Autor Tópico: Xubuntu 8.04 alternate - Erro na etapa "Selecionar e instalar software"  (Lida 6415 vezes)

Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Olá, galera, aqui está sendo uma aventura toda essa mudança para o ambiente Linux, mas claro que há percalços no caminho.

Tento instalar o Xubuntu 8.04 alternate, ou o Ubuntu 7.04 e sempre o erro é o mesmo:

"Uma etapa de instalação falhou. Você pode tentar executar o item que falhou novamente a partir do menu, ou pulá-lo e escolher um outro item qualquer. A etapa que falhou é: Selecionar e instalar software"

Diversos parâmetros já foram tentados, mas ainda não obtive sucesso na instalação.

Já tentei até mesmo formatar em ReiserFS, sei lá, mas acho que é coisa do kernel que veio junto, o 2.6.22-15-386.

Alguém pode dar um help?
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Xubuntu 8.04 alternate - Erro na etapa "Selecionar e instalar software"
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2008, 18:11 »
Olá, galera, aqui está sendo uma aventura toda essa mudança para o ambiente Linux, mas claro que há percalços no caminho.

Tento instalar o Xubuntu 8.04 alternate, ou o Ubuntu 7.04 e sempre o erro é o mesmo:

"Uma etapa de instalação falhou. Você pode tentar executar o item que falhou novamente a partir do menu, ou pulá-lo e escolher um outro item qualquer. A etapa que falhou é: Selecionar e instalar software"

Diversos parâmetros já foram tentados, mas ainda não obtive sucesso na instalação.

Já tentei até mesmo formatar em ReiserFS, sei lá, mas acho que é coisa do kernel que veio junto, o 2.6.22-15-386.

Alguém pode dar um help?

Primeiro:  qual a vantagem em usar o alternate?  Eu nunca usei e todas as instalações funcionaram.
Segundo: a versão atual do Ubuntu/Xubuntu/Kubuntu é beta.  Por que não esperar a versão definitiva em que muitos problemas ainda seriam resolvidos?  Só falta uma semana.
Terceiro:  por que não usar a formatação padrão do Software?  Pode ser reiserfs, ext3 ou sei lá o que.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Xubuntu 8.04 alternate - Erro na etapa "Selecionar e instalar software"
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2008, 20:41 »
Olá, galera, aqui está sendo uma aventura toda essa mudança para o ambiente Linux, mas claro que há percalços no caminho.

Tento instalar o Xubuntu 8.04 alternate, ou o Ubuntu 7.04 e sempre o erro é o mesmo:

"Uma etapa de instalação falhou. Você pode tentar executar o item que falhou novamente a partir do menu, ou pulá-lo e escolher um outro item qualquer. A etapa que falhou é: Selecionar e instalar software"

Diversos parâmetros já foram tentados, mas ainda não obtive sucesso na instalação.

Já tentei até mesmo formatar em ReiserFS, sei lá, mas acho que é coisa do kernel que veio junto, o 2.6.22-15-386.

Alguém pode dar um help?

Primeiro:  qual a vantagem em usar o alternate?  Eu nunca usei e todas as instalações funcionaram.
Segundo: a versão atual do Ubuntu/Xubuntu/Kubuntu é beta.  Por que não esperar a versão definitiva em que muitos problemas ainda seriam resolvidos?  Só falta uma semana.
Terceiro:  por que não usar a formatação padrão do Software?  Pode ser reiserfs, ext3 ou sei lá o que.

Acho melhor você esperar a versão final do 8.04, pois faltam só 5 dias.


Offline adrboliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Xubuntu 8.04 alternate - Erro na etapa "Selecionar e instalar software"
« Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2008, 22:06 »
Rsrs, é verdade, mas a versão alternate parece que era a versão que estava disponível até então com a 8.04 no Xubuntu. Sempre é válido apreciar um pedaço do bolo antes da festa, rsrsrs.

Além disso, como escrevi acima, estou sofrendo dos mesmos problemas na 7.04, por exemplo.

Valew
« Última modificação: 19 de Abril de 2008, 22:08 por adrboliveira »
Adriano Oliveira
São Luís-MA

Offline phenriquer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Xubuntu 8.04 alternate - Erro na etapa "Selecionar e instalar software"
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2008, 15:33 »
Olá pessoal, primeiramente quero agradecer a todos pelas dicas, sou novoto aqui no forum, mas sempre estou por aqui pra pesquisar.

Bem, gostaria apenas de informar que estou com o mesmo problema que nosso amigo, porém a minha versão ja é a oficial, baixei nesse final de semana, e esta dando o mesmo erro.

Alguém ja passou por isso e sabe o motivo?

Abraços

Offline jurmvp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Xubuntu 8.04 alternate - Erro na etapa "Selecionar e instalar software"
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2008, 15:03 »
 :'(

Infelizmente eu também tenho o mesmo problema. Vamos a minha saga:

Eu baixei a versão estável do Xubuntu (8.04, codename "Hardy Heron") neste final de semana que passou (19/07/2008).
A imagem que baixei foi: "xubuntu-8.04.1-desktop-i386.iso" (que é compatível com meu Hardware)
Gravei esta imagem em um CD, e, na execução direta do CD (boot do CD) escolho a verificação dos dados do CD. Tenho o retorno de uma mensagem de erro na verificação de alguns dados, como se estes estivessem corrompidos. Na hora da gravação da imagem (xubuntu-8.04.1-desktop-i386.iso) para o CD não há erros! O download da imagem (xubuntu-8.04.1-desktop-i386.iso) não teve erros! Fiquei intrigado com isso...

Então tentei fazer o boot direto da imagem baixada (xubuntu-8.04.1-desktop-i386.iso) através de um pen-drive. Sucesso!Fui então para a verificação dos dados:



Tudo certo, nada de erro nos dados da imagem (a mesma imagem que eu havia usado para gravar o CD.. o CD não estava arranhado)...

Então parti para a instalação:



Aqui começam os problemas. Nas etapas "Escolher e instalar software" e "Construir chroot LTSP" (uma é seguida da outra) há erro na instalação.

Ao pular estas duas etapas, consegui terminar a instalação. Reiniciei e, para a minha surpresa, ele não entra direto na interface gráfica. Aliás, ele não instala a interface gráfica! Tive que usar o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xubuntu-desktop
Após uns 20 minutos, a instalação foi concluida. Mas lá estava eu de novo no terminal (eu não reiniciei), tendo que entrar com o comando:
Código: [Selecionar]
startx
Sucesso novamente!

A interface gráfica foi iniciada. O problema, é que o mouse estava bugado! O botão esquerdo, se eu tentasse clicar em qualquer área da tela, abria a lixeira. E o botão direito, se eu tentasse clicar em qualquer área da tela, abria as opções da lixeira.

O meu mouse: PS/2 (óptico)

O teclado funciona na boa (é PS/2).