Autor Tópico: Problemas de instalação com o Vídeo  (Lida 2111 vezes)

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Problemas de instalação com o Vídeo
« Online: 04 de Abril de 2008, 14:33 »
estou tentando instalar o Ubuntu 7.10 no meu pc em dual boot com o vista, minha placa mãe é uma Asus P5VD2-X com 2 hds sata e com a gravadora sata tambem, minha placa de video é uma ATI- Radeon x1300. Quando mando inicializar pleo cd, vai tudo certinho, manda fazer o processo de instalação e vai até a hora que pede pra reiniciar, aparece o grub depois e tudo mais, só que, quando coloco pra inicializar em modo normal, ele não carrega o modo grafico e fica como se estive travado, nem consigo entrar em modo prompt comando, só entra em modo seguro de video, tentei configurar o video mas não obtive exito, alguem sabe me explicar como faço para solucionar esse problema? Desde já agradeço!!!

Nelton

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problemas de instalação com o Vídeo
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2008, 12:16 »
estou tentando instalar o Ubuntu 7.10 no meu pc em dual boot com o vista, minha placa mãe é uma Asus P5VD2-X com 2 hds sata e com a gravadora sata tambem, minha placa de video é uma ATI- Radeon x1300. Quando mando inicializar pleo cd, vai tudo certinho, manda fazer o processo de instalação e vai até a hora que pede pra reiniciar, aparece o grub depois e tudo mais, só que, quando coloco pra inicializar em modo normal, ele não carrega o modo grafico e fica como se estive travado, nem consigo entrar em modo prompt comando, só entra em modo seguro de video, tentei configurar o video mas não obtive exito, alguem sabe me explicar como faço para solucionar esse problema? Desde já agradeço!!!

Nelton

Mas ele demora a carregar a partir da instalação feita no HD e depois de muito tempo aparece normalmente o desktop?

Na internet tem um link falando sobre isso e se chama "long boot delay".  Se for verdadeira minha pergunta acima existe sim, de acordo com as mensagens obtidas, uma forma de contornar esse problema de "long boot delay" do notebook com o Ubuntu.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Re: Problemas de instalação com o Vídeo
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2008, 18:38 »
OI csat, comigo não aconteceu o que vc falou, deixei por varios minutos esperando e não carrega o modo grafico, nem permite que eu entre via prompt de commando, não carrega de jeito nenhum, tentei com o ubuntu 7.10 e com o kubuntu 7.10, com ambos acontecem o mesmo problema, quando eu entro em modo de video seguro, e vou verificar os modulos da placa de video não são carregado, nem manualmente eles carregam, se vc conseguir alguma informação, deixa uma resposta no post. Grato.

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problemas de instalação com o Vídeo
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2008, 20:24 »
OI csat, comigo não aconteceu o que vc falou, deixei por varios minutos esperando e não carrega o modo grafico, nem permite que eu entre via prompt de commando, não carrega de jeito nenhum, tentei com o ubuntu 7.10 e com o kubuntu 7.10, com ambos acontecem o mesmo problema, quando eu entro em modo de video seguro, e vou verificar os modulos da placa de video não são carregado, nem manualmente eles carregam, se vc conseguir alguma informação, deixa uma resposta no post. Grato.

Então deixe eu ver se entendi certo:

a) você dá boot pelo cd com o Ubuntu 7.10 e ele vai até o final e você consegue usar tudo, inclusive a rede, entrar em uma janela de console terminal, dar ping em um endereço qualquer como ping google.com e o endereço ser resolvido e voltar um retorno normal?

b) você clica no item de instalar e ele instalou normal no HD.  Você criou uma partição manualmente sendo uma de SWAP e outra de DADOS e instalou mas quando dá o boot, sem o CD no CDROM ele dá o boot mas trava?

c) você clica em instalar e deixa tudo por conta dele, ou seja, ele criou partição (eu nunca usei dessa forma)?

d) outra informação que você queira adicionar.

É bom dizer de forma estruturada o que você fez e o que está apresentando de erro.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Re: Problemas de instalação com o Vídeo
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2008, 00:59 »
OI csat, comigo não aconteceu o que vc falou, deixei por varios minutos esperando e não carrega o modo grafico, nem permite que eu entre via prompt de commando, não carrega de jeito nenhum, tentei com o ubuntu 7.10 e com o kubuntu 7.10, com ambos acontecem o mesmo problema, quando eu entro em modo de video seguro, e vou verificar os modulos da placa de video não são carregado, nem manualmente eles carregam, se vc conseguir alguma informação, deixa uma resposta no post. Grato.

Então deixe eu ver se entendi certo:

a) você dá boot pelo cd com o Ubuntu 7.10 e ele vai até o final e você consegue usar tudo, inclusive a rede, entrar em uma janela de console terminal, dar ping em um endereço qualquer como ping google.com e o endereço ser resolvido e voltar um retorno normal?

R= Correto, até aqui funciona tudo perfeito


b) você clica no item de instalar e ele instalou normal no HD.  Você criou uma partição manualmente sendo uma de SWAP e outra de DADOS e instalou mas quando dá o boot, sem o CD no CDROM ele dá o boot mas trava?

R=Isso, instalou normalmente, criei a partição manualmente, uma swap, e outra onde foi montado o diretorio / , ele carrega o grub, com suas opções, mas quando começa a carregar o sistema, aparentemente parece que vai proceder tudo corretamente, mas ele não carrega o X, e mesmo precionando ctrl+alt+F2 por exemplo, ele não me dá a opção de prompt e quando preciono o num lock pra ver se ainda está processando, não dá mais nada. trava tudo, só no reset.

c) você clica em instalar e deixa tudo por conta dele, ou seja, ele criou partição (eu nunca usei dessa forma)?

Não criei a partição manual.

d) outra informação que você queira adicionar.

R= quando entro em modo seguro de video e vejo as propriedades ele não carregou os modulos da placa de video, a minha é uma ATI- Radeon X1300

É bom dizer de forma estruturada o que você fez e o que está apresentando de erro.
R= A partição tem 40 Gb em EXt3 com todos os diretorios nessa mesma partição, uma partição swap de 2 gb, instalados no hd primario ou sata 1, o que me parece está causando todo esse problema é o modulo da placa de video, mas não tenho certeza, pois só trava quando vai carregar o X

Grato pela atenção

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Problemas de instalação com o Vídeo
« Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2008, 10:03 »
A minha placa de vídeo é nVIDIA mas creio que tanto a nVIDIA quanto a ATI existe uma opção no menu do Ubuntu que diz respeito a "carregar drivers restritos".  Você já assinalou essa opção no menu do Ubuntu?  Ela faz com que a configuração específica do Ubuntu para esse tipo de hardware seja otimizada.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline neltonrsouza

  • miCowXD
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
    • Unlock a world of casual fun and excitement with the premier dating site.
Re: Problemas de instalação com o Vídeo
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2008, 13:43 »
Eu fiz, isso que vc me falou, mas não consigo ativar isso, pois ele pede pra conectar na internet e pelo modo seguro de video eu não consigo, eu baixei, o drive do site da ati, mas no modo seguro, não consigo montar as partições onde o arquivo foi baixado, nem o pendrive eu consigo montar tambem, alguem sabe como proceder para solucionar esse problema? Grato.