Autor Tópico: Internet Explorer no linux, é perigoso?  (Lida 4754 vezes)

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Online: 19 de MAR?O de 2008, 08:46 »
 Explico:
 Uso o Linux para minhas transações financeiras normalmente, tenho instalado o ubuntu via virtual disk(wubi) em um micro, e o fedora em outro (dual boot) num outro micro os dois com o XP. Mas desgraçadamente uma das empresas que eu uso para financiamentos on line só abre corretamente no I.E.
já reclamei e sugeri na empresa que mudem isso( nem no FF do windows abre direito)mas sem efeito, então minha solução foi instalar o I.E. no linux via IE4Linux, só que eu fico preocupado pois sei que o I.E, é uma verdadeira peneira. E' perigoso usar o I.E., ou seja é possivel se instalar algum malware nele mesmo este estando no linux?.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #1 Online: 19 de MAR?O de 2008, 09:15 »
Em teoria, se você executar um trojan/phishing (.scr, .cmd por exemplo) recebido via e-mail, é possível que se instale no IE Wine.

Por curiosidade, eu testei.
Meninos não façam isso em casa! :P

Primeiro eu apaguei o link para o drive Z: que dá acesso à toda a máquina.
Código: [Selecionar]
rm ~/.wine/dosdevice/z:
Depois executei um trojan que eu tinha testado:
Código: [Selecionar]
glaydson@glaydson-desktop:~/.wine/drive_c$ wine NetEmpresa-3.3.25.exe
fixme:winspool:AddPrinterDriverExW Flags 0x8 ignored (Fallback to APD_COPY_ALL_FILES)
fixme:winspool:AddPrinterDriverExW ### DrvDriverEvent(...,DRIVEREVENT_INITIALIZE) not implemented yet
[fixme:winspool:AddPrinterDriverExW Flags 0x8 ignored (Fallback to APD_COPY_ALL_FILES)
fixme:winspool:AddPrinterDriverExW ### DrvDriverEvent(...,DRIVEREVENT_INITIALIZE) not implemented yet

Apareceu isso. Para quem nunca viu um phishing :)



Depois isso:



Ao digitar a senha "1234567", travou. Depois solicitou a chave de segurança. Um novo "123456".

Não é um trojan que se instala no IE, ele já vai direto, mas dá pra ver que não é nada simples. Um trojan no wine pode mudar os registros do "Falso Windows" do Wine para interceptar informações do IE o que acontece normalmente com aqueles golpes de "baixe fotos do acidente X", "veja as fotos proibidas de... " , etc.

Para evitar problemas: Só navegue pelo IE para este site maldito específico.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #2 Online: 19 de MAR?O de 2008, 11:49 »
 Putz! esse I.E. é um verdadeiro ninho de malware!  Não entendo o porquê de alguns desenvolvedores de sites continuarem a disponiilizar sites somente para essa fraude ambulante do I.E.(talvez para vender antivirus depois hehehe) mas tá anotado, valeu pela dica, vou continuar 'infernizando" os administradores do site ( Vital Cred para quem quiser saber!) para tentar mudar isso!
 Obrigado!
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2008, 23:25 »
O Agente100Gelo já disse tudo... a meu ver, não faz o menor sentido alguém instalar um SO robusto como o Linux e depois torpedá-lo usando o browser mais ridiculamente vulnerável que existe. Jamais usei esse lixo do IE (usava Netscape, depois Firefox) e em quase 20 anos na rede jamais peguei um só malware...  Linux é Linux, porque querer usar M$ nele?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline virtualhjs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2008, 23:03 »
Meu motivo, por exemplo, é para usar um site que só funciona corretamente no IE. Nem o Seamonkey, nem o Opera nem o Firefox conseguem exibi-lo corretamente. É muito incomodo sair do Linux e ir pro Ruin para usar o site.
Infelizmente não consigo fazer o wine com x-wine rodar o I.E. 7... Alguém pode ajudar?

Offline T_Rex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2008, 22:11 »
Macalex


           Você já tentou usar o User Agent Switcher?

É um complemento do Firefox, que simula, para o site que vc. está conectando, que o browser é o IE7(ou Opera ou Netscape).
Depois de instalado vá em Ferramentas >>User Agent Switcher IE7(Vista). Clique e tente acessar esse site.
Pode não funcionar, mas não custa tentar.
O complemento está em addons para o Firefox. É melhor googlar, fica mais fácil para ir a página exata, já que não recordo a URL.

PS:A demonstração do agente100gelo foi ótima e didática. Cruzes...

