Autor Tópico: começando do zero (instalar ubuntu)  (Lida 3687 vezes)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
começando do zero (instalar ubuntu)
« Online: 29 de Janeiro de 2006, 00:19 »
Primeiramente, gostaria de dizer que esse é o primeiro contato que tenho, ou pretendo ter com o ubuntu.
Nem sei se posso chama-lo de linux, pois não sei diferenciar nada.... só sei que existem vários outros sistemas operacionais por aí e que estou querendo aprender a mexer neles.

Bem, consegui 2 cd's do ubuntu 5.04 for Intel x86. Um de instalação e outro de 'live'. Esse segundo eu coloquei no drive pra testar e deu certo, mexi um pouco, joguei um pouquinho e gostaria de começar a usar pra valer.

Bem, pra isso quero instalar, mas daí é que preciso da ajuda de vocês.

Tenho um Semprom 2800, 512 de ram, hd 120gb. Tenho duas partições, C: e E: que meu amigo fez quando instalou pra mim o XP.
Mas tenho reparado que é preciso saber esse lance de partição fat32 e etc e tal. Não sei nada disso.

Como faço? Alguém poderia mandar um tutorial legal ou então colocar os passos que devo seguir.

Tem como eu instalar ele no E: que já tenho? Ou precisarei de algo mais?

Bem, aguardo um retorno, gostaria de fazer tudo certo pra não dar pal no XP. Já chega os que ele próprio me fornece...

Até mais.
Obrigado desde já.

sigur

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
começando do zero (instalar ubuntu)
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2006, 02:28 »
seja bem-vindo

leia bastante

recomendo começar por aqui: http://www.guiadohardware.net/guias/02/

abraços

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
começando do zero (instalar ubuntu)
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2006, 10:55 »
Walter, muito obrigado pelo site com o guia. Já marquei ele e vou ler muito mais.
Li todo o guia, entendi algumas coisas, mas são muitas siglas novas para mim, siglas que nunca ouvi falar. Nossa, sei mexer até que bem co outras coisas do win (espero não ser punido por dizer essa palavra aqui, rs), não sou leigo quanto ao sistema win, mas essas novidades linux (nem tão novas assim) pra mim é grego....

Bem, não entendi uma coisa: pelo que li, me parece que na hora de escolher qual partição irá usar pra instalar, ele formatará a partição? Ou seja, tenho muitas coisas no E:, perderei elas ao instalar o ubuntu no E:?

como faço pra que isso não ocorra? Tenho que mover todos os arquivos de lá ou pelo xp mesmo eu particiono o E: em duas partes?

Fiquei meio com medo disso, são muitos detalhes pra seguir na hora, coisas que nem tenho idéia do que são e que na hora com certeza não vou saber oque fazer.

Bem, mais uma vez aguardo uma ajuda.
Obrigado por enquanto.

Sigur

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
começando do zero (instalar ubuntu)
« Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2006, 11:31 »
No momento do particionamento você pode escolher o tamanho da partição, você teria que descontar um pouco do espaço do E: ou o que seja para sobrar pro Ubuntu. É altamente recomendável que você desfragmente todas as partições com Windows antes de alterar o tamanho para evitar a perda de dados.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)