Vamos opinar pessoal?
Não é uma Enquete.
Cada um pode dizer o que bem entender.
Considerando que :
a) Existem aqui no Fórum vários tópicos sobre outras Distros.
b) Nesses tópicos quando alguém defende o Ubuntu é criticado, (criaram até o termo fanboy, hoje não sei como seria)...
c) Como o Linux prima pela liberdade acho que nenhum Administrador ou Moderador do Fórum Ubuntu poderia querer ir contra, ou mesmo questionar esse tipo de tópico, como sempre ocorreu até hoje.
d) Assim achei uma boa idéia abrir o tópico para que aqueles que usam o Ubuntu, estão satisfeitos e, acham que ele realmente é a Distro que merece estar no seu HD como a "Número UM" possam dar a sua opinião.
Para começar a minha opinião :
Não troco o Ubuntu por outra Distro porque quando me cansei do Windows, foi ele que me ajudou a mudar.
Através do Fórum Ubuntu consegui fazer funcionar o Ubuntu 6.06, o primeiro que usei, sem o menor problema, seguindo apenas as Dicas e as pesquisas do Fórum e, aí não tinha como...o Dapper era o máximo.
Depois veio o Edgy, o Feisty e, o Gutsy...claro que com altos e baixos, o Edgy e o Gutsy mas, nada que as atualizações não corrigissem.
Então, já tem aí um diferencial, o Fórum (e não é só o português).
Instalar programas no Ubuntu, que era o meu maior medo, ficou sendo mais fácil e, muito mais legal do que no Windows.
Na minha opinião não tem nada que se compare ao apt-get e ao Synaptic (já experimentei muitas Distros e, até hoje só não usei MAC).
Falam muito em outras Distros que tem por exemplo um Centro de Controle mas, isso não resolve nenhum problema se vc não tem o Driver que precisa ou, não sabe o que fazer com o Terminal (o próprio Ubuntu tem o Centro de Controle, que nem é usado como default).
O fato do Ubuntu ter a opção de Gnome e KDE e, ainda por cima ter o Kubuntu, o Xubuntu e outros o coloca bem na frente.
Falam muito em Rapidez, o Ubuntu pode não ser o mais rápido mas, não é nem de longe "lerdo" e, satisfaz plenamente.
Falam muito em uso de memória RAM e, o Ubuntu não é um devorador.
Os dois motivos principais que me fizeram largar o Windows, custo e segurança eu tenho no Ubuntu (principalmente a segurança que eu não sei se existe em outra Distros).
Por isso não troco o Ubuntu por outra Distro.