Autor Tópico: Site de downloads para Ubuntu  (Lida 87135 vezes)

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Site de downloads para Ubuntu
« Online: 22 de MAR?O de 2008, 16:11 »
Olá pessoal.
Isso é um convite.

Estou criando um site de downloads de programas, jogos e afins para linux, enfatizando ao máximo o Ubuntu, e estou precisando de ajuda.
A idéia é divulgar as facilidades de instalação de programas no Ubuntu, por meio de pacotes .deb, e incentivar novos usuários a migrarem para o Linux sem medo e sem complicações.

Estou aberto a críticas e sugestões.

Aos interessados, favor entrar em contato por MP, para tratarmos de questões financeiras e formas de participação.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2008, 17:49 por Master_ »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Linux
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2008, 16:45 »
Master_, tua idéia é bacana mas já existe algo semelhante, conhece o GetDeb? É um repositório de programas e jogos empacotados em .deb feitos sob medida para o Ubuntu. Mas se tua idéia é fazer algo com enfoque mais local, com programas nossos (até dou um exemplo, o jSMS), vai em frente, tua atitude é louvável. []'s, Gláuber.

Offline Master_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 221
  • Liberdade, ainda que tardia...
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Linux
« Resposta #2 Online: 22 de MAR?O de 2008, 17:11 »
Master_, tua idéia é bacana mas já existe algo semelhante, conhece o GetDeb? É um repositório de programas e jogos empacotados em .deb feitos sob medida para o Ubuntu. Mas se tua idéia é fazer algo com enfoque mais local, com programas nossos (até dou um exemplo, o jSMS), vai em frente, tua atitude é louvável. []'s, Gláuber.

Sim amigo, conheço o GetDeb.
Aliás, sempre faço downloads nele.

Porém buscarei fazer algo diferente, algo como um "baixaki" do Ubuntu, buscando incentivar os internautas a migrarem para o Linux e se apaixonarem pelo Ubuntu :D.

Não tenho muuito espaço para hospedagem ainda, mas a inteção é abrir um espaço grátis no site para que os programadores possam abrir projetos de softwares para Linux de forma gratuita, e ainda divulgá-los no site de downloads. Claro, o sistema de projetos ficará mais à parte, para não bagunçar tudo; e tentarei fazser desse sistema algo como uma rede social de programadores, para os projetos surgirem de forma descontraída e participativa.

Buscarei também, incentivar a criação de mais servidores que hospedem softwares de código aberto no Brasil, como forma de divulgar os sistemas livres e rebaixar a pirataria.

----------------------------
As idéias seria as seguintes:

Sistema de Projetos:
- Uma pequena rede social, que dê possibilidades de criar lista de amigos e comunidades/projetos;
- Disponibilização de links diretos para o download do programa de código aberto, sem custo algum;
- Avaliação dos projetos pela comunidade;
- Blogs e Fóruns.
- Ferramenta de divulgação no site de downloads para lançamentos e atualizações dos projetos.

Site de Downloads:
- Capacidade de integração com o sistema de projetos, no intuito de facilitar a divulgação dos programas recém criados;
- Divisão por categorias, de forma detalhada e de fácil acesso;
- Página de descrição do programa, com comentários da comunidade, softwares relacionados e dicas de instalação e configuração.
- Sessão especial para jogos, com a capacidade de se criar pequenos fóruns de discussão sobre cada jogo (fôssemos dignos, integrar essa parte com o ubuntugames.org);
- Etc.

Espero que esses detalhes esclareçam dúvidas da comunidade e abram o interesse de muitos.

Aguardo dicas da comunidade e MP's de interessados.

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2008, 02:16 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29675.0.html

Olha esse projeto, é bem parecido com o que você tá querendo.
kcnp

Offline |rafael.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2008, 11:34 »
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29675.0.html

Olha esse projeto, é bem parecido com o que você tá querendo.

O projeto é parecido, mas o deste tópico me parece mais viável.

Achei muito legal a idéia ... vamos conversar mais. O post já tem um tempo, poste como está o andamento e como podemos ajudar agora ;)

To na espera

Abraço

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2008, 15:04 »
Eu não sou responsavel e não participo daquele projeto não, so postei o link por que achei os projetos bem parecidos.
kcnp

Offline labfreak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2008, 16:08 »
eu so novo nestas andanças do linux, mas gosto da ideia..

sera que nao consegues que uma empresa de alojamento te patrocine este projecto?
Blog Humor Nacional > http://www.geracaouro.com/

Offline netzen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • Objective Kanji
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2008, 09:10 »
Olá,

sobre a parte de PROJETOS, tem mais algum detalhe que nos ajude a entender melhor ?

