Autor Tópico: Apostila Completa Ubuntu  (Lida 155413 vezes)

Offline Ygor Abreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Ubunteiro -  Não basta só informação,e sim informação objetiva.
Re: Apostila Completa Ubuntu - 28/05/2008
« Resposta #45 Online: 23 de Julho de 2008, 14:11 »
Que ninguem da moderaçao eu entendo, pois ha que ser neutro, mas só um amigo que fiz, ninguem mais, tentou ajudar a melhorar esta apostila.

Eu adorei criar-la e tenho pouco tempo, mas ninguem ajuda a melhorar...tdo mundo adora baixar, ler dizer que esta bonita, mas ajudar..:S

To upando de novo, para ver se alguem se interessa em ajudar...
http://ubunteiro.wordpress.com/
As melhores dicas de Ubuntu
___________________________
Nao dou suporte(help-desk) por email.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #46 Online: 23 de Julho de 2008, 22:11 »
Igor continue seu trabalho, tenho aqui sua apostila e também sempre as edições atualizadas do Madrigal, me desculpe se nesse tópico ñ havia ainda comentado seu trabalho.
Mas tenha certeza, toda vez que indico o Ubuntu a algum novato, tua apostila e do Madrigal, são duas de minhs principais recomendações sobre o Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline wagner.bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
    • Micropower - Desenv. de Software
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #47 Online: 24 de Julho de 2008, 11:20 »
1º: Boa iniciativa, mas este não é o lugar pra postar seu tópico...existe uma área específica no fórum para isso e essa está na cara.

Citar
Dicas & Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.



2º: Como você mesmo diz em sua apostila, de acordo com a Creative Commons você deveria ter dado crédito ao autores originais do que está escrito em sua apostila.

3º e último: Jamais utilize ferramentas Microsoft (como o Office 2007) para fazer documentos sobre Linux.

Obrigado.
« Última modificação: 24 de Julho de 2008, 11:31 por wagner.bts »
Wagner Consani Filho

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #48 Online: 24 de Julho de 2008, 13:40 »
Olá!

Eu não sabia que outra pessoa fazia uma apostila completa sobre o Ubuntu, valeu colega!  ;)

Tendo um tempinho vou até imprimi-la pra comparar com o meu projeto, a união faz a força.

Offline marcosvinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #49 Online: 24 de Julho de 2008, 14:48 »
Ola!

nao consigo baixar a apostila pelo blog :(  Meu adobe diz que o arquivo ta com defeito. Sou iniciante e depois dos posts fiquei aflito para ler, hehehe. Alguem poderia me passar por e-mail: mvo.gouvea@gmail.com .

Abraços

Offline marcosvinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #50 Online: 24 de Julho de 2008, 19:00 »
pessoas,

consegui um exemplar atraves do Wagner.

abracos

Offline Luciano SHAKALL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #51 Online: 24 de Julho de 2008, 21:23 »
Oi.

Baixei as duas apostila agora (a do Ígor, e a do Madrigal).....

Pessoal, vocês estão de parabéns pela iniciativa e pela qualidade do material desenvolvido.

VALEU!

[]'s
- PENTIUM II MMX 266 / 256MB DIMM 133 / ASUS P2E-N / Gabinete & Mobo "NLX" / (de Estimação).
- E5200 / 2x1GB DDR2 800 CORSAIR Xms2 / GA-G31M-ES2C / WD RAPTOR 360 + SAMSUNG HD322HJ.
- ASUS EeePC 701 ("de volta" à 900MHz, e agora com 2GB de RAM): Rodando EEEBUNTU 3 . . .

Offline kururu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #52 Online: 25 de Julho de 2008, 06:34 »
Falae Galera!!!!!

Opa.. Ygor Abreu, PARABÉNS pelo iniciativa.. a apostila é show de bola!!! Já imprimi...

Quanto aos comentários do amigo wagner.bts, deixo minhas opiniões:

1º: Boa iniciativa, mas este não é o lugar pra postar seu tópico...existe uma área específica no fórum para isso e essa está na cara.

