Autor Tópico: [Hardy Heron]: Utilizando 1280x1024 de resolução no Samsung SyncMaster 753DF(X)  (Lida 14889 vezes)

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
@All

Eu instalei o Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) RC para i386 em meu desktop (os próximos alvos são meus outros desktops e notebooks) usando o 'liveDVD' disponível pelo bittorrent. Fiz uma instalação 'limpa'. Realmente a melhora na instalação e autoconfiguração dos dispositivos é imensa, a configuração da placa de vídeo NVDIA foi 'out of box'; idem para minhas impressoras (a laser da HP - HP LJ1020 precisou de uma pequena intervenção manual para baixar o firmware, mas o driver foi corretamente instalado).

O 'problema' foi a configuração do xorg.conf: o novo configurador presente no Hardy faz uma configuração mais básica (porém totalmente funcional, que fique claro!  ;) ), porém nem todos os modos são contemplados. O meu monitor SamSung SyncMaster 753DFX foi configurado na resolução 1024x768@50Hz, o que me incomoda, além de apresentar 'flickerings' (acredito que o modo não está bem ajustado com a freqüência). Fazendo umas pesquisas no Ubuntuforums.org, olhando o xorg.conf do desktop de minha filha e o manual do monitor, consegui ajustar a resolução para 1280x1024 e corrigi os 'flickerings'. Está 100% agora!!  :D

Abaixo apresento as seções do xorg.conf gerado pela instalação do Ubuntu e após os ajustes feitos:

1. xorg.conf ORIGINAL (seções de interesse, não todo o xorg.conf)

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
EndSection

2. xorg.conf MODIFICADO (seções de interesse, não todo o xorg.conf)

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30-70
VertRefresh 50-160
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
    SubSection "Display"
        Modes        "1280x1024"    "1024x768"    "800x600"    "720x400"    "640x480"
    EndSubSection       
EndSection

Done!  ;D ;)

Basta reiniciar o X (Ctrl+Alt+BackSpace ou então fechar a sessão e logar novamente) para ter o teu monitor SamSung SyncMaster 753DFX na resolução de 1280x1024 sem 'flickerings'.

Espero que a dica seja útil a outrem.

Sds,

Danpos.

OBSERVAÇÃO: tendo em vista a quantidade de mensagens de usuários do Hardy Heron com placas NVidia e problemas de resolução, informo que esta dica é válida para quem tem placas dessa empresa e fazem a atualizam para o driver proprietário com suporte a aceleração 3D! Adapte a primeira parte da dica para as freqüências de sincronismo horizontal e vertical do teu monitor, caso o mesmo não seja o SyncMaster 753DF(X). Veja no manual do mesmo estes parâmetros, bem como a resolução máxima suportada. Faça antes o backup do teu /etc/X11/xorg.conf para recuperar o teu X caso ocorra algum problema!!
« Última modificação: 28 de Abril de 2008, 18:34 por danpos »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: [Hardy Heron]: Utilizando 1280x1024 de resolução no Samsung SyncMaster 753DF
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2008, 20:53 »
@All

Eu instalei o Ubuntu 8.04 (Hardy Heron) RC para i386 em meu desktop (os próximos alvos são meus outros desktops e notebooks) usando o 'liveDVD' disponível pelo bittorrent. Fiz uma instalação 'limpa'. Realmente a melhora na instalação e autoconfiguração dos dispositivos é imensa, a configuração da placa de vídeo NVDIA foi 'out of box'; idem para minhas impressoras (a laser da HP - HP LJ1020 precisou de uma pequena intervenção manual para baixar o firmware, mas o driver foi corretamente instalado).

O 'problema' foi a configuração do xorg.conf: o novo configurador presente no Hardy faz uma configuração mais básica (porém totalmente funcional, que fique claro!  ;) ), porém nem todos os modos são contemplados. O meu monitor SamSung SyncMaster 753DFX foi configurado na resolução 1024x768@50Hz, o que me incomoda, além de apresentar 'flickerings' (acredito que o modo não está bem ajustado com a freqüência). Fazendo umas pesquisas no Ubuntuforums.org, olhando o xorg.conf do desktop de minha filha e o manual do monitor, consegui ajustar a resolução para 1280x1024 e corrigi os 'flickerings'. Está 100% agora!!  :D

