isso ja era de se esperar...
o Google está em rota de colisão com a MS faz um certo tempo já, eles inclusive estavam contratando programadores para auxiliar no Open Office (q é da SUN), e eu ja tinha ouvido falar q eles pretendiam lançar um SO, mas achava q era algo novo, nao imaginei q eles fossem usar o Linux.
de qualquer maneira, o Google ainda nao deu sua posição oficial. pode ser q ele auxilie a Canonical em alguma coisa, mesmo q seja indiretamente, com inovações para o Goobuntu q possam ser facilmente portadas para o Ubuntu (afinal, aparentemente o sistema será o mesmo, mudando apenas o ambiente desktop, como o Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu).
e, finalmente, o Google pode querer elevar o nome dele mesmo e nao do linux, mas indiretamente ele vai auxiliar o Linux. pensem bem: possuimos uma empresa de peso dando seu nome a uma distro linux. isso com certeza vai fazer mais sucesso do que se ela simplesmente apoiasse a Canonical, ou que ela lançasse uma distribuição "Zorgix"... isso com toda certeza vai causar um grande impacto na MS, e com certeza irá popularizar o Linux, nao importa se tem Google no meio do nome. se é uma distro linux, e baseada no Ubuntu, tem q condizer com a GPL, portanto, nao existem riscos de monopólios, nem de que o Google resolva fechar o código ou coisa parecida.
e então, os programas criados pelas outras empresas (ou vcs acham q se a Google lançar uma distro so fabricantes de softwares para windows nao vao lançar para linux também?) irão funcionar perfeitamente em outras distros...
enfim, eu acho q esse será um grande lançamento. ainda acho q é reinvenção da roda, mas irá causar um impacto positivo no mundo open source.