Autor Tópico: Colocar outro hd.[Resolvido]  (Lida 2813 vezes)

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Colocar outro hd.[Resolvido]
« Online: 22 de MAR?O de 2008, 22:27 »
Estou pensando em comprar outro hd só pro Ubuntu. Dá pra transferir o S.O. pra esse novo hd sem ter que desinstalar? Como é que fica? Na hora de selecionar, é que nem em duo boot? Aguardo,




Bezerra.



Pentium 4-3.200/3.200 Memo: DDR2  2x1  667  Kingston - MoBo: GA-945GZM-S2 - Placa de Vídeo: GeForce  512 MB - 7.300 SE/7.200 GS - Gravador DVD LG - Ubuntu 7.10


« Última modificação: 23 de MAR?O de 2008, 10:23 por elio7769 »
Bezerra.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Colocar outro hd.
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2008, 23:24 »
Já até vi tópicos aqui em que o usuário transfere toda a instalação de uma partição para outra.... ou seja, tem sim, mesmo sem que eu saiba como.

Mas sua instalação esta em uma partição pequena, ou o problema são para salvar seus arquivos pessoais? Pergunto porque de repente você pode apenas colocar sua HOME neste novo HD.

De qualquer forma provavelmente você deverá reinstalar o GRUB, já que os arquivos relacionados a ele estarão em outro HD.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

arlei

  • Visitante
Re: Colocar outro hd.
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2008, 09:29 »
Olá elio7769.

Conforme dito pelo Cristiano, sim é possível, inclusive clonando também a MBR (onde fica o setor de boot) e tabela de partições tendo como resultado um outro HD exatamente igual ao seu anterior, ou seja, uma imagem perfeita e funcional.

E isso tudo é possível simplesmente fazendo uso do comando dd, embora eu particularmente faço uso e aconselho a ferramenta Partimage a partir de um live CD qualquer que a tenha, como por exemplo o Parted Magic.

Abaixo segue link bastante útil e interessante sobre o assunto, demonstrando inclusive como clonar interiramente um HD fazendo uso do Partimage e do dd.
http://www.guiadohardware.net/artigos/clonagem-backup-partimage/

Agora, se existe a possibilidade de vc alterar apenas a partição/disco onde se encontra seu $HOME, já que é onde normalmente estarão o maior volume de dados, o faça. Para tanto segue abaixo página de nosso Wiki informando como o fazer.
http://wiki.ubuntubrasil.org/ColocarHomeEmNovaParticao

T+
Arlei

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Colocar outro hd.
« Resposta #3 Online: 23 de MAR?O de 2008, 10:22 »
Bem senhores; as explicações foram meia complicadas pra mim. Cristiano, o meu hd é de 80 e coloquei o Ubuntu em vinte. Não entendi o que você quis dizer com "Partição pequena". Eu quero separar, porque se der "pau", como deu diversas vezes eu tenha só que formatar o Ubuntu. Como vocês sabem, eu sou novato em Linux, pra mim e pra todos que se interessam por informática, tem que ser fuçador, senão não aprende. Já instalei e reinstalei o Ubuntu umas dez vezes. A última vez, foi no compiz-fusion. Marquei um tal de cubo e apareceu uma janela com a seguinte pergunta: desativar um tal de muro ou... sei lá. Marquei desativar/cancelar e fiquei sem acessar nada. As minhas; desativar janelas minimizar e fechar simplesmente desapareceram! Acabei dando risadas. Fui e reinstalei do zero novamente. Pus o Firestarter(não me acostumei ainda que não precisa de antivírus), dessa vez configurei direitinho. Da outra vez, não deu "pau", mas toda vez que ligava a máquina aparecia uma janela:"falha ao iniciar firewall", dava o.k. e a janela sumia. Dessa vez fui atrás do erro. Na hora de configurar, lembrei do (grande) Alarcon e do artigo dele sobre o Firestarter. Em firewall, foi só não habilitar a primeira opção. Simples assim. O problema é que o ser humano é muito imediatista, não presta atenção e etc...Bom, me desculpem pela enchessão e fiquem com Deus! Vou comprar o hd e reinstalar do zero.



Bezerra.
Bezerra.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Colocar outro hd.[Resolvido]
« Resposta #4 Online: 23 de MAR?O de 2008, 21:35 »
Se seu problema é apenas reinstalar a partição raiz (/) do seu sistema sem perder dados de outro sistema, nem os arquivos pessoais que você tem guardado em sua HOME basta mesmo separá-la da partição principal.

Para isto existem bons tópicos sobre o tema, entre eles tem o tópico Re: Reinstalacao socoroooooooooo!!! que traz um bom link explicando como fazer, e também um link para o wiki do ubuntu sobre o tema.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!