Thanks,
Valter

Offline niltonpess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2008, 10:17 »
Eu descobri por acaso este site que muito me tem ajudado a obter os programas e pacotes completos:

http://linuxappfinder.com/all ;)

Offline netzen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • Objective Kanji
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2008, 11:13 »
[ Idéia 1 ]

Olá.

É apenas uma idéia pra "colocar na sopa" de idéias ...

Vejam esse site : http://www.showmedo.com/
Ele contem pequenos SCREENCAST mostrando como se faz pequenas coisas ...
Daí vem o nome, "show me do" (mostre-me como se faz, fazendo, assim eu aprendo) ... rsrs

Um repositório de screencasts exclusivo do Ubuntu, mostrando
desde um "apt-get update" até coisas mais sofisticadas como usar editor gráfico ...

[ Fácil produzir screencast ]
É relativamente fácil produzir um screencast, qualquer pessoa consegue.

[ Língua PT ]
Ainda não existe nada em PT, nesse sentido.

[ "man pages" da era GUI ]
Man pages é interessante pra quem é técnico, mas,
se Ubuntu é pra "seres humanos" ... quem sabe vídeos ajudem mais


É isso,
espero que ajude a reviver o tópico,
abraço a todos.

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2008, 11:37 »
caros amiɡos

o que precisamos e de metodos simples de se baixar proɡramas e a consequente instalaçao com simples comando ˈinstalarˈ

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2008, 11:24 »
caros amiɡos

o que precisamos e de metodos simples de se baixar proɡramas e a consequente instalaçao com simples comando ˈinstalarˈ

Mais simples que o synaptic, Adicionar e Remover e os pacotes debs prontos do getdeb.net? Mais simples que isso só se alguém for na sua casa e instalar os programas pra você.  ;D

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2008, 11:36 »
Caro coiote, não precisava um resposta tão irônica. Esta é uma atitude não acolhedora ao participantes do forum. Lembre-se que se temos a intenção de difundir o Linux, temos que respeitar aqueles que apenas sentam-se à frente do computador e acionam teclas e isto é a grande maioria dos usuários. Atitudes como esta tendem a afastar novos adeptos ao Linux. Ao instalar determinados programas, preciso do "Consola" e nem todos sabem fazer uso do mesmo. O Synaptic funciona na plenitude para aqueles que são versado em inglês, pois a maioria dos programas estão em inglês. Lhe pergunto para usar computador é obrigatório saber ler inglês? Limitemos no Forum a responder sim ou não de uma forma cordial e somente assim exerceremos o modo democrático no mesmo.

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2008, 12:11 »
Caro coiote, não precisava um resposta tão irônica. Esta é uma atitude não acolhedora ao participantes do forum. Lembre-se que se temos a intenção de difundir o Linux, temos que respeitar aqueles que apenas sentam-se à frente do computador e acionam teclas e isto é a grande maioria dos usuários. Atitudes como esta tendem a afastar novos adeptos ao Linux. Ao instalar determinados programas, preciso do "Consola" e nem todos sabem fazer uso do mesmo. O Synaptic funciona na plenitude para aqueles que são versado em inglês, pois a maioria dos programas estão em inglês. Lhe pergunto para usar computador é obrigatório saber ler inglês? Limitemos no Forum a responder sim ou não de uma forma cordial e somente assim exerceremos o modo democrático no mesmo.

antoniodosantosor, a minha intenção não foi essa, o que eu queria demontrar é que o processo de instalação de programas no linux em alguns casos é mais simples que no própio windows. Projetos como o do site "getdeb" que distribue os pacotes dos programas já prontos, bastando dar dois cliques são ideais, pra quem precisa de um programa que não existe nos repositórios do ubuntu.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Site de downloads para Ubuntu
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2008, 06:17 »
Master_,

Projectos,
rede social e projectos de software livre não me parece que estejam relacionados, os projectos de software livre utilizam mailing lists, forums, etc, não estou a ver o interesse de uma rede social para isso.. sobre um site para projectos open source fica a perguntar, já existe o LaunchPad para isso, qual vai ser a vantagem do seu site ?

Downloads,
quase todos os programas/jogos já tem uma conta num qualquer sistema de projectos, qual é o interesse em mudarem para um outro sistema só para disponibilizarem downloads ?

No que diz respeito aos downloads já existe o GetDeb, se você souber inglês pode fácilmente participar nele. Eu sou a favor da diversidade mas quando temos ideias comuns muitas vezes vale mais juntar as nossas ideias do que desperdiçar esforços a duplicar as mesmas.

João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu