Autor Tópico: Modem pci chipset intel 537EP: no lspci mostra PC-TEL!!!??!  (Lida 5044 vezes)

fbs777

  • Visitante
Modem pci chipset intel 537EP: no lspci mostra PC-TEL!!!??!
« Online: 01 de Fevereiro de 2006, 12:07 »
Apesar de eu usar o kurumin, o problema aconteceria se eu usasse também o ubuntu, como podem ver abaixo:


Como no tutorial do morimoto ele diz que não importa o fabricante, e sim o chipset, comprei hoje um modem pci com chipset intel FA82537EP (no site da intel tem driver linux p/ ele com suporte a kernel 2.6) e além de não funcionar (nem pela opção automática do kurumin p/ intel 537EP, nem baixando o driver do site da intel) em nenhum kurumin que tenho (3.2 e 5.1), o mais estranho é que quando dou o comando lspci completo (lspci -vv). Dá o seguinte resultado:

Código: [Selecionar]
0000:00:0b.0 Modem: PCTel Inc HSP56 MicroModem (rev 04) (prog-if 00 [Generic])
        Subsystem: PCTel Inc: Unknown device 1002
        Control: I/O+ Mem+ BusMaster+ SpecCycle- MemWINV+ VGASnoop- ParErr- Stepping+ SERR+ FastB2B-
        Status: Cap+ 66MHz- UDF- FastB2B+ ParErr- DEVSEL=medium >TAbort- <TAbort- <MAbort- >SERR- <PERR-
        Latency: 64 (250ns min, 15500ns max), Cache Line Size: 0x40 (256 bytes)
        Interrupt: pin A routed to IRQ 10
        Region 0: Memory at cfffb000 (32-bit, non-prefetchable) [size=4K]
        Region 1: I/O ports at e000 [size=256]

Quando eu dou o comando lspci -n aparece o seguinte id:
Código: [Selecionar]
0000:00:0b.0 0703: 134d:2189 (rev 04)
Pesquisando o id 134d:2189 (rev 04) no google, achei um brasileiro que postou num fórum o lspci dele e deu esse mesmo resultado, e antes ele conta (em inglês) qual é o modem dele: "brazilian manufacturer Netgate, model NGMF02 V6. The chipset is a pct 688t"

Resumindo: esse meu modem intel tá se comportando como um pctel tanto no nome como no id...

No chipset tem impresso a versão (FA82537EP), um i maiúsculo do lado esquerdo, um código (0404DGE), mas o mais curioso é o nome escrito no chipset: INTERrc'02. É INTER com "R" mesmo... Esses "rc" são aqueles símbolos de marca registrada e copyright, com um círculo em volta. O '02 até poderia ser o ano de lançamento, mas seria muito antigo sendo que eu comprei hoje...

O modem veio sem caixa, com um mini-cd com drivers p/ vários modems de vários fabricantes (ou seja, MD pirata...) e não tem nome algum de fabricante na placa, a única pista é um código impresso na placa (na placa mesmo, na área verde, não no chip): MD5658V12.
Fiz uma busca no google por esse código e só deu um site no resultado (uma espécie de site de catálogo de periféricos). Lá consta a seguinte descrição, sendo "Espada" o nome do fabricante:

"Espada"   ( MD5658V12 )   56K int PCI V.92 1     V.92 W VOICE Intel FA82537EP

No site da intel na área de chipsets, comenta sobre outro chip na placa além do 537EP:
Citar
The 537EP chipsets consist of an Intel JA82537EP PCI interface and a Si3017-FS* (FCC) or Si3018-FS* (Global) Silicon Data Access Arrangement (DAA)

Na placa desse meu modem também tem esse outro chip mas tá impresso  uma versão um pouco diferente: Si3017-KS
Também não é JA82537EP no meu, mas FA82537EP. Sobre isso achei duas notícias no site da intel, de 02/02/2005:
Citar
The FA82537EP PCI Interface Chip, MM#857442, will have a product code name change to JA82537EP PCI Interface Chip, to align with the naming conventions of other Intel "Lead-Free" products.

Citar
End of Life
This PCN Revision 104634-01 is being published to remove the FA82537EP PCI Interface Chip, MM#857442, as a Product Discontinuance from the original PCN 104634-00.

Isso quer dizer que o FA82537EP não é mais suportado pela Intel? Ou só trocou de nome?

Tentei usar no windows e o xp não reconheceu o modem, dizendo que era necessário instalar o driver do fabricante. Baixei (usando meu conexant) o drive p/ windows xp do intel 537EP e o modem intel 537EP passou a funcionar no xp...



Resumo:
 - Na placa está impresso no chipset: INTER FA82537EP
 - No outro chip da placa está impresso Si3017-KS
 - Pelo google, vi que o código impresso na placa (MD5658V12) realmente refere-se a um fabricante que fez um modem com chipset Intel 537EP
 - No windows xp, o windows não conseguiu fazer funcionar com algum drive genérico incluído no xp, só funcionou depois que eu baixei o drive do 537EP no site da intel.
 - No Linux, com o comando lspci, tanto o nome do chipset como a id referem-se a um pc-tel

Dúvidas:
 - É normal um chipset da INTEL ser impresso como INTER?
 - É normal o windows xp não conseguir instalar nenhum driver genérico e pedir a instalação do driver do fabricante? (no xp meu conexant funciona automaticamente, sem o driver da conexant)
 - É possível o comando lspci "se enganar" e dar um nome e id de chipset errado? Ou se ele diz que é pc-tel e com id de pc-tel significa que REALMENTE é um pc-tel? Por ser um modelo que foi descontinuado em 02/2005, ou seja, um modem meio antigo, não pode-se dizer que o linux não reconhece como intel por ser novo...
 - Se o chipset realmente for um intel 537EP, porque no lspci não aparece nada sobre a Intel?
 - É possível que esse modem seja chipset pc-tel "disfarçado" de intel 537EP?