Autor Tópico: Novo 8.04 O que voce achou?  (Lida 70005 vezes)

Comunista

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #120 Online: 20 de Maio de 2008, 17:23 »
Eu instalei ele em uma partição do meu HD e está perfeito, até agora não constatei nenhum problema.

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: meu cd do hardy chegou @_@
« Resposta #121 Online: 20 de Maio de 2008, 18:43 »
meu unico cd do hardy chegou hoje

a capa está linda,perfeita

ainda não sei se instalo no notebook,por causa do libdvdcss e outros codecs
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #122 Online: 21 de Maio de 2008, 02:57 »
É como eu disse no outro tópico do Alarcon sobre o Xorg.conf: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34869.0.html

Galactus disse:
Citar
Lançar uma nova versão a cada 6 meses com tudo o que puder de mais novo é muito arriscado. No fim das contas, nós usuários do Ubuntu e do Fedora, é que estamos servindo de cobaia para as novas funcionalidades a serem implementadas nas distros Linux. Não tô dizendo que isso é exclusividade das duas distros!

A Canonical só não socou o Kernel 2.6.25 dessa vez por ser essa versão 8.04, uma versão  LTS!  Lembram do Ubuntu 7.04 com o novíssimo Xorg 7.2 recém lançado? E como uma distro considerada Final sai com o navegador chefe ainda em estado BETA?

Por isso o pessoal da Mandriva é bem mais cauteloso! Entre outras distros. Quanto tempo levou para o Patrick colocar um Kernel série 2.6 como padrão no Slackware, comparado com a concorrência?   Ele deixou a coisa amadurecer bem, outras distros testar bem tudo pra ele, para só então colocar no Slackware.

Só quero deixar claro que eu uso o Ubuntu por aceitar esse estilo de desenvolvimento! Ninguém é obrigado a usar distro nenhuma! Cada um escolhe a que melhor te serve.

O pessoal vem tentando fazer do Linux um sistema fácil para usuário final, e não só para Geeks de plantão! Mas com isso são obrigados a quebrar com muita coisa já feita e que sabem que funciona. É como já andei lendo sobre a biblioteca GTK2. Chegaram num limite, se quiserem melhorar bastante, vão ter que começar tudo do zero! Tudo novo! E isso vai dar a maior dor de cabeça com certeza! Pois deve ficar incompatível com o que já tinha antes e que eles sabem que funcionam bem, mas chegou no seu limite de desenvolvimento!

É soda esse lance do Xorg.conf, mas era isso ou a coisa não ficava automática. Mas somos nós que estamos na linha de frente dessa bagaça! Por isso sofremos mais com esses problemas.

Era isso.

É por essas coisas que no meu Desktop, não tirei e nem pretendo tirar o Ubuntu 7.10! Só  no Notebook é que estou usando o 8.04. Me parece que a equipe de desenvolvimento da Canonical está dando mais atenção a Notebooks do que aos Desktops! Tenho lido muito mais coisas sobre usuários felizes com o Hardy em Notebooks do que em Desktops. Não tenho do que reclamar do Hardy no Notebook, cheguei a fazer testes com o Hardy no Desktop de casa e não resolvi arriscar.



Concordo em gênero, número e grau! Entre incluir o "úrtimo do úrtimo" e incluir programas e bibliotecas imaturas há uma distância nada desprezível e, francamente, eu não creio que nem o kernel nem o navegador Internet padrão sirvam para este tipo de experiência.

Mas concordo igualmente que é extremamente difícil conciliar novidade e estabilidade durante um ciclo de desenvolvimento tão curto. E aqui cabe, pela undécima vez a mesma pergunta. É claro que muito de nós instalaria uma nova versão do Ubuntu a cada três meses se fosse o caso. Afinal, nós amamos testar e configurar distros! Mas será que para o usuário comum faz muito sentido instalar uma nova distro a cada seis meses? O Gutsy estava ficando realmente bom só agora a pouco e ele continua quase tão atual quanto o próprio Hardy!