Dicas & Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.


Discordo.. Tendo em vista que a apostila, apesar de ser uma fonte de conhecimento para todos, será mais útil para os iniciantes.

2º: Como você mesmo diz em sua apostila, de acordo com a Creative Commons você deveria ter dado crédito ao autores originais do que está escrito em sua apostila.

Eu li o tópico inteiro, se não me engano, isto foi discutido bem no começo deste...

3º e último: Jamais utilize ferramentas Microsoft (como o Office 2007) para fazer documentos sobre Linux.

Acho válida a citação de produtos da M$ em apostilas para iniciantes no mundo Linux.. Assim os "novatos" (como eu) não ficam com receio de ter que deixar de usar este ou aquele determinado software por ele não rodar no linux ou por não existir software OpenSource que tenha o mesmo propósito.

Bem, como citado anteriormente, estas são minhas humildes opiniões.. ;)

Estou começando agora no mundo LINUX e estou MARAVILHADO!!! Ainda não dei uma bica no produto da M$ pq sou um gamer fanático..

Grande abraço a todos..

Offline wagner.bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
    • Micropower - Desenv. de Software
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #53 Online: 25 de Julho de 2008, 10:15 »
Falae Galera!!!!!

Opa.. Ygor Abreu, PARABÉNS pelo iniciativa.. a apostila é show de bola!!! Já imprimi...

Quanto aos comentários do amigo wagner.bts, deixo minhas opiniões:

1º: Boa iniciativa, mas este não é o lugar pra postar seu tópico...existe uma área específica no fórum para isso e essa está na cara.

Dicas & Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.


Discordo.. Tendo em vista que a apostila, apesar de ser uma fonte de conhecimento para todos, será mais útil para os iniciantes.

2º: Como você mesmo diz em sua apostila, de acordo com a Creative Commons você deveria ter dado crédito ao autores originais do que está escrito em sua apostila.

Eu li o tópico inteiro, se não me engano, isto foi discutido bem no começo deste...

3º e último: Jamais utilize ferramentas Microsoft (como o Office 2007) para fazer documentos sobre Linux.

Acho válida a citação de produtos da M$ em apostilas para iniciantes no mundo Linux.. Assim os "novatos" (como eu) não ficam com receio de ter que deixar de usar este ou aquele determinado software por ele não rodar no linux ou por não existir software OpenSource que tenha o mesmo propósito.

Bem, como citado anteriormente, estas são minhas humildes opiniões.. ;)

Estou começando agora no mundo LINUX e estou MARAVILHADO!!! Ainda não dei uma bica no produto da M$ pq sou um gamer fanático..

Grande abraço a todos..

Regras são para ser seguidas. Quando você entra no fórum está escrito o seguinte:

Citar
Iniciantes
O lugar perfeito para você dar seus primeiros passos, falar sobre computadores, Linux e Ubuntu.

Citar
Dicas e Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.

Quando você não segue uma regra e posta em qualquer lugar, você está contribuindo para que o Forum fique desorganizado, mesmo sendo apostila para iniciantes.

Eu jamais procuraria a apostila dele nessa sessão e sim na sessão correta por exemplo.

Essa sessão é para você FALAR SOBRE COMPUTADORES, LINUX E UBUNTU.
A outra sessão é para você DIVULGAR DICA OU TUTORIAL DE SUA AUTORIA OU ENCONTRADO NA INTERNET.

-----------------------------------------------------------------------
EU TAMBÉM LI O TÓPICO INTEIRO.
Quando ao Creative Commons, ele diz que quem escreveu foi ele. Mentira. Ele pode ter COPIADO E COLADO muitas coisas e escrito algumas. Por exemplo, o capítulo onde ele diz O QUE É UBUNTU foi INTEGRALMENTE COPIADO do site "Ubuntu-Br.org".

-----------------------------------------------------------------------
No 3º Item, talvez você não tenha compreendido. Eu quis dizer que ELE utilizou o Microsoft Office para elaborar esse Tutorial. Somente isso.

-----------------------------------------------------------------------

Essas são minhas humildes explicações.

