Autor Tópico: Wireless - Duvidas de como configurar - (RESOLVIDO)  (Lida 17065 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2008, 10:13 »
É uma placa USB?

Poste a resposta do comando lsusb:
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2008, 10:37 »
Csat,

Mais uma vez obrigado!

Fiz o que informou, mas veja o resultado:


luciano@luciano-laptop:~$ cd Arquivos\ Internet
luciano@luciano-laptop:~/Arquivos Internet$ unzip -a WLAN.exeArchive:  WLAN.exe
  End-of-central-directory signature not found.  Either this file is not
  a zipfile, or it constitutes one disk of a multi-part archive.  In the
  latter case the central directory and zipfile comment will be found on
  the last disk(s) of this archive.
unzip:  cannot find zipfile directory in one of WLAN.exe or
        WLAN.exe.zip, and cannot find WLAN.exe.ZIP, period.
luciano@luciano-laptop:~/Arquivos Internet$


Não entendi!!

Será que devo rodar o arquivo WLAN.exe (que é o drive da minha placa wireless) pelo wine ?
 ndiwrapper pode ser a versão mais nova?

obrigado novamente




Existem vários enganos que denotam falta de conhecimento de Linux. 

a) no Linux usa-se a barra "/" para se acessar pastas e não "\" como é comum no DOS do Windows;

b) no Linux, a exemplo do que existe em qualquer sistema operacional, para se executar qualquer programa é necessário que ele esteja disponível.  Se o programa unzip não estiver disponível é necessário primeiro torná-lo disponível procurando por ele no gerenciador de programas e instalando-o se for o caso;

c) cuidado com letras Maiusculas e Minúsculas:  exemplo:  No Linux "Casa" é diferente de "casa".  Portanto não crie pastas com nome de "Arquivos" pois podem confundir.  Quer criar com esse nome use "arquivos".

d) antes de executar determinado comando, que terá como entrada um arquivo, é necessário saber se existe esse arquivo.  A melhor forma de fazer isso é entrar na pasta e listar seu conteudo com o comando:

Código: [Selecionar]
ls -al

Esse comando irá listar todo o conteúdo da pasta.  Para listar apenas um específico que você supõe existir na pasta você poderá:

Código: [Selecionar]
ls -al W*

ou

Código: [Selecionar]
ls -al w*

OBSERVAÇÃO.  É necessário aprender a usar o terminal console e somente a prática no uso te habilita a usar corretamente. Procure aqui no Forum de como usar o terminal console.

Se você executar o arquivo WLAN.exe não terá efeito, coforme eu já havia falado pois o programa não se presta para funcionar dentro do Linux.  Dará erro.  Se esse WLAN.exe ou WLAN.EXE não for o arquivo compactado onde se encontrem os drivers apropriados para fazer o Ubuntu funcionar no wireless de nada irá adiantar tentar abri-lo.

O Wine não tem nada a ver com esse trabalho. 

O ndiswrapper pode ser a versão mais nova mas procure sempre a informação de "versão estável".  Essa é a palavra chave para o uso melhor do software.

« Última modificação: 09 de Abril de 2008, 10:40 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #17 Online: 09 de Abril de 2008, 10:54 »
Se você executar o arquivo WLAN.exe não terá efeito, coforme eu já havia falado pois o programa não se presta para funcionar dentro do Linux.  Dará erro.  Se esse WLAN.exe ou WLAN.EXE não for o arquivo compactado onde se encontrem os drivers apropriados para fazer o Ubuntu funcionar no wireless de nada irá adiantar tentar abri-lo.

O Wine não tem nada a ver com esse trabalho. 

O ndiswrapper pode ser a versão mais nova mas procure sempre a informação de "versão estável".  Essa é a palavra chave para o uso melhor do software.

Pode ter efeito. Passei por uma situação semelhante e usei o Wine para descompactar um arquivo .exe instalando os drivers dentro da pasta ~/.wine/drive_C e depois os utilizei no Ubuntu pelo ndiswrapper.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #18 Online: 09 de Abril de 2008, 12:59 »
Se você executar o arquivo WLAN.exe não terá efeito, coforme eu já havia falado pois o programa não se presta para funcionar dentro do Linux.  Dará erro.  Se esse WLAN.exe ou WLAN.EXE não for o arquivo compactado onde se encontrem os drivers apropriados para fazer o Ubuntu funcionar no wireless de nada irá adiantar tentar abri-lo.

