Esta é uma descrição feita para o HP Compaq nx6110 usando o Ubuntu 5.10, mas poderá funcionar com outros modelos fazendo algumas modificações.
A informação da sua placa pode ser obtida pelo comando:
# lspci
No meu caso apareceu o seguinte:
Broadcom Corporation BCM 4306 802.11b/g wireless Lan controller.
Pelo que me consta, não existe um driver especifico deste modelo para linux.
Neste caso deve-se instalar o programa Ndiswrapper. No caso do Ubuntu podemos dispensar aquela descrição de como obter o programa na Internet, descomprimi-lo, compila-lo e instala-lo. Não necessitei fazer nada disso para obter o sucesso desejado. É só usar o synaptic que vou descrever mais abaixo.
O Ndiswrapper é uma espécie de Wine para drivers de placas de rede wireless. Ele permite que placas originalmente não suportadas no Linux funcionem usando os drivers do Windows.
Instalando no Ubuntu
Rodando o synaptic -> Recarregar -> Procurar. Ponha o nome ndiswrapper. Deve aparecer 3 itens ndiswrapper source,util e ndisgtk.
Em cada quadrado, marque com o lado direito do mouse (marcar para instalação) e depois tecle em aplicar e o programa será instalado.
Não sei se com os repositórios default vai aparecer o nome do programa. Caso contrario vc teria de trocar (atualizar) o sources.list seguindo a orientação do post em dicas e truques do LedStyle.
Se por algum motivo, vc não encontrar o ndiswrapper para instalar. O download poderá ser feito direto do site:
http://sourceforge.net/projects/ndiswrapper/E instala-lo seguindo este link
http://www.guiadohardware.net/guias/05/index4.phpMas só ter o ndiswrapper instalado não vai fazer funcionar sua placa...
Vamos agora pegar os drivers para o windows da sua placa wireless e coloca-los todos num só diretório - broadcom, por exemplo - . É importante que contenha todos os arquivos com as terminações inf e sys. Em geral os drivers para windows xp são os que funcionam melhor.
No meu caso, os arquivos com terminação inf foram: bcmwl5a.inf e bcmwl5.inf. E só a instalação do bcmwl5.inf foi suficiente.
Embora vc possa fazer a instalação com os arquivos localizados na partição do windows, eu prefiro traze-los para a pasta pessoal e criar um diretório contendo estes drivers e usaria o comando dentro do diretório:
# sudo ndiswrapper -i bcmwl5.inf
Caso não dê nenhuma mensagem de erro, o driver foi instalado corretamente.
Rode agora o comando "ndiswrapper -l" para verificar se o driver foi mesmo ativado. Você verá uma lista como:
Installed ndis drivers:
bcmwl5 driver present, hardware present
Com o driver carregado, você já pode carregar o módulo com um:
# modprobe ndiswrapper
Agora vamos configurar e ativar a conexão:
Sistema -> Administração -> Rede -> Conexão wireless -> Propriedades ->Habilitar esta conexão e em configuração escolha a opção DHCP -> OK.
Dispositivo padrão de gateway Wlan0

Se tudo der certo , deve aparecer que a rede está ativa.
Rode o firefox, ou seu browser favorito...
Para que a configuração seja salva e o Ndiswrapper seja carregado durante o boot, você deve rodar o comando:
# ndiswrapper -m
Devemos também inclui-lo entre os modulos a serem carregados:
# sudo gedit /etc/modules
e inclua em uma nova linha a palavra
ndiswapper
Boa sorte
Referências
http://www.guiadohardware.net/guias/05/Linux Ferramentas Técnicas Guia prático - Morimoto