Abaixo apresento as seções do xorg.conf gerado pela instalação do Ubuntu e após os ajustes feitos:

1. xorg.conf ORIGINAL (seções de interesse, não todo o xorg.conf)

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
EndSection

2. xorg.conf MODIFICADO (seções de interesse, não todo o xorg.conf)

Código: [Selecionar]
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30-70
VertRefresh 50-160
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
    SubSection "Display"
        Modes        "1280x1024"    "1024x768"    "800x600"    "720x400"    "640x480"
    EndSubSection       
EndSection

Done!  ;D ;)

Basta reiniciar o X (Ctrl+Alt+BackSpace ou então fechar a sessão e logar novamente) para ter o teu monitor SamSung SyncMaster 753DFX na resolução de 1280x1024 sem 'flickerings'.

Espero que a dica seja útil a outrem.

Sds,

Danpos.

OBSERVAÇÃO: tendo em vista a quantidade de mensagens de usuários do Hardy Heron com placas NVidia e problemas de resolução, informo que esta dica é válida para quem tem placas dessa empresa e fazem a atualizam para o driver proprietário com suporte a aceleração 3D! Adapte a primeira parte da dica para as freqüências de sincronismo horizontal e vertical do teu monitor, caso o mesmo não seja o SyncMaster 753DF(X). Veja no manual do mesmo estes parâmetros, bem como a resolução máxima suportada. Faça antes o backup do teu /etc/X11/xorg.conf para recuperar o teu X caso ocorra algum problema!!

Caríssimo amigo danpos, fiquei muito satisfeito com seu tópico e, não obstante já ter conseguido colocar  a resolução para 1024 x 768 como determina o fabricante(Samsung), ainda não consegui istalar a vga, que é a GeForce 7300 GT 256 x 128. Foi o primeiro problema que encontro com o maravilhoso Hardy, que espero resolver logo. Estou olhando em "pesquisa" para ver se acho uma solução, que inclusive, tem um tópico meu solicitando ajuda para o mesmo problema, mas para o Feisty.

Em tempo: O meu monitor é um Samsung SyncMaster 540n de 15" LCD.
Gde abraço,


Marcopolo.
« Última modificação: 03 de Maio de 2008, 17:46 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
@Marcopolo

Prezado companheiro, se entendi bem você ainda não conseguiu instalar o driver proprietário da NVidia? Se for isso, basta ir em Adrministração -> Driver de Hardware e então ativar a instalação do mesmo. :)

Sds,

Danpos.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
@Marcopolo

Prezado companheiro, se entendi bem você ainda não conseguiu instalar o driver proprietário da NVidia? Se for isso, basta ir em Adrministração -> Driver de Hardware e então ativar a instalação do mesmo. :)

Sds,

Danpos.

Caro amigo, eu já fiz isso uma pá de vezes e assim que reinicia a máquina, habilita uma resolução 800 x 640(coisa assim), qdo o certo é 1024 x 768, conforme o manual da Samsung. Volto lá em "Driver de Hardware e está desabilitado novamente o driver. Estou tentando pelo "Sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg", mas está diferente e não chego na parte dessas alterações e muito diferente do xorg pelo feisty. Não sei mais o que faço.

Gde abraço e muito obrigado pelo empenho.

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Copiei o Xorg.conf para algum amigo avaliar o meu problema.

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by failsafeDexconf, using
# values from the debconf database and some overrides to use vesa mode.
#
# You should use dexconf or another such tool for creating a "real" xorg.conf
# For example:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
   Option      "XkbOptions"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
   Boardname   "vesa"
   Busid      "PCI:1:0:0"
   Driver      "vesa"
   Screen   0
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
   Vendorname   "Generic LCD Display"
   Modelname   "LCD Panel 1024x768"
   Horizsync   31.5-48.0
   Vertrefresh   56.0 - 65.0
  modeline  "640x480@60" 25.2 640 656 752 800 480 490 492 525 -vsync -hsync
  modeline  "800x600@56" 36.0 800 824 896 1024 600 601 603 625 +hsync +vsync
  modeline  "800x600@60" 40.0 800 840 968 1056 600 601 605 628 +hsync +vsync
  modeline  "1024x768@60" 65.0 1024 1048 1184 1344 768 771 777 806 -vsync -hsync
   Gamma   1.0
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Device      "Configured Video Device"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Defaultdepth   24
   SubSection "Display"
      Depth   24
      Virtual   1024   768
      Modes      "800x600@60"   "1024x768@60"   "800x600@56"   "640x480@60"
   EndSubSection
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
  screen 0 "Default Screen" 0 0
EndSection
Section "Module"
   Load      "glx"
   Load      "GLcore"
   Load      "v4l"
EndSection
Section "device" #
   Identifier   "device1"
   Boardname   "vesa"
   Busid      "PCI:1:0:0"
   Driver      "vesa"
   Screen   1
EndSection
Section "screen" #
   Identifier   "screen1"
   Device      "device1"
   Defaultdepth   24
   Monitor      "monitor1"
EndSection
Section "monitor" #
   Identifier   "monitor1"
   Gamma   1.0
EndSection
Section "ServerFlags"
EndSection