O Wine não tem nada a ver com esse trabalho. 

O ndiswrapper pode ser a versão mais nova mas procure sempre a informação de "versão estável".  Essa é a palavra chave para o uso melhor do software.

Pode ter efeito. Passei por uma situação semelhante e usei o Wine para descompactar um arquivo .exe instalando os drivers dentro da pasta ~/.wine/drive_C e depois os utilizei no Ubuntu pelo ndiswrapper.

Dentro do WINE é um ambiente diferente do sistema operacional sem o WINE, é claro.  Concordo, entretanto, que pode ser uma forma alternativa  utilizada para abrir o arquivo do tipo EXE mas temo que ele abra e feche sem que evidencie o DRIVER que deve estar lá dentro.  Seguindo sua experiência não custa nada tentar, ou melhor, custa sim pois é um novo aplicativo com características específicas que o usuário precisa aprender a instalar e usar, fugindo do objetivo inicial que é o de explicar ou ao menos tentar de como poderia configurar o driver do Wireless.

Em qualquer situação sempre é bom ouvirmos outras experiências pois nem sempre visualizamos a mesma solução.

Grato,

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #19 Online: 09 de Abril de 2008, 13:55 »
Dentro do WINE é um ambiente diferente do sistema operacional sem o WINE, é claro.  Concordo, entretanto, que pode ser uma forma alternativa  utilizada para abrir o arquivo do tipo EXE mas temo que ele abra e feche sem que evidencie o DRIVER que deve estar lá dentro.  Seguindo sua experiência não custa nada tentar, ou melhor, custa sim pois é um novo aplicativo com características específicas que o usuário precisa aprender a instalar e usar, fugindo do objetivo inicial que é o de explicar ou ao menos tentar de como poderia configurar o driver do Wireless.

Em qualquer situação sempre é bom ouvirmos outras experiências pois nem sempre visualizamos a mesma solução.

Grato,

Só para completar: em duas tentativas com .exe, em uma delas não funcionou e na outra me deu os drivers que poderiam ser usados pelo ndiswrapper. Entrentanto, consegui compilar o drive nativo o que se apresentou uma solução melhor. No caso aqui o mais importante é identificar qual a real placa wireless (que não se apresentou no lspci) pois normalmente existem "receitas de bolo" disponíveis. Por exemplo, minha placa é a D-link dwl-122 C1 mas o driver nativo para Linux é o RT73. Sabendo desta informação foi mais fácil achar a solução.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #20 Online: 09 de Abril de 2008, 18:33 »
Salve, salve galera!!

Agradeço realmente toda ajuda dispensada pelo grupo. Realmente sou leigo em linux, estou com ele há alguns meses (3), e não atuo na área de programação, porém gosto de aprender coisas novas e interessantes.

alterei o nome de alguns arquivos para adequar ao solicitado, ou seja, evitar usar maiusculas.

eu tenho instalado o unzip, verifiquei isso no synaptic;

segue o resultado do ls digitado na consola:


luciano@luciano-laptop:~$ cd driverswireless
luciano@luciano-laptop:~/driverswireless$ ls
WLAN.exe
luciano@luciano-laptop:~/driverswireless$
luciano@luciano-laptop:~/driverswireless$ sudo unzip -a WLAN.exe
[sudo] password for luciano:
Archive:  WLAN.exe
  End-of-central-directory signature not found.  Either this file is not
  a zipfile, or it constitutes one disk of a multi-part archive.  In the
  latter case the central directory and zipfile comment will be found on
  the last disk(s) of this archive.
unzip:  cannot find zipfile directory in one of WLAN.exe or
        WLAN.exe.zip, and cannot find WLAN.exe.ZIP, period.
luciano@luciano-laptop:~/driverswireless$




não sei o que fazer!!

