Autor Tópico: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?  (Lida 22998 vezes)

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #30 Online: 01 de Abril de 2008, 16:01 »
Todaro, acho estranho. No meu lsmod aparecem a snd_via82xx e a via82cxxx. Eu coloquei a snd_via82xx na lista negra e o conflito acabou. Vc deu o lsmod puro que eu te falei?

Sim. Taí o resultado:

Código: [Selecionar]
Module                  Size  Used by
af_packet              28172  2
ipv6                  317192  18
rfcomm                 47656  2
l2cap                  28672  11 rfcomm
bluetooth              63876  4 rfcomm,l2cap
nfsd                  272552  13
exportfs                7808  1 nfsd
lockd                  76336  2 nfsd
sunrpc                198536  8 nfsd,lockd
ppdev                  11272  0
acpi_cpufreq           10632  0
cpufreq_userspace       6048  0
cpufreq_ondemand       10896  2
cpufreq_conservative     9608  0
cpufreq_stats           8160  0
freq_table              6464  3 acpi_cpufreq,cpufreq_ondemand,cpufreq_stats
cpufreq_powersave       3072  0
container               6400  0
button                 10400  0
dock                   12264  0
sbs                    21520  0
video                  21140  0
ac                      7304  0
battery                12424  0
lp                     15048  0
snd_ens1371            31392  0
gameport               18704  1 snd_ens1371
snd_ac97_codec        122200  1 snd_ens1371
ac97_bus                4096  1 snd_ac97_codec
snd_seq_dummy           5380  0
snd_seq_oss            36864  0
snd_seq_midi           11008  0
snd_hda_intel         337192  1
snd_rawmidi            29824  2 snd_ens1371,snd_seq_midi
snd_seq_midi_event      9984  2 snd_seq_oss,snd_seq_midi
snd_pcm_oss            50048  0
snd_mixer_oss          20096  1 snd_pcm_oss
snd_seq                62496  6 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
nvidia               7013492  34
snd_pcm                94344  4 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_hda_intel,snd_pcm_oss
parport_pc             41896  1
parport                44172  3 ppdev,lp,parport_pc
snd_timer              27272  2 snd_seq,snd_pcm
pcspkr                  4608  0
psmouse                45596  0
snd_seq_device         10260  5 snd_seq_dummy,snd_seq_oss,snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
snd                    69288  13 snd_ens1371,snd_ac97_codec,snd_seq_oss,snd_hda_intel,snd_rawmidi,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_seq,snd_pcm,snd_timer,snd_seq_device
soundcore              10272  1 snd
snd_page_alloc         12560  2 snd_hda_intel,snd_pcm
i2c_core               30208  1 nvidia
serio_raw               9092  0
shpchp                 38300  0
pci_hotplug            36612  1 shpchp
evdev                  13056  3
ext3                  146576  1
jbd                    69360  1 ext3
mbcache                11272  1 ext3
sg                     41384  0
sd_mod                 32512  3
ide_cd                 35488  0
cdrom                  41768  1 ide_cd
usbhid                 32576  0
hid                    33408  1 usbhid
sata_via               14596  2
floppy                 69608  0
ehci_hcd               40076  0
via_rhine              28936  0
mii                     7424  1 via_rhine
via82cxxx              11268  0 [permanent]
ide_core              141200  2 ide_cd,via82cxxx
ata_generic             9988  0
libata                138928  2 sata_via,ata_generic
scsi_mod              172856  3 sg,sd_mod,libata
uhci_hcd               29600  0
usbcore               161584  4 usbhid,ehci_hcd,uhci_hcd
thermal                16528  0
processor              36232  2 acpi_cpufreq,thermal
fan                     6920  0
fuse                   52528  1
apparmor               47008  0
commoncap               9472  1 apparmor

Citar
Em todo caso, tenta colocar snd_via82xx na lista negra (daquele jeito que eu falei acima), reinicia e vê se resolve.

Como sempre, funciona uma vez, depois não funciona mais.

Citar
Não esquece de tirar da lista negra o que tinha sido colocado por vc antes.