Resultado: Devolvi o Gutsy para a minha partição principal e mandei o Hardy para a partição de testes.
« Última modificação: 21 de Maio de 2008, 20:35 por Piras »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #123 Online: 21 de Maio de 2008, 09:04 »
Acho que qualquer dia, vamos passar a ter que usar as versões anteriores as novas. hehehe
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #124 Online: 21 de Maio de 2008, 09:29 »
Acho que qualquer dia, vamos passar a ter que usar as versões anteriores as novas. hehehe

Colega, eu já voltei.  ;D  Ando meio sem paciência para ficar ajeitando tudo.
Acho que vou esperar mais uns dois ou três meses para reinstalar o Hardy. Só espero que até lá a maioria dos "abacaxis" tenham sido descascados. Acredito que minha fase de masoquismo esteja passando. :(
Abraços,

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #125 Online: 21 de Maio de 2008, 10:17 »
Tomara que o 8.04 se torne uma "rocha" em termos de estabilidade como o 6.06. Creio que em alguns meses já estará bem estável. Incrível, pois o Ubuntu 7.10 inicialmente foi o Ubuntu que mais tinha me decepcionado. Tive muitos problemas com ele. E nos 2 meses que antecederam o lançamento do 8.04, ele estava praticamente 100% no meu micro, sem problemas maiores.

Agora uma coisa que fiquei chateado é a lentidão para resolver alguns problemas relatados. Lembram do problema da barra de títulos que não era exibida direito quando o Compiz Fusion era ativado e que eu mesmo relatei isso no fórum desde o 7.04? Foi resolvido somente agora no 8.04. Eu relatei esse bug no Lauchpad e a única coisa que eu recebia era que o meu problema já havia sido relatado e que foi anexado a outro. Depois que esse outro era duplicado e foi anexado a outro, que também era duplicado e anexado a mais outro... Foram centenas de e-mails que recebi. E o problema foi resolvido? Não. Passei o 7.10 inteiro com esse problema e somente no 8.04 foi resolvido. E era uma coisa boba. Lembro que se configurasse outro tema de barra de título, o problema desaparecia. A solução que encontrei pra mim foi mudar o tema.

Há um problema de detecção com alguns hardwares USB, por exemplo discos USB, Pendrive, câmeras digitais, etc. Lembro que para minha Kodak funcionar no 7.04 eu tinha que editar um arquivo identificando o hardware bus. Inclusive postei isso no fórum. Isso foi relatado no Lauchpad, mas nada de solução. Apenas descreveram como resolver manualmente e nada de atualização pelo Proposed. Alguns usuários no fórum gringo, incluindo eu, enfrenta a um bom tempo problema para ter o HD USB reconhecido. Alguns modelos que era detectados nas versões antigas do Ubuntu, pararam de funcionar. Mais uma série de relatos de usuários no Lauchpad, mas nada... No máximo postam como resolver editando o FSTAB. Mas nada de atualização...

Acho que nesse aspecto o Ubuntu peca e deveria melhorar o suporte e atualizações.

No 8.04 vi que isso melhorou e muitooooooo! Por exemplo, o problema de câmeras digitais USB voltou, mas em pouco tempo saiu a correção. Nada de ter que editar arquivos. As barras de título finalmente são exibidas corretamente. Mas alguns usuários, incluindo eu, não estão tendo o pendrive detectado e montado pelo sistema. Nesse feriado vou relatar esse problema e ver o pau quebrar.

Uma sugestão que dou para todos usuários deste fórum é que também visitem o fórum em inglês do Ubuntu. Não tenham o inglês como barreira. Mesmo que aos trancos e barrancos, tentem ler as mensagens. Tem muita coisa interessante descoberta lá fora. Algumas destas outros usuários deste fórum e eu trazemos para que caso alguém aqui tenha esta dificuldade, encontre mais facilmente a resolução do problema.