Obrigado  novamente


Luciano


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2008, 18:42 »
Favor indicar o link completo de onde você pegou o suposto driver para sua placa a fim de que eu ou outro colega verifique a viabilidade do que você pretende fazer.  Nem todos os arquivos encontrados aqui ou acolá servem para o propósito almejado.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2008, 11:43 »
Olá CSAT!!

Peguei diretamente do site da CCE, com orientação dos atendentes (0800) e chat online!


segue


http://www.cceinformatica.com.br/

clicar em notebook

clicar na aba (Downloads e Drivers)

clicar para Selecione a categoria do produto, sua linha e modelo.


Categoria: notebook
Linha: Win
Modelo: MPL-D10H120


lOGO ABAIXO APARECERÁ OS DRIVERS

CLICAR EM  - Wireless W2k / XP / Vista

OBRIGADO





Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #23 Online: 10 de Abril de 2008, 11:46 »
Galera,

E se eu rodar o arquivo numa plataforma window$ e copiar apenas o arquivo .inf  para meu note no ubuntu, e seguir as orientações do ndiswrapper, será que dará certo??


obrigado

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #24 Online: 10 de Abril de 2008, 12:05 »
Galera,

tentei executar o arquivo pelo Wine (emulador) mas vejam o erro que ocorreu no final ( e não instalou)

Error Number 0x80040707
Description: DLL function
                 cell crashed:
                 InstaPI. Enumeratedevide
                 Setup will now terminate

Qualquer novidade estou à disposição


Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #25 Online: 10 de Abril de 2008, 12:26 »
Galera,

E se eu rodar o arquivo numa plataforma window$ e copiar apenas o arquivo .inf  para meu note no ubuntu, e seguir as orientações do ndiswrapper, será que dará certo??


obrigado

Fiz o seguinte:

coloquei eu uma máquina virtual com VMware/XP e instalou nos lugares comuns de instalação do Windows.  Se for Windows em Ingles instala em c:\Program Files\RALINK\RT7x Wireless LAN Card\Driver.  Se for em Portugues, deve instalar em c:\Arquivos de programas...

Na pasta Driver tem os arquivos *.inf e *.sys.  Um deles deve ser o que você procura. 

Pergunto.  Se o seu notebook veio com o Windows também ele já estará instalado e nesse caso basta procurar pelos drivers.

Portanto, é possível instalar e depois desinstalar.  Como fiz em uma máquina de laboratório, ou seja sem compromisso, não me preocupei em causar nenhum problema de configuração.  Se você tiver uma máquina Windows que não tenha problema nenhum de possível problemas de desconfiguração poderá fazer o teste e descompactar o WLAN.exe.  Mas se for uma máquina que você tiver dados importantes a recomendação é fazer o backup ou então usar um HD reserva pois não sei o que pode causar a instalação desse WLAN.exe.

Não testei pelo Wine.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #26 Online: 10 de Abril de 2008, 13:41 »
Galera, vou tentar executar a operação como descreve o tutorial descrito no site: http://www.jornaldojerimum.com.br/2008/01/24/como-instalar-a-placa-de-rede-wireless-ralink-rt73-usando-ndiswrapper/

A máquina do cara é igual a minha....


veremos...

aguardem......

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #27 Online: 10 de Abril de 2008, 13:47 »
Galera,
E se eu rodar o arquivo numa plataforma window$ e copiar apenas o arquivo .inf  para meu note no ubuntu, e seguir as orientações do ndiswrapper, será que dará certo??
obrigado

Sim, é o que você precisa para tentar rodar via ndiswrapper.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #28 Online: 10 de Abril de 2008, 15:16 »
Galera,

Rodei o arquivo .inf via ndiwsrapper....

o drive está instalado....

E agora? qual o próximo passo?

Por exemplo, próximo ao local onde estou tem um café WiFi...

Como faço para acessar a rede wireless do café?

Offline Lucianoherlon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Wireless - Duvidas de como configurar - Help
« Resposta #29 Online: 10 de Abril de 2008, 16:06 »
Bom,

Acessei Sistemas>Administração>Dispositivos Ferramentas de Rede

No item Dispositivo de Rede  - Interface wireless (wla0) está tudo não disponível
Estatisticas da interface = 0 em todos os itens


Será que está tudo ok???

Ping em 127.0.0.1
ok!!