Caros Amigos, muito bom dia.
Sou iniciante e gostaria de algumas explicações e ou ajuda.
Tenho um notebook Compac nx9010, instalei o Ubuntu 7.10 Br, uso Velox 1mega (é o que dizem, rsrs) e um router D-link DI-524 com a configuração básica do fabricante. Tenho mais duas maquinas em casa usando o Windows XP.
Bom, optei pelo Ubuntu pela segurança que me indicaram. Esta tudo rodando as 1000 maravilhas, uso o Firefox, Evolution, Amsn com WebCam, Amule e os básicos do próprio Ubuntu.
Há única coisa diferente é que tenho uma maquina virtual no Ubuntu rodando XP para poder executar algumas aplicações para analise, coisa pouca (Contas a pagar, caixa, frota, Estoque), instalo-as analiso, vejo se servem para o cliente e indico a compra.
Minhas grandes duvidas são as seguintes:
A) Estou necessitando acessar Bcos (Brasil, Caixa, Itaú) ainda tenho medo de colocar minhas informações (senhas). Eu deveria fazer ou instalar alguma coisa para maior segurança?
B) Liberei algumas portas no router (WebCam Amsn – 4681) / (Amule TCP 4662 e UDP 4672), isso poderá me trazer problemas ?
C) Quanto a anti-virus, será necessário ter algum ?
D) As atualizações automáticas são seguras ? Pois a ultima do Amsn me detonou o mesmo e tive que instalar tudo novamente. Essa atualização esta pendente, não a deixei rodar. E agora ela fica lá toda hora me solicitando que atualize o Amsn, tenho como deleta-la de lá ?
E) A ultima prometo, na inicialização do Ubuntu, a maquina fica uns 3 a 4 minutos com a tela negra apenas acessando o disco, seria possível eu visualizar o que esta acontecendo? No desligamento a mesma coisa e não desliga automaticamente, tenho que depois desligar o computador manualmente. Isso tem jeito?
Um forte abraço.
Ricardo Ferreira