ins3rt c0in,o que você disse sobre a liberdade de más-intensões que o linux possui por ser uma plataforma de menos uso que o windows,só nos leva a entender que infelizmente ocorrerá em certo momento ,catástrofes como ocorreu no windows a anos atrás com a popularização do linux, mas também acredito que através dos fatos ja relatados,o linux saberá se impor muito melhor a esta situação.
"liberdade de más-intensões"? Não entendi!
Diria que catástrofe é exagero, não é pra tanto. Conceitualmente, vírus nunca terão facilidade com o Linux. Me refiro a um trojan, já que o usuário tem que ter parte ativa na instalação do mesmo. Portanto nunca será como no Windows. Eu falo do nível técnico diminuir, mas temos que levar em consideração que aos poucos as pessoas estão ficando conscientes das políticas de segurança.
a liberdade de mas intenções que eu me refiro é o fato de como o linux ser menos usado comercialmente pelas empresas, e até mesmo no lar, acredito que os crackers naum vem muito retorno em desenvolver algo nossivo ao linux,talvez fato que ira mudar graduativamente,de acordo com a popularização do linux...
Me intrometendo um pouco, o Linux tem mais segurança tambem pelo fato de que,sendo uma arquitetura aberta, a estrutura de pastas varia de uma distribuiçao para outra, ou seja, nunca vai haver uma pasta tipo arquivos de programas no linux. Logo um virus escrito para uma distribuiçao pode nao funcionar em outra. Alem disso tem o fato de existirem varios modos de codificaçao RPM DEB etc.
Um windows a prova de virus = edite o registro do windows e mude todas as ocorrencias windows para janelas por exemplo. Altere tambem o documents and settings para outro nome. Um virus iria se perder neste caso.
Ja no Linux, como um virus vai saber que minha pasta de usuario e' /home/tota. E eu posso alterar de home para casa facilmente.
So' para contribuir com o assunto...
Abraços
com certeza a variação de distros dispôes este resultado,mas conforme o linux evolua,talvez seja uma tendência natural que surjam distros que absorvam fatias maiores do mercado consumista,e isto facilitará para a formação de opinião de " oq que atacar "
----
Mudando de assunto
..... spam e phishings,blacklists client,que naum deixam de ser pragas virtuais,clientes de email como evolution,thunderbird e tal estão bem equipados contra isso??infelizmente ainda naum testei por isso a curiosidade
vlW !!!