Obrigado.

Wagner Consani Filho

Offline kururu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #54 Online: 25 de Julho de 2008, 16:48 »
Regras são para ser seguidas. Quando você entra no fórum está escrito o seguinte:

Citar
Iniciantes
O lugar perfeito para você dar seus primeiros passos, falar sobre computadores, Linux e Ubuntu.

Citar
Dicas e Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.

Quando você não segue uma regra e posta em qualquer lugar, você está contribuindo para que o Forum fique desorganizado, mesmo sendo apostila para iniciantes.

Eu jamais procuraria a apostila dele nessa sessão e sim na sessão correta por exemplo.

Essa sessão é para você FALAR SOBRE COMPUTADORES, LINUX E UBUNTU.
A outra sessão é para você DIVULGAR DICA OU TUTORIAL DE SUA AUTORIA OU ENCONTRADO NA INTERNET.

Concordo plenamente na questão das regras, inclusive na aplicação da caixa alta..

Eu, na qualidade de leigo, procurei primeiro a sessão de iniciantes para dirimir dúvidas que tenho certeza são de outros iniciantes.

Mas se o que vc diz é o correto os tópicos abaixo também estão fora das Regras, e o pior, são tópicos fixos.

Aprenda a usar o Terminal/Konsole!
dicas para iniciantes


Ao meu ver, saliento, ao meu ver, a área de Iniciantes é a primeira área que um Iniciante procura..

Mas acho que esta discussão não vai a lugar algum, pois cabe aos admins e moderas analisar se o tópico está em local certo ou não.

-----------------------------------------------------------------------
EU TAMBÉM LI O TÓPICO INTEIRO.
Quando ao Creative Commons, ele diz que quem escreveu foi ele. Mentira. Ele pode ter COPIADO E COLADO muitas coisas e escrito algumas. Por exemplo, o capítulo onde ele diz O QUE É UBUNTU foi INTEGRALMENTE COPIADO do site "Ubuntu-Br.org".
Se realmente aconteceu, é lamentável. Mas vale dar o crédito pelo trabalho de agrupar todas as informações e colocá-las num trabalho muito bem elaborado.

-----------------------------------------------------------------------
No 3º Item, talvez você não tenha compreendido. Eu quis dizer que ELE utilizou o Microsoft Office para elaborar esse Tutorial. Somente isso.
-----------------------------------------------------------------------
Realmente eu havia entendido outra coisa.. Peço desculpas.



Grande abraço

Offline wagner.bts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
    • Micropower - Desenv. de Software
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #55 Online: 25 de Julho de 2008, 17:02 »
Regras são para ser seguidas. Quando você entra no fórum está escrito o seguinte:

Citar
Iniciantes
O lugar perfeito para você dar seus primeiros passos, falar sobre computadores, Linux e Ubuntu.

Citar
Dicas e Truques
Seção para você divulgar dica ou tutorial de sua autoria ou encontrado na internet.

Quando você não segue uma regra e posta em qualquer lugar, você está contribuindo para que o Forum fique desorganizado, mesmo sendo apostila para iniciantes.

Eu jamais procuraria a apostila dele nessa sessão e sim na sessão correta por exemplo.

Essa sessão é para você FALAR SOBRE COMPUTADORES, LINUX E UBUNTU.
A outra sessão é para você DIVULGAR DICA OU TUTORIAL DE SUA AUTORIA OU ENCONTRADO NA INTERNET.

Concordo plenamente na questão das regras, inclusive na aplicação da caixa alta..

Eu, na qualidade de leigo, procurei primeiro a sessão de iniciantes para dirimir dúvidas que tenho certeza são de outros iniciantes.

Mas se o que vc diz é o correto os tópicos abaixo também estão fora das Regras, e o pior, são tópicos fixos.

Aprenda a usar o Terminal/Konsole!
dicas para iniciantes


Ao meu ver, saliento, ao meu ver, a área de Iniciantes é a primeira área que um Iniciante procura..

Mas acho que esta discussão não vai a lugar algum, pois cabe aos admins e moderas analisar se o tópico está em local certo ou não.

