Autor Tópico: Malwares Em Linux  (Lida 12366 vezes)

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Malwares Em Linux
« Online: 19 de Abril de 2008, 22:10 »
Para quem costuma achar que o GNU/Linux é um Sistema Operacional imune à Malwares, eis abaixo uma breve lista de alguns Worms, Vírus, Spywares, Backdoors, Trojan-Horses e Exploits em Linux:

===============
MALWARES EM LINUX
===============

Adm
Adore
Binom
Bliss
Brundle
Cheese
Diesel ou Backdoor.Diesel
Gildo
JBellz
Kagob, Mais Algumas referências
Kaiten
Kork
Ramen
Mighty
Nuxbee
OSF.8759
Rexob
RST.B
Satyr
Simile
Slapper. (um PDF)
Staog
Vit.4096
Winter
Winux
ZipWorm

OBS.: "o pior dos ignorantes é aquele que fecha-se ao conhecimento prático".   :D


Você pode ajudar a proteger seu GNU/Linux, utilizando programas anti-Malwares, tais como: o anti-vírus Avast4Workstation e o anti-rootkit Hunter.
« Última modificação: 21 de Abril de 2008, 15:50 por Kan »
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2008, 10:40 »
Isso tem alguma fonte?

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2008, 11:02 »
Meu Deus, a quantidade de vírus dessa lista é impressionante! Eu acho que vou instalar o Norton Antivirus pelo wine e vários programas antispywares do site do superdownloads.  :-[

Pela milésima vez, a chance de alguém usando linux ser contaminado por algum vírus é uma em um bilhão. Voce deveria pesquisar mais sobre o assunto aqui no fórum antes de fazer sensacionalismo na sessão dos iniciantes.

A função do Antivirus no linux é apenas  para scanear as partições do windows.

Offline Pelayo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • PELGA
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2008, 11:25 »
lembro de um cara no forum internacional do ubuntu, falando que era possivel pegar virus de windows pelo wine.  ;D
So não lembro se ele podia causar algum estrago no sistema.

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2008, 14:06 »
lembro de um cara no forum internacional do ubuntu, falando que era possivel pegar virus de windows pelo wine.  ;D
So não lembro se ele podia causar algum estrago no sistema.

Acho que não há problema...

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2008, 14:12 »
Já vi muita gente falando de vírus pra Linux, mas nunca vi nenhum caso em que alguém efetivamente foi contaminado. Conversa pra vender antivírus.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2008, 14:33 »
lembro de um cara no forum internacional do ubuntu, falando que era possivel pegar virus de windows pelo wine.  ;D
So não lembro se ele podia causar algum estrago no sistema.

A resposta .. depende.

Dá para pegar virus via Wine, sim, mas vai afetar somente tudo o que estiver na pasta .wine, dentro de seu home. Obviamente, pode afetar os progamas4windows ali instalados.

Quanto a esses virus afetar o sistema, sem possibilidade. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2008, 15:21 »
Isso tem alguma fonte?

Nossa amigo, vc está completamente desatualizado em matéria de segurança em Linux! Sim, há milhares de fontes idôneas na web que tratam do tema Malware em Linux. Há, ainda, outros tipos de ameaças em que o Linux está exposto: Vírus de Windows podem rodar no Linux via Wine. Portanto, atualize-se!
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2008, 15:25 »
Amigo, ninguém é obrigado a saber sobre esse assunto. Se você faz uma lista com nomes de diversos "malwares de linux", acho obrigação sua postar de onde você tirou isso para o pessoal poder se INFORMAR, como você mesmo falou.

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2008, 15:33 »
...vou instalar o Norton Antivirus pelo wine e vários programas antispywares...

Não emule programas de segurança, tais como anti-malwares; é o mesmo que nada. Instale programas de segurança feitos para Linux.

Pela milésima vez, a chance de alguém usando linux ser contaminado por algum vírus é uma em um bilhão.

Na literatura médica, há, o que chamamos de "doenças raras", aquelas que podem afetar um em um milhão de indivíduos, no entanto, quando este um é afetado pela doença, normalmente é fatal.  :D

...sensacionalismo na sessão dos iniciantes.
Sinceramente, não tenho nenhuma intenção de criar polêmica sobre o assunto, muito menos sensacionalismo. Além do mais, em termos de certo ou errado, teoria e prática, vossa consciência é vosso guia, portanto, se vc acha desnecessário ou não concorda com a opinião aqui expressa, simplesmente ignore.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2008, 15:34 »
...ninguém é obrigado a saber sobre esse assunto.

Com certeza não, mas o assunto não é novo para usuários Linux!
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline saFcAe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2008, 19:00 »
Como iniciante tento facultar informação pelos meios que temos disponíveis, tais como este forum que muito me tem apoiado da migração do Windows para o Linux. Desde já meu obrigado.
Relativamente ao tópico, como disse anteriormente, confio nas palavras de quem é sábio e sem querer criar polémica, onde ficamos relativamente a segurança em Linux? Visto que não me tenho preocupado desde que optei (tardiamente) por abandonar a 90% o Windows e todos aqueles programas e mal...enfim, deixei de me preocupar com isso mas será que realmente podemos, nesta altura, confiar no nosso sistema? Como digo, é mais uma pergunta de quem quer aprender e poder, quem sabe, ensinar!

Cordialmente ;)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2008, 21:29 »
Já rodei um vírus via wine de propósito.

Antes de rodá-lo eu fiz uma cópia de segurança de seu diretório, rodei o vírus que deixou a máquina lenta enquanto executava.

Fechei a execução do vírus usando o kill e matando o processo, e reiniciei a máquina e o vírus não voltou a ser executado.

Por via das dúvidas eu deletei o diretório do wine e voltei o backup.

Resumo, o vírus rodando via wine trouxe problemas momentâneos, que não durou após o boot.

Não vou dizer que isto aconteceria para todos os vírus, e nem que não se deva preocupar, pois segurança nunca é demais. Mas ainda não achei um caso onde trabalho (com mais de 70 equipamentos rodando Ubuntu) de vírus no Linux, mesmo após 3 anos de uso direto.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2008, 22:39 »
Mas ainda não achei um caso onde trabalho (com mais de 70 equipamentos rodando Ubuntu) de vírus no Linux, mesmo após 3 anos de uso direto.

[]'s

Cristiano

Tenho somente cerca de um ano e meio no Linux, e na rede que administro há cerca de 30 - 40 máquinas rodando-o. Nesse período, nenhuma dessas máquinas - operadas frequentemente por alunos - apresentou sequer um caso de vírus. Em compensação, no mesmo período tive  mais de 50 máquinas W$ bloqueadas pelo nosso CPD devido a infecções de todo o tipo.

Concordo inteiramente com o Cristiano, segurança nunca é demais. Mas decididamente acho que o risco é extremamente baixo... continuo achando que uma firewall é mais que suficiente. Mesmo assim, por segurança, também gostaria de conhecer a(s) fonte(s) dessa lista de malwares, pois nunca a vi antes. Poderia por favor nos dizer onde a obteve?

VB5
« Última modificação: 20 de Abril de 2008, 22:51 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Pelayo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • PELGA
Re: Malwares Em Linux
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2008, 00:48 »
Achei o tópico que tinha comentado no fórum inglês... Quem tiver interesse em ler esta ai:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=72598