Autor Tópico: DreamLinux no Jornal O Globo  (Lida 9055 vezes)

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Online: 31 de Janeiro de 2006, 01:04 »
Mais uma versão do pingüim com jeito brasileiro

André Machado

Está disponível na grande rede mais uma distribuição Linux montadinha bem aqui na Terra Brasilis. Chama-se Dreamlinux e sua principal característica é ser extremamente modular, permitindo a personalização a gosto do freguês, com mais ou menos softwares, dizem seus criadores.

O Dreamlinux é baseado em três outras distribuições — o Debian, o Knoppix (em que se baseou o Kurumin Linux) e o Morphix, um Linux extremamente modular. Em comum com o Kurumin, tem a característica de ser rodável a partir do drive de CD-ROM (basta setar o BIOS para que a inicialização do computador se dê por este drive), mas pode ser bem mais leve. Segundo André Felipe, designer e um dos desenvolvedores da nova distribuição, o projeto contém versões light do sistema — chamadas de Little Dreams Collection. A idéia é que elas rodem em PCs mais simples, fugindo ao gigantismo dos atuais sistemas operacionais, mesmo os abertos.

Leia na íntegra

Essa distro tinha sido comentada há um tempo atrás pelo unfear aqui no fórum: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=2827
« Última modificação: 02 de Julho de 2006, 00:11 por Perícope »
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline mestre_Kame

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Mestre_Kame
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2006, 07:19 »
Parabéns aos Brasileiros!!!
Isso  mostra a nossa força!!!

É uma distro muito bonita mesmo. Assim que possível, vou conhecer melhor!
Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2006, 12:13 »
Pra que mais uma distro? Acho que ja tem distro demais no mercado...
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2006, 15:53 »
Idem...

eu acho q isso é reinventar a roda. ja existem distros modulares e tal, e até mesmo, esse Morphix, se eu nao me engano, é grandão, tem bastante coisa.

o problema é q o pessoal, no lugar de ajudar uma distro maior (eles podiam simplesmente auxiliar no projeto Morphix para colocar as características q eles colocaram no Dream. todas distros normalmente estao abertas a ajuda externa), prefere criar uma distro, por qualquer razão, seja pra ficar famoso, se achar "o" fodão ou qualquer coisa do gênero. o resultado disso é um crescimento inferior do Linux do que o modelo Open Source pode proporcionar. poderiamos ter algumas (4 ou 5) distros totalmente completas, para todos os gostos, desde as voltadas para iniciantes, voltadas para servidor, voltada para usuarios avançados, etc..., que tivessem tudo, desde detecção de hardware até melhorias da comunidade.

no lugar disso, temos 1238765434232376876543 distros, cada uma com uma ou duas dessas melhorias...

nao estou apoiando uma padronização, pelo contrario, acho q essa diversidade é salutar, mas também acho q as pessoas deveriam expor suas idéias para as distros ja existentes, no lugar de criarem mais.


o exemplo mais gritante, e, ao mesmo tempo mais revoltante é o trio Kurumin, Kalango e Muriqui (esse último de MG, é mais novo, creio eu q foi lançado na metade do ano passado). os três sao exatamente iguais, com exceção do Muriqui, que é verde. isso se chama reinventar a roda. como resultado, possuimos pessoas q adoram determinada ferramenta do Kalango, mas sentem falta de algo q tem no Kurumin e no Muriqui, e assim vai. se, no lugar de terem criado essas outras distros iguais ao Kurumin, esse pessoal tivesse ajudado a desenvolver o Kurumin (certo, tô forçando... o Morimoto é um chato de galocha, entao o pessoal do Kalango tá perdoado, mas o Muriqui podia ter sido uma inovação no Kalango), teriamos uma excelente distro, talvéz até mesmo uma alternativa ao Ubuntu (porque, atualmente, com as três versões separadas, existe um abismo entre o Ubuntu e elas, cheguei a testar o Kurumin 5 e o Kalango 3.2, q é o melhor dos três, mas, mesmo assim, eu acho sofrivel usar esses sistemas...).


ficou meu desabafo. desculpem se ofendi alguém, ou se fugi ao assunto do tópico, mas eu precisava disso...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Belushi

  • Visitante
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:15 »
Citar
certo, tô forçando... o Morimoto é um chato de galocha, entao o pessoal do Kalango tá perdoado, mas o Muriqui podia ter sido uma inovação no Kalango



Bem , quer dizer que se o Linus for um chato , a comunidade não deve contribuir com o kernel?

O Morimoto é um dos grandes nomes em questão de software livre no Brasil , acredito que muitos brasileiros tiveram seu primeiro contato com linux apartir de sua excelente distribuição nomeada Kurumin, tenho vários amigos que a usam sem maiores problemas , e gostam bastante.

Quanto a questão de "mais um distribuição" ,concordo com o Supermouse. Acredito que o pessoal que pega uma distro e praticamente só muda o papel de parede e  lança como uma outra distro , tá querendo apenas "aparecer" na comunidade.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:23 »
Citação de: "Supermouse"
o problema é q o pessoal, no lugar de ajudar uma distro maior (eles podiam simplesmente auxiliar no projeto Morphix para colocar as características q eles colocaram no Dream. todas distros normalmente estao abertas a ajuda externa), prefere criar uma distro, por qualquer razão, seja pra ficar famoso, se achar "o" fodão ou qualquer coisa do gênero.