Eu já tinha feito isso quando vi que não deu certo.  ;)

Agora, eu não tinha reparado na seguinte recomendação do Alex:

Citar
Todaro, tenho que te explicar. Não adianta você reiniciar, porque o comando rmmod remove o módulo somente até a próxima reinicialização. Eu só pedi para você rodá-lo para testar. Faz o seguinte, adiciona o módulo snd_hda_intel à lista negra. Sabe como, né?

Farei isso e retorno em seguida.

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #31 Online: 01 de Abril de 2008, 16:13 »
Bem, adicionei o módulo snd_hda_intel à lista negra, reiniciei três vezes e até agora o som está funcionando.

Será que desta vez acertamos?

Ainda não vou marcar o tópico como resolvido, vou esperar um tempo para observar.

De qualquer forma, fico devendo um churrasco a vocês dois.  :D

Tenho outra bronca na instalação de periféricos no Ubuntu, desta vez com meu scanner, que o sistema não reconhece de jeito nenhum. Mas depois abro outro tópico sobre isso.

Novamente obrigado e vamos observar.

Um abraço!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #32 Online: 01 de Abril de 2008, 16:14 »
Bem, adicionei o módulo snd_hda_intel à lista negra, reiniciei três vezes e até agora o som está funcionando.

Será que desta vez acertamos?

Ainda não vou marcar o tópico como resolvido, vou esperar um tempo para observar.

De qualquer forma, fico devendo um churrasco a vocês dois.  :D

Tenho outra bronca na instalação de periféricos no Ubuntu, desta vez com meu scanner, que o sistema não reconhece de jeito nenhum. Mas depois abro outro tópico sobre isso.

Novamente obrigado e vamos observar.

Um abraço!

Ficamos no aguardo... do churrasco! ;D

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #33 Online: 01 de Abril de 2008, 16:27 »
vítor, você notou que o módulo snd_hda_intel está carregado? Que eu saiba, ele não deveria estar carregado. Será que não é ele o responsável pelo conflito?

Saquei.


De qualquer forma, fico devendo um churrasco a vocês dois.  :D

Tenho outra bronca na instalação de periféricos no Ubuntu, desta vez com meu scanner, que o sistema não reconhece de jeito nenhum. Mas depois abro outro tópico sobre isso.

Novamente obrigado e vamos observar.

Um abraço!

Se alguém colocar meu scanner TCE S540 pra funcionar, quem paga o churrasco sou eu :-)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #34 Online: 01 de Abril de 2008, 16:42 »
Se alguém colocar meu scanner TCE S540 pra funcionar, quem paga o churrasco sou eu :-)

Eu já coloquei um scanner pra funcionar via MSN. Foi brabo! Abram os tópicos do scanner que a gente vê o que consegue fazer. Quanto aos churrascos, estão oferecendo pra pessoa certa!

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #35 Online: 01 de Abril de 2008, 19:51 »
Abram os tópicos do scanner que a gente vê o que consegue fazer.

Cheguei a começar a digitar o novo tópico, mas depois desisti.

Consultando a ajuda do Ubuntu, na área que aborda digitalização de imagens, vi que eu tinha que consultar os endereços https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupportComponentsScanners e http://www.sane-project.org/sane-backends.html para saber se meu scanner é suportado. Aparentemente, não é.

Mesmo assim, experimentei executar o procedimento de instalação manual recomendado pela Ajuda. Não preciso dizer que não funcionou.

Então, a menos que você(s) diga(m) que há como contornar a falta de suporte, não há pra quê abrir um novo tópico.

Se não houver contorno, esse é para mim um sério impedimento para adotar o Ubuntu como meu SO primário, infelizmente.

Mas pelo menos a placa de som agora está funcionando direitinho.  ;D

Um abraço!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #36 Online: 01 de Abril de 2008, 23:12 »
Consultando a ajuda do Ubuntu, na área que aborda digitalização de imagens, vi que eu tinha que consultar os endereços https://wiki.ubuntu.com/HardwareSupportComponentsScanners e http://www.sane-project.org/sane-backends.html para saber se meu scanner é suportado. Aparentemente, não é.

Mesmo assim, experimentei executar o procedimento de instalação manual recomendado pela Ajuda. Não preciso dizer que não funcionou.

Então, a menos que você(s) diga(m) que há como contornar a falta de suporte, não há pra quê abrir um novo tópico.