[ ]s,

marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline larenz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Estou com este mesmo problema: o ubuntu não reconhece a placa de vídeo (nvidia fx 5200) e nem aparece o drive prioritário, apesar dos drives terem sido instalados corretamente através do EnvyNG. Consegui contornar o problema alternando o boot para o kernel  2.6.24-16-generic. Será que há algum problema em se adotar esse kernel com padrão?

Há um outro problema que não consigo resolver. Não consigo manter a configuração do teclado (ABNT português). Toda vez que reinicio o computador ele volta para a configuração padrão (layout inglês).

Alguém pode ajudar?

Abrigado

alarcon

  • Visitante
Marcopolo tecla Alt+F2 e digita: gksu displayconfig-gtk

Tenta por aí configurar sua placa de vídeo.

Uma dica é sempre que você estiver usando uma versão do Ubuntu no qual seu vídeo está perfeito copie o xorg.conf (faça um backup) dele para usar em outra versão, caso você não consiga configurá-la direito nesta nova versão.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 17:33 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Estou com este mesmo problema: o ubuntu não reconhece a placa de vídeo (nvidia fx 5200) e nem aparece o drive prioritário, apesar dos drives terem sido instalados corretamente através do EnvyNG. Consegui contornar o problema alternando o boot para o kernel  2.6.24-16-generic. Será que há algum problema em se adotar esse kernel com padrão?

Há um outro problema que não consigo resolver. Não consigo manter a configuração do teclado (ABNT português). Toda vez que reinicio o computador ele volta para a configuração padrão (layout inglês).

Alguém pode ajudar?

Abrigado


é o meu caso, ou seja, instalo pelo Envy, habilita mas não entra em uso. Outra coisa, a reconfiguração do xorg foi alterado , pq não segue até ao fim e não posso ver e/ou modificar a resolução e driver. no Feisty, eu dava um:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver xorg-conf
e agora não c onsigo chegar lá. Vamos aguardar. Fora isso, tudo está indo bem, inclusive o teclado.

[ ]s,

marcopolo.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 17:38 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Marcopolo tecla Alt+F2 e digita: gksu displayconfig-gtk

Tenta por aí configurar sua placa de vídeo. Uma dica é sempre que você estiver usando uma versão do Ubuntu no qual seu vídeo está perfeito copie o xorg.conf (faça um backup) dele para usar em outra versão, caso você não consiga configurá-la direito nesta nova versão.



Olááááááááá! Grande Alarcon!!!

Já fiz isso anteriormente por causa de algumas dicas, mas dá como "Plug 'n' play", mas a resolução eu consegui colocar para original, que é 1024 x 768.

Marcopolo.


Edit:

esqueci de mencionar que fiz o backup do xorg.conf do feisty e colei, mas via agora que tem outro.

Olha ele :

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
   Option      "XkbOptions"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
EndSection
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 17:41 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Marcopolo tecla Alt+F2 e digita: gksu displayconfig-gtk

Tenta por aí configurar sua placa de vídeo. Uma dica é sempre que você estiver usando uma versão do Ubuntu no qual seu vídeo está perfeito copie o xorg.conf (faça um backup) dele para usar em outra versão, caso você não consiga configurá-la direito nesta nova versão.



Olááááááááá! Grande Alarcon!!!

Já fiz isso anteriormente por causa de algumas dicas, mas dá como "Plug 'n' play", mas a resolução eu consegui colocar para original, que é 1024 x 768.

