um Windows 2003 Server para aderir à política desse software descrita em sua EULA (End User License Agreement). Poderia também aderir às políticas das licenças livres.

Um catequizador do software livre diria que há quatro liberdades:
Liberdade para usar o software para qualquer fim
Liberdade para copiar e distribuir o software sem restrições
Liberdade para ver e adaptar o software como necessitar
Liberdade para compartilhar os aperfeiçoamentos pelo se trabalho feito.

Acho que dessas, o usuário comum só se beneficia de duas (usar e distribuir). Eu acrescentaria outras:
Liberdade para conversar diretamente com aqueles que desenvolvem o software
Liberdade para contribuir com a documentação, a divulgação, a correção de bugs e outros aspectos não técnicos
Liberdade para remunerar o programador pelo trabalho que ele realizou.

Enquanto no software proprietário você nunca compra um programa, porque você não pode dispor dele (usar o bem como quiser) -- na verdade, apenas pagamos pelo direito de usar conforme estabelecido no contrato de uso (licença) --, no software livre você paga (ou não) pelo trabalho e suporte do produto e serviço que lhe é prestado.

Mas muito antes de todo esse debate, todos temos a liberdade de escolher sob que política de uso se quer viver e respeitar os outros por suas opções.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 19:12 »
É impossível falar sobre essa liberdade sem falar sobre "política". Visto que essa liberdade é uma política.

Me refiro à política no plano social. Tanto em relação aos modos de produção quanto à visões de política pública partidária. Não disse que a discussão do tema não passa por esse assunto, mas por "política", o fórum preferiu editar uma regra que proíbe a discussão para manter o bom andamento do fórum e evitar discussões inflamadas e problemas de comportamento.
« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2008, 19:18 por ins3rt c0in »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 19:16 »
para mim não passa de retórica... no estilo "animal farm"..

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #11 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 23:53 »
sem a Microsoft e a Apple o pc nunca seria popular.

95% daqui baixam musicas piratas e torrents piratas e reclamam de quem usa windows pirata.

liberdade é poder usar o que quiser,se ele usa windows você pode falar que existe o linux e etc agora chamar ele de noob porque usa windows é babaquice.

e ser contra empresas tambem.A SUN comprou a empresa do virtual box e por isso alguns estão apedrejando a SUN,o mundo é movido a dinheiro,Bill Gates tem a Microsoft,faz golpes sujos de marketing so que no fundo ele so nao quer perder o que conquistou,se a MS cair nao tem o que levante.

so nao posto mais porque irão me apedrejar muito mais.
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #12 Online: 16 de MAR?O de 2008, 17:44 »
sem a Microsoft e a Apple o pc nunca seria popular.

95% daqui baixam musicas piratas e torrents piratas e reclamam de quem usa windows pirata.

liberdade é poder usar o que quiser,se ele usa windows você pode falar que existe o linux e etc agora chamar ele de noob porque usa windows é babaquice.

e ser contra empresas tambem.A SUN comprou a empresa do virtual box e por isso alguns estão apedrejando a SUN,o mundo é movido a dinheiro,Bill Gates tem a Microsoft,faz golpes sujos de marketing so que no fundo ele so nao quer perder o que conquistou,se a MS cair nao tem o que levante.

so nao posto mais porque irão me apedrejar muito mais.

Eu discordo,
acho que se não fosse a Apple e a MS, outro faria ... não acredito que o computador deixaria de ser o que é hoje por causa dessas 2 empresas ... elas simplesmente fizeram antes que outro faria, mas se não fossem elas, alguem mais iria ter a ideia mais cedo ou mais tarde ..
Torvalds por exemplo, fez o sistema pra uso próprio, sem pensar no windows ou MAC, apesar do linux sofrer muitas influencias dos outros sistemas, ele iria existir de qlq jeito, quem sabe hoje não teriamos um sistema Linux sendo o "padrão" invez do windows ...

Sobre o assunto do topico, liberdade do linux pra mim, é justamente o que foi comentado, posso não ser programador pra "EU" ter a liberdade de mudar algo que ache que fique melhor no software, mas posso sugerir pra alguem que faça isso em algum forum e sei que outros vão pensar na minha ideia, sugerir outras por cima e melhorar ainda mais minha sugestão, até algum programador por a mão na massa e fazer ...

No linux, qd acesso um banco ou algo importante, sei que não tem nada ,alem do que é preciso, vendo meus dados particulares, no windows, quem realmente garante que a microsoft não pega algum dado particular escondido de algum jeito... mesmo que milhares digam o contrario e formas de provar que a MS não pega nada sem autorização, alguem aí tem "realmente" certeza disso ?? poxa, windows é usado até em sistemas de banco, caixa eletronico e outros ... ja pensou que a cada 1000 movimentações, o windows enviasse 1centavo pra uma conta secreta do bill gates ... pode parecer meio fantasioso, mas pode acontesser ... ninguem conhece 100%do codigo do windows, até na MS os programadores sabe só a parte deles e nada mais do necessario, mas ninguem ve o codigo todo la dentro ....


Acho que a liberdade que tanto falam do linux é justamente a liberdade de poder se sentir seguro, sem aquela sensação de que tem alguem te olhando ou espionando ... ou vcs usam seus windows piratas acham que o "tio Bill" não sabe que vcs estão usando versão pirata, claro que ele sabe, e deixa, pq a pirataria é o que mais populariza o windows, se não tivesse como piratear acham que todos teria mais de 600 pila pra pagar por um windows ???

Liberdade do software livre é tudo isso, é a segurança, poder ir e vir com seu micro ou laptop ou CD na mão sem ninguem poder dizer que vc esta comentendo um crime nem nada assim... é ter mais acesso a quem faz o programa e poder sugerir melhorias e correçoes, é poder traduzir caso não tenha no idioma que vc quer, é tudo isso e muito mais.

Liberdade é liberdade e pronto, faça o que quiser com o sistema do jeito que bem entender.  ;D
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #13 Online: 17 de MAR?O de 2008, 12:06 »
Movido de depoimentos para o Café.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Flaviodbz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Sem querer ser chato, o quê seria essa tal "liberdade"?
« Resposta #14 Online: 18 de MAR?O de 2008, 01:34 »
Esse tropico e bastante interessante eu ja tinha visto esse negocio dessa frase "LINUX LIBERDADE DE ESCOLHA" e tal, no meu ponto de visto tem muitas vantagens como ja ditas como modificar um SO de acordo com a necessidade de cada um, mais segurança que foi um dos motivos pelo qual estou utilizando atualmente, so que e muito difícil um usuario comum ver os beneficios que um software opensource e freeware traz para as pessoas pelo principal motivo e a pirataria a maioria das pessoas usam desde SO ate aplicativos mais simples entao nao estao nem ai pra isso.
Os motivos pelo qual me fez usar Linux e primeiro nao ficar dependendo totalmente da pirataria para isso uso um SO e os meus aplicativos sem custo, alias ha software pagos mas poucos como o cedega e a segurançao o fato de nao ter virus e muito bom nao fica dependendo daqueles anti-virus freeware e so e necessario configurar um firewall tambem a amigos que ja me perguntaram algumas coisas sobre e linux e tal repondi de forma que nao ficasse criticando outros SO e mostrasse que era de bom do Linux.

« Última modificação: 21 de MAR?O de 2008, 20:44 por Flaviodbz »

Jabber:flaviodbz@jabber.org