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2008, 22:34 »
Em teoria, se você executar um trojan/phishing (.scr, .cmd por exemplo) recebido via e-mail, é possível que se instale no IE Wine.

Por curiosidade, eu testei.
Meninos não façam isso em casa! :P

Primeiro eu apaguei o link para o drive Z: que dá acesso à toda a máquina.
Código: [Selecionar]
rm ~/.wine/dosdevice/z:
Depois executei um trojan que eu tinha testado:
Código: [Selecionar]
glaydson@glaydson-desktop:~/.wine/drive_c$ wine NetEmpresa-3.3.25.exe
fixme:winspool:AddPrinterDriverExW Flags 0x8 ignored (Fallback to APD_COPY_ALL_FILES)
fixme:winspool:AddPrinterDriverExW ### DrvDriverEvent(...,DRIVEREVENT_INITIALIZE) not implemented yet
[fixme:winspool:AddPrinterDriverExW Flags 0x8 ignored (Fallback to APD_COPY_ALL_FILES)
fixme:winspool:AddPrinterDriverExW ### DrvDriverEvent(...,DRIVEREVENT_INITIALIZE) not implemented yet

Apareceu isso. Para quem nunca viu um phishing :)



Depois isso:



Ao digitar a senha "1234567", travou. Depois solicitou a chave de segurança. Um novo "123456".

Não é um trojan que se instala no IE, ele já vai direto, mas dá pra ver que não é nada simples. Um trojan no wine pode mudar os registros do "Falso Windows" do Wine para interceptar informações do IE o que acontece normalmente com aqueles golpes de "baixe fotos do acidente X", "veja as fotos proibidas de... " , etc.

Para evitar problemas: Só navegue pelo IE para este site maldito específico.



 :o :o :o
o Firefox pra windows é tão ruim (vuneravel) quanto o IE7??


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2008, 22:44 »
Acho que não, visto que são as vulnerabilidades de cada um que são usadas.

Alguns sites que sei que trazem problemas usando o IE parecem ser imunes usando o Firefox.

Acredito que o contrário também deva acontecer, mas em menor escala, mas não sou o mais indicado para falar nisto, já que sou um usuário que praticamente não usa windows, até porque não comecei por ele.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2008, 23:21 »
Acho que não, visto que são as vulnerabilidades de cada um que são usadas.

Alguns sites que sei que trazem problemas usando o IE parecem ser imunes usando o Firefox.

Acredito que o contrário também deva acontecer, mas em menor escala, mas não sou o mais indicado para falar nisto, já que sou um usuário que praticamente não usa windows, até porque não comecei por ele.

valeu pela resposta  :D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2008, 08:07 »
Acho que não, visto que são as vulnerabilidades de cada um que são usadas.

Alguns sites que sei que trazem problemas usando o IE parecem ser imunes usando o Firefox.

Acredito que o contrário também deva acontecer, mas em menor escala, mas não sou o mais indicado para falar nisto, já que sou um usuário que praticamente não usa windows, até porque não comecei por ele.

valeu pela resposta  :D

Eu já brinquei com um Trojan no Windows. Instalei de propósito e não contaminou o Firefox nem na mesma conta.
Pode ser que existam outros que façam.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2008, 13:46 »
Acho que não, visto que são as vulnerabilidades de cada um que são usadas.

Alguns sites que sei que trazem problemas usando o IE parecem ser imunes usando o Firefox.

Acredito que o contrário também deva acontecer, mas em menor escala, mas não sou o mais indicado para falar nisto, já que sou um usuário que praticamente não usa windows, até porque não comecei por ele.

valeu pela resposta  :D

Eu já brinquei com um Trojan no Windows. Instalei de propósito e não contaminou o Firefox nem na mesma conta.
Pode ser que existam outros que façam.

então significa que pra maioria de Trojan, mawer etc... do IE, o Firefox é imune?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2008, 14:31 »
então significa que pra maioria de Trojan, mawer etc... do IE, o Firefox é imune?

Acho precipitado ter esta conclusão. As atualizações de segurança do Firefox são melhores e mais rápidas, mas estamos falando de outros programas que capturam dados do sistema operacional.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2008, 15:10 »
Bom, por esse tópico, continuo vendo que o IE apenas presta pra testar layouts de sites e olhe lá.


Ubuntu User Nº:

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Internet Explorer no linux, é perigoso?
« Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2008, 17:38 »
Acho precipitado ter esta conclusão. As atualizações de segurança do Firefox são melhores e mais rápidas, mas estamos falando de outros programas que capturam dados do sistema operacional.

hum....... é, tem razão, acho que estes programas funcionariam em ambos (quase todos)