se pegar na entrevista todos os "software livre" e colocar na frente "movimento" a entrevista começa a ter pé e cabeça... lendo a matéria desse tópico e a matéria original, me pareceu que nem entrevistador nem entrevistado sabem a diferença entre open source e free software. Pode parecer leitura subjetiva mas custa tentar, vou justificando por que acho isso durante as substituições:
...Alexey Leonidovich Pazhitnov diz que "o movimento software livre não deveria existir"... (é uma opinião um tanto idiota, como "tal linha de pensamento (que não fere as leis) jamais deveria ter existido.")
.. o programador russo ... fez declarações agressivas em relação ao movimento software livre e a sua filosofia. (é aqui encaixa a minha tese. Quem tem filosofia é o free software, como o próprio stallman define: é um movimento com filosófico, ideológico.)
.. Minha opinião sobre o movimento software livre é que ele nunca deveria ter existido.. (o mesmo caso do 1º exemplo)
..O movimento software livre não é bom para o desenvolvimento da tecnologia, não tem projeção no mercado, não cria riqueza, é apenas uma mostra de rebeldia estéril.. (sobre ser bom ou ruim para o desenvolvimento da tecnologia eu não sei, não pensei nisso a fundo ainda. Sobre não ter projeção de mercado, gerar riqueza ser um rebeldia febril eu concordo - estou falando da linha de pensamento da turma do Stallman.)
..As idéias de Stallman pertencem ao passado.. (outra parte que fundamenta minha tese: ele não gosta é do pensamento do stallman, mas confude alho com bugalho, pensa que tudo é uma coisa só)
logo depois que fala que é uma rebeldia febril o entrevistador faz a seguinte pergunta: ¿También en casos como el de Red Hat Linux, una empresa que libera su sistema operativo a las empresas y luego hace negocio con el mantenimiento del software? ( A RedHat não faz negócios baseado na filosofia do movimento free software, basta perguntar ao stallman sobre grandes corporações que trabalham com GNU/Linux, a GPLv3 é uma resposta.)
Vejam bem, não estou justificando as opiniões do tiozinho (que tem muita coisa bem idiota), estou dizendo que há uma confusão sobre o que se passa no mundo do software livre e que nem tudo é uma coisa só. Basta ver que os 2 grandes gurus, Linus e Stallman, não se batem. Se o tiozinho soubesse essa diferença - basica por sinal - talvez não falaria tanta bobagem.