Autor Tópico: Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?  (Lida 6584 vezes)

rocp

  • Visitante
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Online: 06 de Dezembro de 2005, 23:56 »
Pessoal,

Sou novato na comunidade, então me desculpem se falar ou perguntar bobagem.

Na instituição onde trabalho lidamos entre outras coisas com pacientes que tem algumas necessidades especiais. Estamos montando um laboratório para, principalmente, inclusão digital dos memsos. Decidimos pelo Linux como a melhor opção para as estações, e o Ubuntu é um dos principais candidatos. Só que estou com dúvidas se a melhor opção seria o Ubuntu, o Kubuntu ou o Edubuntu. Alguns detalhes do projeto:

 :arrow:  Os pacientes são em geral pessoas carentes, com nenhum ou quase nenhum contato com computadores
 :arrow:  Boa parte destes pacientes são crianças (teremos grupos/turmas distintos)
 :arrow:  Os cursos pretendem não só incluir digitalmente, mas também oferecer mais uma opção de profissionalização (muitos dos pacientes, devido à moléstia, não têm como ter um emprego com horário fixo, 30 ou 40 horas semanais)

Agradeceria muito qualquer opinião e/ou comentário a respeito, e se houver alguma dica de material didático (linux/open office), também seria de grande valor.

 :)  Obrigado,

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2005, 09:53 »
eh o seguinte, como vc diz que boa parte dos usuarios sao crianças, acho que o ideal eh que o EDUBUNTU, que é o ubuntu normal com diversos programas/jogos educativos. apesar de não ter instalado o edunbuntu, eu acredito que a unica diferença entre o ubuntu e o edunbuntu sejam os programas educativos.

já o kubuntu vem com KDE, funciona muito bem pelo testemunho de quem usa aqui no forum, mas eu acho que a interface do KDE eh um pouco confusa e pode confundi um pouco quem ta começando. o GNOME eu acho que, por ser mais organizado, vai ser melhor digerido ;)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2005, 11:19 »
Ainda não tive oportunidade de ver o funcionamento do Edubuntu, mas a principio, eu recomendaria o ubuntu que me parece mais apropriado e instalaria mais uns joguinhos para a garotada...
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2005, 12:07 »
Acho melhor usar o Edubuntu. Ele já vem todo pronto para as Crianças, com um monte de programas educacionais e para aqueles que estão começando a usar um PC. Além dos temas, ícones e papéis de parede todos voltados para as crianças. Dá só uma olhada no Tour dele:

http://www.edubuntu.org/tour.html

Mais colorido que isso só mesmo Jardim de Infância. :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

rocp

  • Visitante
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2005, 19:16 »
Pessoal,

Obrigado pelas respostas! :)

Gosto também da idéia do Edubuntu (e o tour recomendado foi ótimo)., mas ainda tenho dúvidas. É possível criar diferentes ambientes (desktop, aplicações disponíveis, etc.) conforme o tipo de turma (ex.: crianças, adolescentes, jovens e adultos)?

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2005, 23:18 »
bom, se eu nao me engano vc pode personalizar a área de trabalho e os aplicativos q aparecerão no desktop para cada usuário.

nesse caso, vc poderia criar um usuário todo colorido com uma porção de jogos educativos pras crianças, e um um pouco mais normal pros mais velhos... vai dar um pouco de trabalho, mas acho q eh a soluçaõ.

só nao sei se os aplicatiivos dos menus mudam, acho q nao...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

adlermedrado

  • Visitante
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2006, 19:17 »
Acho que mesmo que os aplicativos do menu não mudem, podem ser criados os atalhos na área de trabalho especificamente para cada usuário.

Uma pergunta: Esse Edubuntu está sendo traduzido também para o português?

Obrigado.

Muito interessante esta proposta do Edubuntu! Maravilha!

[]s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Ubuntu, Kubuntu ou Edubuntu?
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2006, 19:38 »
Citação de: "adlermedrado"
Uma pergunta: Esse Edubuntu está sendo traduzido também para o português?


Ele usa a mesma base do (K)Ubuntu porém com configurações diferentes e aplicações adicionais.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)