Autor Tópico: Aceleração 3d em SiS 661FX  (Lida 7228 vezes)

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Aceleração 3d em SiS 661FX
« Online: 15 de Abril de 2008, 04:17 »
Olá amigos,
 Meu PC (infelizmente) depende do maldito vídeo onboard SiS 661FX. Eu quis testar a capacidade 3d do Linux, e comecei com um jogo leve, o TuxkArt. Foi um fracasso, porque (aparentemente) o pingüim não está conseguindo usar  aceleração 3d por hardware dessa "placa".
 Agora a pergunta para a qual já prevejo a resposta NÃO (eu só quero confirmar): Tem como usar a aceleração por hardware dessa placa no Linux? Afinal, no janela$ eu jogo até counter-strike e flight simulator com a SiS - num fica uma maravilha, mas a taxa de quadros nunca fica abaixo de ~25fps.
 Caso interesse: minha máquina é um Pentium 4 "Prescott" 2.4GHz, 1GB de RAM DDR single (128MB  comprometido com o video), reservei 1GB de Swap (que quase nunca ele precisa) e a placa mãe é uma Asus P4S800-MX SE.


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Aceleração 3d em SiS 661FX
« Resposta #1 Online: 15 de Abril de 2008, 21:36 »
3D com SIS não funciona no Linux. Pode dar por confirmado, pois pesquisei bastante já que meu meu ACER TM 2434  usa vídeo da SIS.

Procure comprar uma Nvidia usada. Por exemplo, uma FX 5200 AGP 128 MB, totalmente compatível com sua placa-mãe (tenho uma ASUS igual a sua com esta placa de vídeo), roda o Compiz perfeitamente.

Acho que talvez vc até consiga achar uma nova em estoque em algumas lojas por cerca R$100,00.
« Última modificação: 16 de Abril de 2008, 02:33 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Aceleração 3d em SiS 661FX
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2008, 01:09 »
É.. fazer o quê... ¬¬
 Já que mencionaste a Nvidia, qual seria a melhor AGP que ainda persiste no mercado?


Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Aceleração 3d em SiS 661FX
« Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2008, 02:35 »
É.. fazer o quê... ¬¬
 Já que mencionaste a Nvidia, qual seria a melhor AGP que ainda persiste no mercado?

Acho que AGP só até a série 6, que é mais fácil de encontrar nova do que a 5. Mas é mais cara.

Use um site de busca para compras na Web (em Portugal, presumo) para encontrar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline beto10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Aceleração 3d em SiS 661FX
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2010, 18:42 »
Ola ??
Eu , a 5 anos atras parei um pouco de usar lixux(red hat ,entre outros)pq sou fã do flight simulator -2004 .Pergunto se é possivel rodar o fs-2004 se eu estiver no ambiente ubuntu ,por exemplo,e tendo o win-xp instalado tambem no pc??(com boot para um ou outro) posso acessar o flight-2004  e roda-lo , atraves de alguma janela ,ou não é possivel ou se existe algum emulador bom para tal.??se a resposta for sim,eu passarei imediatamente a usar o Ubuntu ou outra griffe.