Se não houver contorno, esse é para mim um sério impedimento para adotar o Ubuntu como meu SO primário, infelizmente.

Contorno, sempre há. Uma procura rápida no Google me retornou:

http://br-linux.org/tutoriais/000212.html

o que te leva ao projeto Primax (uma alternativa ao Sane):

http://primax.sourceforge.net/


Se alguém já fez funcionar, você também pode. ;D

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #37 Online: 02 de Abril de 2008, 14:08 »
Oi, Alex.

Grato pela resposta.

Você tem razão: se alguém já conseguiu fazer um periférico não suportado funcionar no Ubuntu, qualquer um consegue.

A questão é: será que a relação custo/benefício compensa?

O custo, no caso, é o investimento em tempo e esforço para conseguir fazer algo que deveria ser simples. Veja você o sofrimento pelo qual o amigo André Cabral teve que passar para conseguir fazer seu scanner funcionar no Linux. Eis porque muita gente diz que Linux não é para as massas e, portanto, não se populariza. Nem todo mundo tem o espírito empreendedor necessário para desbravar fronteiras nunca antes xeretadas pelo usuário leigo. Imagine você se minha mãe, que também tem PC, tivesse que passar por algo assim para fazer sua impressora funcionar!

Nem precisaria chegar a tanto: a odisséia que você mesmo enfrentou comigo ajudando-me a configurar minha placa de som no Ubuntu é prova do que digo. Enquanto levamos dois dias na base da tentativa e erro no Ubuntu até acertarmos, o Windows XP a reconheceu e configurou instantaneamente.

Concorda comigo que esse fato me desestimula a adotar o Ubuntu como SO primário?

Então, quando eu tiver tempo e disposição, vou em frente com o desafio de fazer meu scanner Canon D646U funcionar no Ubuntu, já que no XP ele funciona redondinho e, portanto, não tenho necessidade de torrar meus neurônios resolvendo o problema de fazê-lo funcionar no Ubuntu. Depois disso, ainda precisarei encontrar equivalentes para minhas principais ferramentas de trabalho (se houver) antes de pensar em migrar, mas então abrirei outro tópico pedindo sugestões.

Um abraço!
« Última modificação: 02 de Abril de 2008, 14:12 por Todaro »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #38 Online: 02 de Abril de 2008, 14:50 »
As coisas ainda vão demorar muito pra mudar. Mas só mudam se houver gente que continue insistindo, então  eu faço de tudo pra continuar no Ubuntu. É por isso que sempre que um amigo meu me pede pra experimentar o Ubuntu, eu aviso logo que não é o Windows, e que a pessoa tem que ter perseverança em algumas coisas até pegar o jeito. Se você divulga o Linux sem alertar as pessoas para essas coisas, o tiro sai pela culatra, porque a decepção vai ser maior. Mas se elas sabem de antemão que não há suporte pra tudo (e que se algo sai errado a culpa normalmente não é do Linux em si), elas tendem a aceitar e pedir ajuda, em vez de achar que o sistema é ruim e voltar correndo pro Windows.

boi

  • Visitante
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #39 Online: 02 de Abril de 2008, 16:17 »
Pelo que vi aqui, o problema não foi o Ubuntu não reconhecer, foi o usuário querer usar uma placa de som offboard sem ter desativado a onboard. A solução na verdade é simples, ou desativar a onboard, provavelmente via BIOS ou via jumpers em algumas placas, ou desativar o driver no Ubuntu, colocando na blacklist. Quando vi este post já estava marcado como resolvido, portanto nem opinei.
Agora, no caso não só de scanners e impressora, mas também de todo tipo de hardware não suportado, as pessoas, precisam ter em mente que não é culpa dos desenvolvedores do Ubuntu ou do Linux. São os próprios fabricantes que não se preocupam em fornecer drivers, e muitas vezes nem as informações técnicas necessárias para que desenvolvedores independentes desenvolvam esses drivers. Grande parte dos fabricantes de hardware não se preocupa com o Linux, por ser um mercado muito pequeno, e não há nada que possa ser feito para mudar essa situação.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #40 Online: 02 de Abril de 2008, 17:12 »
Exatamente, boi, é disso que eu falo. As pessoas que querem migrar pra Linux devem saber disso antes, pra depois não ficarem dizendo que o Linux não presta.

