Autor Tópico: Problema no som  (Lida 4038 vezes)

Offline filisteus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Problema no som
« Online: 02 de MAR?O de 2008, 10:00 »
Bom dia á todos. antes de qualquer coisa queria informar que antes de postar meu problema já consultei vários tutoriais.
Bem vms lá. eu tenho uma placa onboard via 8237 e uma offboard pci cmi 8738. a placa onboard está desabilitada no setup da placa mâe, mas ela sempre aparece na configuração do sistema linux. e o linux sempre a usa como a placa padrão, então tenho que ir em sistema>preferência>som e mudar para a placa offboard, mas ás vezes quando inicio o ubuntu ele inicia sem som, vou lá denovo em sistema>preferência>som e vejo que está tudo selecionado para a Pci 8738 testo e consigo ouvir o som, mas não sai som ao tocar videos ou outros som do sistema operacional. rodo o comando alsamixer no terminal e lá está selecionado a placa onboard 8237. Eu não entendo isso pq se em sistema>preferência>som na parte de mixador de trilha Padrão e nas outras caixas está selecionado a pci como é que no alsamixer está a onboard. pra resolver o problema eu tenho que ficar reiniciando até o sistema iniciar com placa certa.
Alguém pode me ajudar nesse quesito? Desde já obrigado!

I_M_L_F

  • Visitante
Re: Problema no som
« Resposta #1 Online: 08 de MAR?O de 2008, 17:10 »
filisteus,

Tenho mesma placa de som pci e mesmo som on board. Tive o mesmo problema, só consegui resolver assim:

através do Synaptic "baixar"  asoundconf-gtk sinaptyc o que me permite seleccionar a card de som para o sistema.

Espero que resulte consigo,

Um abraço

Offline filisteus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Problema no som
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:08 »
Bem!  esquecendo da versão 8.04, eu voltei a usar ubuntu com versão 8.10, achando que ja teriam consertado esse bug mas para minha supresa.
A coisa piorou, pq além de não consertar o bug, o som do flash,youtube no firefox não aparece e nem os som do sistema.
Já tentei de tudo, gstreamer-properties,configurar o firefox.rc,baixar o driver alsa e compilar, usar o plugin padrao  do flash e outras formas que agora não estou lembrado.
Mas enfim desisti do ubuntu  >:(

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Problema no som
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2008, 12:56 »
o linux nao é o windows, nao se deve desistir
sempre há uma solução, pesquise bem
Linux user #480130

Offline filisteus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Problema no som
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2008, 17:27 »
o linux nao é o windows, nao se deve desistir
sempre há uma solução, pesquise bem

Eu que bem sei disso, mas diante de tantas tentativas e varios insucessos, eu resolvi desistir.
Até pq vc tem que achar uma distribuição que mas combine com vc e a minha é a slackware

Offline luis.verderena

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Problema no som
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2008, 01:26 »
filisteus,

A minha placa é a mesma C-Media CMI8738 e placa on-board é q não é igual á tua a minha é HDA VIA VT82xx . (Não tenho  placa  desabilitada na Bios)

O que fiz foi:  no synaptic "baixar" o asoundconf-gtk e só se deve mexer ai uma vez ou seja seleccionas a card  C-Media CMI8738 e fechas a janela depois não mexas mais ai...

em Applet de volume em Controlo de Volume  seleccionar a C-Media CMI8738 (Alsa-Mixer) e pôr as opções de som...
                                  Em Preferências : seleccionar  C-Media CMI8738 (Alsa-Mixer) e seleccionar todos dispositivos no meu caso são: Principal, PCM, Sintetizador, Entrada, CD, Microfone, Microfone Captura, Colunas do Pc e Auxiliar.

Feita esta parte ir a Sistema--»Preferências--» Som

e eu tenho assim seleccionado em Dispositivos:

                 Som Eventos--Reprodução de som:  C-Media CMI8738 (model 55) C-Media PCI DAC/ADC (OSS)
                 Música e Filmes -- Rep. de som :     C-Media CMI8738 (model 55) C-Media PCI DAC/ADC (OSS)
                 Conferencia Audio- REp.Som c:        C-Media CMI8738 (model 55) C-Media PCI DAC/ADC (OSS)
                                         - Captura Som:     ALSA (Arquitectura Avançada de Som Linux)

                Canais de Mistura por Omissão-- Dispositivo : C-Media CMI8738 (Alsa-Mixer)
                e tenho todos seleccionados: Principal, PCM, Sintetizador, Entrada, CD, Microfone, Microfone        Captura, Colunas do Pc e Auxiliar.

  Em Sons tenho x em : todos as 3 opções.

Após isto reiniciar pc...

Comigo tá a funcionar bem...

Um abraço

« Última modificação: 19 de Novembro de 2008, 01:28 por luis.verderena »

Offline gpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
    • www.gpr.ppg.br
Re: Problema no som
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2012, 10:47 »
Dica:
como configurar som Ubuntu Surround 5.1 CMI8738, placa genius
tive uma certa dificuldade com essa placa de som CMI8738, 5.1 6ch da genius.

estava com o problema,
a cada musica ou video o audio desconfigurava,
dai tinha que clicar nas opções de audio
e trocar a opcao de 5.1 para 5.0
e clicar novamente na 5.1 que voltava a tocar as 6 caixas.
muito chato.

ja estava quase compilando o kernel com dicas encontradas ne web.
e achei varias dicas. que resumi todas abaixo.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,102381.0.html
Ubuntu Studio