Autor Tópico: melhor formato para a particao onde vou instalar o Ubuntu  (Lida 5615 vezes)

Xandor

  • Visitante
melhor formato para a particao onde vou instalar o Ubuntu
« Online: 26 de Janeiro de 2006, 19:25 »
pessoal,


to parcionando meu HD agora mesmo para instalar o Ubuntu, e no PartitionMagic ele da varias opcoes ( fat, fat32, NTFS; LinuxExt1, 2 e Swap) qual seria o ideal, uma vez que meu HD é de 80 GB e o Win com meus programas ja utilizam 40GB, entao vou deixar 30 para o Linux!

Valeu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: melhor formato para a particao onde vou instalar o Ubunt
« Resposta #1 Online: 26 de Janeiro de 2006, 21:26 »
Citação de: "Xandor"
pessoal,


to parcionando meu HD agora mesmo para instalar o Ubuntu, e no PartitionMagic ele da varias opcoes ( fat, fat32, NTFS; LinuxExt1, 2 e Swap) qual seria o ideal, uma vez que meu HD é de 80 GB e o Win com meus programas ja utilizam 40GB, entao vou deixar 30 para o Linux!

Valeu


Pode usar o FAT32, o instalador do Ubuntu não utilizará nenhum dos formatos do Windows. Você terá que escolher entre EXT2; EXT3; Reiserfs e XFS.

Pra ficar claro, você vai formatar uma parte do seu HD em FAT32 para o instalador do Ubuntu formatar essa partição FAT32 em um sistema de arquivos usado pelo Ubuntu!

Eu uso o ReiserFS, mas o EXT3 também é muito bom. Além disso ele vai  usar uma parte dessa partição para o SWAP.

Dá uma lida no Guia do Ubuntu escrito pelo Moritmoto para você ter uma idéia melhor!  E faça Backup dos seus dados antes de mexer em alguma coisa!

http://www.guiadohardware.net/guias/02/
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Re: melhor formato para a particao onde vou instalar o Ubunt
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2006, 13:13 »
Citação de: "Xandor"
pessoal,


to parcionando meu HD agora mesmo para instalar o Ubuntu, e no PartitionMagic ele da varias opcoes ( fat, fat32, NTFS; LinuxExt1, 2 e Swap) qual seria o ideal, uma vez que meu HD é de 80 GB e o Win com meus programas ja utilizam 40GB, entao vou deixar 30 para o Linux!

Valeu


Compre essa revista: http://www.linuxmagazine.com.br/issue/16
Procure na 3 edição (acho que é não tenho certeza!) com o nome sistemas de arquivos...
É uma ótima matéria sobre sistemas de arquivos que tem até testes entre eles..

Ex: o Reiser FS é o campeão entre os outros no quesito velocidade com arquivos pequenos rodando em Journaling. Já o XFS é campeão com arquivos grandes (Gb e também). Analise bem a matéria e veja qual dos sistemas de arquivos te atende melhor...

EDIT: Não sei se o PDF ficará disponivel no site para download!.. nessa última edição da revista com certeza tem.
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Xandor

  • Visitante
melhor formato para a particao onde vou instalar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2006, 13:41 »
valeu...

o site tem boas dicas para iniciantes como eu....

ja a revista, acho que nao vou encontra-la, pois moro bem longe do Brasil..... mas vou procurar na net!

infelizmante nao deu tempo de selecionar nenhum deles, pois o Win resolveu apagar por conta propria o arquivo .dll e agora nao consigo nem iniciar mais o xp, entao vou ter que instalar tudo denovo! coisas da winda!!!

mas acho que ja sei por onde comecar da proxima vez......

abracos

xandor

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
melhor formato para a particao onde vou instalar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2006, 14:57 »
Citação de: "Xandor"
valeu...

o site tem boas dicas para iniciantes como eu....

ja a revista, acho que nao vou encontra-la, pois moro bem longe do Brasil..... mas vou procurar na net!

infelizmante nao deu tempo de selecionar nenhum deles, pois o Win resolveu apagar por conta propria o arquivo .dll e agora nao consigo nem iniciar mais o xp, entao vou ter que instalar tudo denovo! coisas da winda!!!

mas acho que ja sei por onde comecar da proxima vez......

abracos

xandor


huahuuha!. perdão nem vi!...  :D  vai de ReiserFS mesmo!.. é a melhor escolha para um Desktop.
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.