Agora, quanto à placa de som, o meu problema foi resolvido com um post em que o autor afirmava ter desativado a placa onboard na BIOS, mas que teimava em ser detectada e inicializada pelo Ubuntu. Nesse caso, já não tenho certeza de que tal desativação resolveria o problema do nosso amigo Todaro.

boi

  • Visitante
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #41 Online: 02 de Abril de 2008, 18:03 »
Se mesmo com a placa desativada pela BIOS o Ubuntu ainda reconhece e ativa, o problema pode ser resolvido colocando o driver na blacklist.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #42 Online: 02 de Abril de 2008, 19:04 »
Se mesmo com a placa desativada pela BIOS o Ubuntu ainda reconhece e ativa, o problema pode ser resolvido colocando o driver na blacklist.

Então, foi exatamente o que aconteceu com o autor do post que eu falei...

Offline Todaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
  • Iniciante no Linux
    • Ver perfil
    • Diário de Marcelo Todaro
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #43 Online: 03 de Abril de 2008, 00:44 »
Pelo que vi aqui, o problema não foi o Ubuntu não reconhecer, foi o usuário querer usar uma placa de som offboard sem ter desativado a onboard. A solução na verdade é simples, ou desativar a onboard, provavelmente via BIOS ou via jumpers em algumas placas, ou desativar o driver no Ubuntu, colocando na blacklist.

Olá, Boi. Devo saudá-lo com um "muuuuuuu"?  ;D

Olha, perdoe-me a franqueza, mas, na minha humilde e modesta opinião, é por causa desse tipo de cultura (eu ia dizer "mentalidade", mas não queria que soasse ofensivo) que o Linux não se populariza.

Como recém-chegado ao mundo Linux, como se poderia esperar que eu adivinhasse que era necessário desativar uma placa para poder usar a outra se no Windows e no Mac OS X esse tipo de coisa é desnecessário?

Como já relatei antes, o PC no qual instalei o Ubuntu é um PC novo, no qual instalei o Windows XP junto. Não precisei fazer rigorosamente nada para que o XP reconhecesse e configurasse a placa offboard sem causar conflito nenhum com a onboard. Tudo que tive que fazer foi ir ao Painel de Controle e escolher qual dispositivo de som eu queria usar. Simples assim. E não entendo porquê no Ubuntu, para que se fizesse a mesma coisa, foi necessário acontecer a "guerra" que se vê relatada nas três páginas deste tópico.

Achei bem coerente a opinião do Vinícius:

Citar
As coisas ainda vão demorar muito pra mudar. Mas só mudam se houver gente que continue insistindo, então  eu faço de tudo pra continuar no Ubuntu. É por isso que sempre que um amigo meu me pede pra experimentar o Ubuntu, eu aviso logo que não é o Windows, e que a pessoa tem que ter perseverança em algumas coisas até pegar o jeito. Se você divulga o Linux sem alertar as pessoas para essas coisas, o tiro sai pela culatra, porque a decepção vai ser maior. Mas se elas sabem de antemão que não há suporte pra tudo (e que se algo sai errado a culpa normalmente não é do Linux em si), elas tendem a aceitar e pedir ajuda, em vez de achar que o sistema é ruim e voltar correndo pro Windows.

Não acho o sistema ruim, só acho meio tosco para esse tipo de coisa. O Linux já está aí há uns dez anos, por quê nunca ninguém pensou em simplificar as coisas nesse sentido?

Não pretendo desistir dele, mas depois da esfrega que foi resolver o problema da minha placa de som e da outra esfrega que será resolver o do meu scanner, não me sinto muito encorajado a sair da zona de conforto em que estou no XP.

Um abraço!

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como fazer Ubuntu reconhecer minha placa de som?
« Resposta #44 Online: 03 de Abril de 2008, 00:58 »
Não pretendo desistir dele, mas depois da esfrega que foi resolver o problema da minha placa de som e da outra esfrega que será resolver o do meu scanner, não me sinto muito encorajado a sair da zona de conforto em que estou no XP.

Sem querer causar intrigas, essa zona de conforto custou 400 reais?