Autor Tópico: Dicas de particionamento  (Lida 2921 vezes)

Offline viniciusfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • chaos is me
Dicas de particionamento
« Online: 01 de Fevereiro de 2006, 01:26 »
Olá, tenho 15GB de espaço em disco livre para instalar o meu Ubuntu. Meu computador é um P4 2.2GHz com 512mb de RAM. Os 15GB serão apenas para a instalação do Ubuntu, pretendo deixar meus arquivos pessoais em outra partição maior que esta em FAT32 para ser acessada pelo Ubuntu e Windows.

Gostaria de umas dicas de particionamento para instalar.
Vale a pena deixar o particionamento automático ou é melhor fazer na mão?
Qual tamanho da Swap?
É bom separar / de outras como /var /tmp /boot ? Se sim, qual o tamanho de cada uma baseado na minha RAM e espaço em disco?

Obrigado pela ajuda desde já! ;)
vinícius.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Dicas de particionamento
« Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2006, 01:58 »
Não acho que seria uma boa idéia usar a mesma partição de arquivos pessoas para Windows e Ubuntu, podem ocorrer problemas de compatibilidade sem falar que FAT32 é péssimo. Pra swap, 512 MB é um tamanho bem interessante, há quem diga que nem seria necessário mas acho bom ter sim :)
No seu caso não precisa separar o /boot nem as outras. O /boot seria mais recomendado pra quem tem, por exemplo, Ubuntu, Kubuntu e Xubuntu instalados na máquina (cada um com seu sistema).
O melhor seria você criar uma partição pra / com 4GB (e vai sobrar metade do espaço ainda) e usar o resto pra /home. Use o formato reiserfs em ambas que é o melhor para desktops.

Espero ter esclarecido suas dúvidas ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)