-----------------------------------------------------------------------
EU TAMBÉM LI O TÓPICO INTEIRO.
Quando ao Creative Commons, ele diz que quem escreveu foi ele. Mentira. Ele pode ter COPIADO E COLADO muitas coisas e escrito algumas. Por exemplo, o capítulo onde ele diz O QUE É UBUNTU foi INTEGRALMENTE COPIADO do site "Ubuntu-Br.org".
Se realmente aconteceu, é lamentável. Mas vale dar o crédito pelo trabalho de agrupar todas as informações e colocá-las num trabalho muito bem elaborado.

-----------------------------------------------------------------------
No 3º Item, talvez você não tenha compreendido. Eu quis dizer que ELE utilizou o Microsoft Office para elaborar esse Tutorial. Somente isso.
-----------------------------------------------------------------------
Realmente eu havia entendido outra coisa.. Peço desculpas.



Grande abraço


Kururu, sem problemas cara.
Abraços.
Wagner Consani Filho

Offline Ygor Abreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Ubunteiro -  Não basta só informação,e sim informação objetiva.
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #56 Online: 26 de Julho de 2008, 15:17 »
wagner.bts: desculpe mas creditos a qm? Eu comecei essa apostila qnd vi a do madrigal, mas a minha é completamente diferente da dele..

Sobre jamais usar ferramentas microsoft, isso vai de cada um. Eu tbm acho algo hipocrita falar bem do ubuntu e usar algo microsoft, mas o office tem ferramentas excelentes e sim usei e acho que continuarei.
A parte disso, o madrigal mesmo tbm faz uma apostila bacana e em open office. temos ai 2 boas opçoes.

Madrigal: Achei q vc soubesse q eu desenvolvia uma apostila tbm. alias vc demorou pra desenvolver a sua pro 8.04, entao tinha achado q vc tinha largado um pouco de mao.rs

wagner e  kururu: sim, essa seçao é melhor recomendada do que na de dicas. Qm busca dicas ja esta um pouco familiarizado com o ubuntu.

wagner, nenhum moderador ate hj me falou para retirar dessa seçao, entao acho que ja esta bem desse assunto.
Vc diz que nunca buscaria aki.. Mas se vc busca uma apostila nesse forum, pode ir na busca e digitar apostila e encontrara esse topico.

Bom, entao vc esta me chamando de mentiroso qnd digo q escrevi tudo?
Todo que eu encontrei estao nos blogs e sites por ai..mas eu reescrevi...Se copiei colei alguma coisa, sao bem poucas..e posso me equivocar, nao digo q estou certo 100%..mas a do ubuntu eu copiei, mas acho que nao preciso dar credito a esta parte, pq a apostila inteira estou comentando da canonical..

e concordando com o kururu, mesmo que foi copiado e colado, se é lamentavel ou nao..meu trabalho ta muito bacana, nao é nenhuma coisa nova, pq ja existia o do madrigal, mas minha apostila na foi baseada na dele e nem em lugar nenhum.

E oq eu acho é que o post ta bem aonde esta..nenhum moderador reclamou e espero que nao reclame..mas poderia ser posto como fixo pros iniciantes encontrarem. Pq tbm acho que primeiro eles buscam por iniciantes.
Se eu fiz no word ou nao...pode ser que nao me leve a lugar nenhum, mas é um trabalho a que considerar, e portanto nao creio q perca força...só qm é xiita ou ja ta mais acostumado com linux que se sente incomodado. Eu q sou hipocrita mesmo de dizer que se pode fzer no ubuntu tudo q vc faz no Windows, e usar Office 2007.Mas isso é uma questao e erro profissional meu.

e creditos: pra q fike claro.. eu copiei colei..e se alguem encontrar algo que copiei colei..me digam q eu corrigo. Melhor que me chamar de mentiroso ..
Pq ate hj eu pedi compañeiros para revisar minha apostila, e ate hj so recebi ajuda na apostila de um amigo. Oq demonstra que todo mundo ker ler e ver tdo feito, mas pouca gente ajuda. Ou seja, apesar dos meus erros da apostila, gramaticas, de direitos etc..eu estou orgulhoso do que fiz..