Marcopolo.


Edit:

esqueci de mencionar que fiz o backup do xorg.conf do feisty e colei, mas via agora que tem outro.

Mas isso do Plug 'n' play você altera clicando no ícone de monitor no lado direito do nome Plug 'n' play  para escolher outra opção, se for o caso. Preste atenção que são duas abas (guias) uma referente ao monitor e outra referente a placa de vídeo que são coisas diferentes.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 18:10 por alarcon »

alarcon

  • Visitante


Edit:

esqueci de mencionar que fiz o backup do xorg.conf do feisty e colei, mas via agora que tem outro.

Olha ele :

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
#   sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "InputDevice"
   Identifier   "Generic Keyboard"
   Driver      "kbd"
   Option      "XkbRules"   "xorg"
   Option      "XkbModel"   "abnt2"
   Option      "XkbLayout"   "br"
   Option      "XkbOptions"   "br"
EndSection

Section "InputDevice"
   Identifier   "Configured Mouse"
   Driver      "mouse"
   Option      "CorePointer"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "Monitor"
   Identifier   "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   Monitor      "Configured Monitor"
   Device      "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerLayout"
   Identifier   "Default Layout"
   Screen      "Default Screen"
EndSection


Tem certeza que este é o xorg.conf do seu antigo Feisty, pois está me parecendo que é o do Hardy Heron.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Marcopolo tecla Alt+F2 e digita: gksu displayconfig-gtk

Tenta por aí configurar sua placa de vídeo. Uma dica é sempre que você estiver usando uma versão do Ubuntu no qual seu vídeo está perfeito copie o xorg.conf (faça um backup) dele para usar em outra versão, caso você não consiga configurá-la direito nesta nova versão.



Olááááááááá! Grande Alarcon!!!

Já fiz isso anteriormente por causa de algumas dicas, mas dá como "Plug 'n' play", mas a resolução eu consegui colocar para original, que é 1024 x 768.

Marcopolo.


Edit:

esqueci de mencionar que fiz o backup do xorg.conf do feisty e colei, mas via agora que tem outro.

Mas isso do Plug 'n' play você altera clicando no ícone de monitor no lado direito do nome Plug 'n' play  para escolher outra opção, se for o caso. Preste atenção que são duas abas (guias) uma referente ao monitor e outra referente a placa de vídeo que são coisas diferentes.

Meu amigo, desculpe-me sair aprerssado do pc. Só pude voltar agora(19:40 h)!

Continuando, eu vi o que vc falou. Fiz essa modificação e volta ao mesmo assim que reinicia. A resolução eu consegui colocar na original(1024 x 768), mas o monitor continua genérico.

Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil



Tem certeza que este é o xorg.conf do seu antigo Feisty, pois está me parecendo que é o do Hardy Heron.

Realmente, é do Hardy! Fica assim mesmo depois de eu colar a do feisty e não sei o motivo. Outra coisa: Baixei o driver da nVidia atual lá no site do fabricante(169.12.pkg1.run e não me lembro como instalar(deu branco). Outro modo tbm, foi eu tentar instalar pelo Envy automaticamente que habilitou mas não entrou em uso. Conto com sua ajuda novamente para acertar essa parada.

[ ]ssss

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante



Tem certeza que este é o xorg.conf do seu antigo Feisty, pois está me parecendo que é o do Hardy Heron.

Realmente, é do Hardy! Fica assim mesmo depois de eu colar a do feisty e não sei o motivo. Outra coisa: Baixei o driver da nVidia atual lá no site do fabricante(169.12.pkg1.run e não me lembro como instalar(deu branco). Outro modo tbm, foi eu tentar instalar pelo Envy automaticamente que habilitou mas não entrou em uso. Conto com sua ajuda novamente para acertar essa parada.

[ ]ssss

Marcopolo.

não seria apenas dar permissão de execução:

sudo chmod +x nome_do_programa.run

e depois:

./nome_do_programa.run

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Devo ter isso gravado em cd, mas ainda não transportei nada para o Hardy.

o nome do arquivo é esse:

NVIDIA-linux-x86-169.12.pkg1.run (devo colocar assim?)

Muito obrigado, vou tentar!
Marcopolo.
« Última modificação: 01 de Maio de 2008, 20:36 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1