Não sei, acho que dava pra se achar o bonzão dizendo que criou um pacote que modifica todo o visual de alguma distro... :mrgreen:

Citação de: "Supermouse"
poderiamos ter algumas (4 ou 5) distros totalmente completas, para todos os gostos, desde as voltadas para iniciantes, voltadas para servidor, voltada para usuarios avançados, etc..., que tivessem tudo, desde detecção de hardware até melhorias da comunidade.

Concordo 100%.

Citação de: "Supermouse"
o trio Kurumin, Kalango e Muriqui (esse último de MG, é mais novo, creio eu q foi lançado na metade do ano passado). os três sao exatamente iguais, com exceção do Muriqui, que é verde.

:lol: Eu só usei o Kurumin então infelizmente não posso concordar com você nessa, mas foi engraçada.

Prevejo flames neste tópico (by n3to)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
concordo!
« Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2006, 16:29 »
concordo com o n3to e o supermouse! para quem está chegando ao mundo linux, então, essa festa de distros é confusão pura. eu demorei bastante tempo para entender o que era uma distro, quais as principais diferenças entre as que há.

penso que se os esforços fossem concentrados nas principais delas, poderíamos já ter conquistado muito maior espaço e confiança dos usuários, além de podermos contar com sistemas mais redondos, mais facilmente configuráveis e que tivessem resolvido questões básicas (como configuração de som e de câmera digital) que afastam os usuários finais.

é isso.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Ubuntu Surfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Acho também que....
« Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2006, 17:31 »
Meu comentário não está relacionado com a distro DreamLinux.

Acho que a diversidade de distros linux é salutar. Vc pode e deve usar a distro que melhor atenda suas necessidades.
Mas o que tá acontecendo é uma proliferação de distros linux, sem inovação. O camarada troca o visual, inclui um programa que gosta e sapeca-lhe um nome "XYZ Linux".

E sabe o que mais: vai lá no curriculum dele e manda: "Criador, desenvolvedor e mantenedor da "XYZ Linux".
Fica bonito, não? Dá pra impressionar um gerente de RH selecionando pessoal, não?



Tá legal! Trollagem explícita!!!

 :lol:

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2006, 18:10 »
Agora, pensem bem: se nós pensássemos em manter apenas algumas distros, as principais, o Ubuntu não teria surgido. O Debian existe desde 1993 e o Ubuntu, 2004.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2006, 18:44 »
eu também pensei nisso, mas o Ubuntu se difere das distros q eu mencionei e das "distros XYZ" em alguns pontos:

- o Ubuntu é uma tunagem do Debian para Desktop. nada contra isso, o Kurumin também é e deve ser respeitado por isso. aquilo q eu falei do Morimoto ser um chatão é q ele quer deixar o Kurumin o mais simples e idiota possivel, e qualquer coisa a mais q vc queira colocar no Kurumin é vetada. é meio dificil dar esse tipo de auxilio ao Debian, uma vez q nao foi criado nada novo, mas, mesmo assim, se nao me engano eu, algumas inovações do Ubuntu estão sendo portadas para o Debian.

- 99% das distros q lançam no mercado são derivadas do Debian. por que? porque aí o "criador" da distro só tem o trabalho de criar uma configuração inicial básica e bonitinha, mete lá o aptitude e depois qdo o pessoal usa puxa dos repositórios do Debian. o Ubuntu possui repositórios próprios.

- o Ubuntu é uma distro original. ele nao é exatamente igual a uma outra distro apenas com uma ferramenta/script/configuração novo. como base do Debian ele só tem o Aptitude, mas possui repositórios próprios, etc, etc...


então, o Ubuntu é diferente do Kalango (que é um Kurumin com um Centro de Controle diferente e o SGP - Simples Gerenciador de Pacotes -, q é menos tosco q os Ícones Mágicos), e do Muriqui (que é uma mistura do Kurumin e do Kalango com tema verde).
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2006, 19:07 »
Ta nesse nivel ja. "Oh acordei o que farei hoje.. Ah vo criar mais uma distro.. vo catar o slack e fazer o KCALS LINUX, hummm mas o que mudar, AHHH vo por fluxbox como padrão de gerenciador de janelas e um boot splash (não fazendo referencia ao ubuntu)"
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2006, 21:44 »
Pra jogar mais lenha fogueira. Já saiu o Resulinux desenvolvido pela equipe do linux hard. Ainda está em beta, mas é mais uma distro nacional.
E eu que pretendia lançar o RCLinux..rss
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline mestre_Kame

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • Mestre_Kame
    • Ver perfil
Até o Itaú
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2006, 22:00 »
Tá fácil... rs. Até o Itau fez o seu "linux"


Pra que ainda num conhece...

http://www.itautec.com.br/softwares/librix.aspx
Mestre_Kame
::: Ubuntu User :::

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 00:22 »
Por favor, vamos manter o nível no tópico. Algumas mensagens eu aceitei mas tem outras que já estou apagando.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
DreamLinux no Jornal O Globo
« Resposta #14 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 00:39 »
Ta certo.. corrigindo.. se o "otimo" banco itau fez (se bem que quem fez foi a unicamp)  qualquer um faz
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,