e gente..sem brigas. prefiro muita mais ajuda de vcs a melhorar esta, q eu dou todos os creditos q me ajudar, nomes na apostila etc..

ate mais pessoal.

e a BAIXAR
http://ubunteiro.wordpress.com/
As melhores dicas de Ubuntu
___________________________
Nao dou suporte(help-desk) por email.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #57 Online: 26 de Julho de 2008, 15:43 »
Ygor,

Não sei quanto ao resto do pessoal da administração e moderação, mas eu sou contra fixar seu tópico porque temos muitos blogs e outros projetos de apostilas como a do Madrigal mesmo. Se fosse assim a seção de projetos seria inteira fixada.

Não leve a mal, eu sei que existem vários tópicos que são ótimos e dão vontade de fixar, mas temos que dar visibilidade aos tópicos novos, tanto de questões como de dicas ou projetos, novos tópicos devem aparecer.

Já conversei algumas vezes sobre isso, alguma idéia para concentrar os bons tópicos, mas nada muito genial surgiu, ainda.


Como você disse ninguém da moderação chamou atenção sobre a seção estar errada (moveríamos se fosse o caso). Mas discutimos e a maioria entendeu melhor a seção em que está, porque a apostila tem um foco muito forte nos iniciantes.


editado - Dei uma checada e a licença do site do Ubuntu é igual a que você usa na sua apostila "Attribution-Share Alike 2.5 Generic", portanto acho melhor citar as fontes quando usar um texto. Encare como uma crítica construtiva, acho tornaria seu trabalho ainda mais profissional, além de indicar ao leitor outra fonte de informações.


Excelente sua iniciativa. Infelizmente eu estou pegando mais projetos aqui do que deveria, mas se tiver um tempo eu dou um lida, se tiver alguma coisa para ajudar eu te envio.

p.s. - Minha curiosidade foi maior e eu já dei uma olhada no seu trabalho e achei muito bom. Está muito bem ilustrada, organizado e com muitas informações. Parabéns.
« Última modificação: 26 de Julho de 2008, 15:59 por ins3rt c0in »

Offline Ygor Abreu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Ubunteiro -  Não basta só informação,e sim informação objetiva.
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #58 Online: 26 de Julho de 2008, 17:32 »
insert coin - sim de verdade eu entendo sobre o tema do topico fixo.

exatamente, eu sei q vcs podem mover, e como nao aconteceu.
Realmente eu acho que esta seçao e essa apostila sao as primeiras coisas que os novatos buscam.

Essa apostila esta sem atualizaçao faz tempo...eu viajei pro brasil e esperava voltar agora pra continuar os trabalhos.
problema pq ninguem me ajudou ate agora a nao ser o kan e mais uns amigos de orkut.

Eu ja pensei nesse assunto de atribuiçao, mas cheguei a uma conclusao que vou dar credito aos mais obvios. É dizer: mt coisa, ou qse tdo q esta na minha apostila, esta no blog a, no b e no c, e ainda em outros trocentos outros ubuntu-blogs..
Algumas destas dicas e informaçoes sao encontradas em varios lugares diferentes, e isso é oq eu considero de info-que-todo-mundo-sabe

retornando os trabalhos..pois voltei essa semana...vou dar uma reescrevida na apostila..e se alguem, digo de novo, se alguem quiser ajudar..sou todo ouvidos..

e valeu pela parte do bem ilustrado e organizado. Acho que o modo como escrevi a apostila, a disposiçao dos capitulos e as olustraçoes fazem toda a diferença e ajudam o iniciante a nao se enrolar.

até mais
http://ubunteiro.wordpress.com/
As melhores dicas de Ubuntu
___________________________
Nao dou suporte(help-desk) por email.

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Apostila Completa Ubuntu
« Resposta #59 Online: 26 de Julho de 2008, 19:27 »
Voltando ao assunto do tópico, excelente apostila!  :D
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.