Autor Tópico: Como reconhecer case de HD externo USB Cooler Master X-CRAFT 250 no Ubuntu 8.04  (Lida 3895 vezes)

Offline joãovicente

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
 Olá pessoal, vou dar uma dica de procedimento que realizei para o reconhecimento do case cooler master x-craft 250, que comprei para por o hd substituído do meu notebook.
1º - O PROBLEMA:
- HISTÓRICO: Comprei um hd de 320Gb (Hitachi) para substituir o hd de 80Gb do meu notebook. Bom, fiz a troca do hd e quando instalei o de 80Gb no case da cooler master x-craft 250, ele não foi reconhecido pelo Win XP, Vista e muito menos no Linux. Bem, partir para a pesquisa. Depois de algum estudo, verifiquei o erro.

2º O ERRO:
- O HD não estava formatado, por isso não deu certo.

3º SOLUÇÃO:
- Recoloquei o HD no notebook, rodei o lice-cd do Ubuntu 8.04 e FORMATEI O HD COM TABELA DE ARQUIVOS: FAT 32.
**OBS: por que FAT 32? É o sistema de arquivos mais compatível com o Linux. Vi muitos relatos com formatação em NTFS, dando problema. Essa foi a minha melhor escolha.
- Após a formatação, retirei o HD do notebook e instalei no case.

4º O ALÍVIO:
- Pluguei os cabos USB (dois) nas saídas do meu notebook e testei 1º com o WinVista, de cara instalou como se pendrive fosse, correndo tudo perfeito.
- Rezei um pouco, é claro, solicitei ajuda aos meus espíritos guias, pois nessa hora vale tudo.
- Reiniciei a máquina e pluguei no notebook do mesmo jeito no Ubuntu 8.04 (instalado em dual-boot). Perfeito, parecia um pendrive.

#AVISO: Escrevi este depoimento, pois vi muitas discursões sobre este case na Internet, mas vi poucas soluções. Bom essa deu certo no Ubuntu 8.04. Porém, não testei em outras versões dele, mas no BigLinux4.2 funcionou perfeitamente. Fico esperando resposta de quem comprou esse case e está usando em outras distribuições Linux.
#MUITO IMPORTANTE: Pessoal, um detalhe, quando conectar os dois plugs em desktops escolha as saídas de USB traseiras, pois as frontais pode ocorrer erro, vindo o HD externo a emitir uns "bips".

Boa sorte a todos quem amam a liberdade!
JNeto


« Última modificação: 16 de Maio de 2009, 10:50 por joãovicente »