Autor Tópico: Instalando wireless no notebook HP Compaq  (Lida 31663 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Online: 28 de Janeiro de 2006, 18:16 »
Esta é uma descrição feita para o  HP Compaq nx6110  usando o Ubuntu 5.10, mas poderá funcionar com outros modelos fazendo algumas modificações.
 
A informação da sua placa pode ser obtida pelo comando:

# lspci

No meu caso apareceu o seguinte:

Broadcom Corporation BCM 4306 802.11b/g wireless Lan controller.

Pelo que me consta, não existe um driver especifico deste modelo para linux.
Neste caso deve-se instalar o programa Ndiswrapper. No caso do Ubuntu podemos dispensar aquela descrição de como obter o programa na Internet, descomprimi-lo, compila-lo e instala-lo. Não necessitei fazer nada disso para obter o sucesso desejado. É só usar o synaptic que vou descrever mais abaixo.

O Ndiswrapper é uma espécie de Wine para drivers de placas de rede wireless. Ele permite  que placas originalmente não suportadas no Linux funcionem usando os drivers do Windows.

Instalando no Ubuntu

Rodando o synaptic -> Recarregar -> Procurar. Ponha o nome ndiswrapper. Deve aparecer 3 itens ndiswrapper source,util e ndisgtk.
Em cada quadrado, marque com o lado direito do mouse (marcar para instalação) e depois tecle em aplicar e o programa será instalado.
Não sei se com os repositórios default vai aparecer o nome do programa. Caso contrario vc teria de trocar (atualizar) o sources.list seguindo a orientação do post em dicas e truques do LedStyle.

Se por algum motivo, vc não encontrar o ndiswrapper para instalar. O download poderá ser feito direto do site:

http://sourceforge.net/projects/ndiswrapper/

E instala-lo seguindo este link

http://www.guiadohardware.net/guias/05/index4.php

Mas só ter o ndiswrapper instalado não vai fazer funcionar sua placa...

Vamos agora pegar os drivers para o windows da sua placa wireless e coloca-los todos num só diretório - broadcom, por exemplo - . É importante que contenha todos os arquivos com as terminações  inf e sys. Em geral os drivers para windows xp são os que funcionam melhor.
No meu caso, os arquivos com terminação inf foram: bcmwl5a.inf e bcmwl5.inf. E só a instalação do bcmwl5.inf foi suficiente.
Embora vc possa fazer a instalação com os arquivos localizados na partição do windows, eu prefiro traze-los para a pasta pessoal e criar um diretório contendo estes drivers e usaria o comando dentro do diretório:

# sudo ndiswrapper -i bcmwl5.inf

Caso não dê nenhuma mensagem de erro, o  driver foi instalado corretamente.
Rode agora o comando "ndiswrapper -l" para verificar se o driver foi mesmo ativado. Você verá uma lista como:
Installed ndis drivers:
bcmwl5 driver present, hardware present

Com o driver carregado, você já pode carregar o módulo com um:
# modprobe ndiswrapper
 
Agora vamos configurar e ativar a conexão:
Sistema -> Administração -> Rede -> Conexão wireless -> Propriedades ->Habilitar esta conexão e em configuração escolha a opção DHCP -> OK.
Dispositivo padrão de gateway Wlan0



Se tudo der certo , deve aparecer que a rede está ativa.
Rode o firefox, ou seu browser favorito...
Para que a configuração seja salva e o Ndiswrapper seja carregado durante o boot, você deve rodar o comando:
# ndiswrapper -m
Devemos também inclui-lo entre os modulos a serem carregados:
# sudo gedit /etc/modules
e inclua em uma nova linha a palavra
ndiswapper

Boa sorte

Referências
http://www.guiadohardware.net/guias/05/
Linux Ferramentas Técnicas Guia prático - Morimoto
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2007, 08:49 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

ricardomartins

  • Visitante
Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2006, 05:07 »
Grande amigo,
Valeu mesmo pela dica, mesmo nao sendo o mesmo modelo de notebook nem de placa ( O meu e um Acer e minha placa e Broadcom Modelo4318 ) através dela eu consegui instalar o ndiswrapper e o driver da minha placa. Com o comando ndoswrapper -l e exibido corretamente a mensagem driver installed, hardware present. Porém, no utilitário de configuracao de rede ela nao aparece, aparecem apenas a etho e o meu modem. Pode me dar mais alguma ajuda ?

ricardomartins

  • Visitante
Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2006, 05:19 »
Citação de: "ricardomartins"
Grande amigo,
Valeu mesmo pela dica, mesmo nao sendo o mesmo modelo de notebook nem de placa ( O meu e um Acer e minha placa e Broadcom Modelo4318 ) através dela eu consegui instalar o ndiswrapper e o driver da minha placa. Com o comando ndoswrapper -l e exibido corretamente a mensagem driver installed, hardware present. Porém, no utilitário de configuracao de rede ela nao aparece, aparecem apenas a etho e o meu modem. Pode me dar mais alguma ajuda ?


Foi mal pessoal...nao tinha reparado que era proibido postar duvidas aqui ...
Desculpem.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2006, 20:50 »
Ricardo, realmente dúvidas, não. Mas se for o feedback de uma instalação, sim.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2006, 11:05 »
Aqui funcionou exatamente como vc explicou, mas só tenho uma dúvida.
Como faço a autenticação? Pois no windows preciso colocar o usuário e a senha, mas e no ubuntu, onde vão estas informações?



-- Linux Counter user #423167 --

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2006, 12:16 »
Aqui funcionou exatamente como vc explicou, mas só tenho uma dúvida.
Como faço a autenticação? Pois no windows preciso colocar o usuário e a senha, mas e no ubuntu, onde vão estas informações?
Você já instalou o network-manager-gnome?
Veja também este site.
http://www.guiadohardware.net/guias/11/index1.php
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Hawk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Opera - Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Instalando wireless no notebook HP Compaq
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2006, 20:06 »
Instalei o network-manager-gnome e li o tópico, tudo q é dito ali já fiz inúmeras vezes. Minha dúvida é sobre inserir o nome de usuário e a senha. Eu não me conecto em nenhuma rede, minha conexão é direta a um ponto de acesso do meu provedor, mas para q eu possa me conectar e conseguir meu ip, q no caso é dinâmico dhcp, preciso fazera autenticação no ponto acesso mais próximo, inserindo nome de usuário e senha.



-- Linux Counter user #423167 --