Autor Tópico: Perda de pacotes nos pings e não reconhece os nomes das máquinas!  (Lida 2165 vezes)

Offline Zedopodis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Boas a todos! Sou novo aqui no forúm e precisava de ajuda!
Estou numa empresa, e tenho uma minha máquina ubuntu server 6.06.2 LTS com Pentium 4 a 1,7 GHz e 1 GB de RAM. Tem 2 placas de rede: eth0 -> 192.168.192.231 ; eth1 -> 192.168.192.230.
Neste momento, tenho algumas rotas criadas para outras redes da empresa e uma delas é 192.168.193.0 pela gateway 192.168.192.254. Adicionei estas rotas no webmin 1.400 para facilitar o trabalho. Assim temos o esquema:

Cliente ------------ UbuntuServer -------------Router/Gateway==================-------------ServidorWindows
                          |                  |                  192.168.192.254                              ||                  192.168.193.52
                        eth1             eth0                                                          Outra sub-rede
                                                                                                            192.168.193.0
O nome daquele servidor Windows é tormentas.
Ao fazer um ping com a máquina cliente para o tormentas, ele não reconhecia a máquina. Mas depois pesquisei na Internet e disseram para instalar o pacote winbind e alterar a seguinte linha no ficheiro /etc/nsswitch.conf:
      hosts: files dns   ---para--->   hosts: files dns wins
Aqui já fazia pings mas havia perda de pacotes a meio. Fica aqui a minha 1ª pergunta: Porque há perda de pacotes? É das placas de rede?

Mais tarde, verifiquei que não conseguia aceder às partilhas do servidor Windows, mas, como uso portátil e tenho Ubuntu 7.10 nele, acedi às partilhas sem problemas. Aqui não percebo porque é que com Ambiente de Trabalho Windows não consigo aceder e com Linux sim. Esta é a 2ª questão: Como acedo a partilhas windows e ao mesmo tempo resolver pelo nome? Será de alguma porta que deva ser aberta?

Bem, espero que ajudem e qualquer ajuda é bem-vinda. Obrigado!