Agora coisas muito boas que destaco no 8.04
-Gnome 2.22: visualmente apenas o Clearlook que mudou e ficou muito mais bonito. Mas por debaixo do capô, como sempre, o Gnome mudou e muito. o GVFS é uma das melhores coisas que vi.
-Suporte Bluetooth ficou simplesmente sensacional. Meu celular foi reconhecido sem nenhuma configuração. Mas a cópia de arquivos e criação da pastas não está funcionando muito bem. Muitas vezes não consigo copiar pastas e tenho que enviar o arquivo individualmente pelo Applet Bluetooth do Gnome.
- Tradução para pt_BR não está 100%. Mas isso sei que melhora em pouco tempo
- Boot: está ultra rápido no meu micro. Nem XP e Vista dão boot tão rápido. Melhorou e muito em relação ao 7.10
- Compiz Fusion está mais estável e até agora está tudo ok, sem Lags ao ver filmes e DVDs
- Pulse Audio: acho muito prematuro a inserção como default no Ubuntu. Está sendo a razão de muito dos problemas de áudio do Ubuntu 8.04. Quem usa sistema 5.1 então que o diga...
- Openoffice no meu micro está abrindo muito rápido, mesmo sem habilitar o ícone na barra do Gnome
- Firefox 3.0 Beta está show, mas se estiver como IceTea, engasga e muito. Quem usa então o Compiz Fusion, vai ver o Firefox ficar várias vezes Preto e Branco... Mas é trocar para o JRE da Sun e pronto
- Menus do Gnome às vezes não atualiza os atalhos. Cansei de instalar vários aplicativos, mas tive que editar o menu para habilitar o atalho do programa
- O applet Sobre este computador é simplesmente show!! A parte de visualizar recursos como uso de CPU, memória e rede ficou espetacular
- O instalador melhorou e muito. Mas ainda acho o Anaconda superior, principalmente por possibilitar a configuração da máquina em domínio Samba ou MS Active Directory já na instalação
- Synaptic é Synaptic... Dispensa comentários. O PackageKit, mesmo sendo ótimo, ainda tem muito a amadurecer para alcançar o o que o Synaptic possibilita hoje...
- O VirtualBox continua com problema no USB e ainda é necessária uma configuração manual...

Bom, essas foram as minhas impressões. Depois posto mais a medida que as atualizações forem evoluindo e eu for vendo mais coisas.
« Última modificação: 21 de Maio de 2008, 10:18 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #126 Online: 21 de Maio de 2008, 20:41 »
Para mim, a melhor novidade do Hardy foi exatamente esta rapidez no lançamento do OpenOffice. Era coisa que a gente mesmo podia conseguir fazendo algumas poucas mudanças na configuração padrão do aplicativo, mas até que o principiante chegasse a isto demorava tanto que a melhora apontada pelo Jefferson vem mesmo a calhar e merece muitos aplausos.

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #127 Online: 21 de Maio de 2008, 20:59 »
Uma sugestão que dou para todos usuários deste fórum é que também visitem o fórum em inglês do Ubuntu. Não tenham o inglês como barreira. Mesmo que aos trancos e barrancos, tentem ler as mensagens. Tem muita coisa interessante descoberta lá fora. Algumas destas outros usuários deste fórum e eu trazemos para que caso alguém aqui tenha esta dificuldade, encontre mais facilmente a resolução do problema.
O problema do fórum gringo, na minha opinião, é que ele tem uma gigantesca quantidade de mensagens a cada hora. É impossível acompanhar alguma notícia recente pois há dezenas de tópicos não tão importantes que recebem posts e não há como acompanhar por que são MUITOS usuários. Tem também que lá os tópicos tem muitas páginas e fica ruim de acompanhar pra quem não pegou desde o início.

Já aqui no nosso fórum é perfeitamente possível ver os tópicos recentes.  ;D

Não que o fórum gringo seja ruim, mas há uma massiva quantidade de posts que, para mim, fica ruim acompanhar.

Offline Edu_Gnipper

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #128 Online: 28 de Maio de 2008, 10:57 »
Não sou um usuário avançado de Linux, pelo contrário, apenas um usuário curioso.

Mas, após alguns dias de testes, instalações e configurações do Ubuntu 8.04 Hardy Heron, detectei os seguintes problemas:

1) Falta de montagem automática de partições: as partições aparecem no menu "Locais", porém não estão montadas. Elas só são montadas após o primeiro clique do mouse em cima do nome da partição. Isto é um SACO pois utilizo vários arquivos das partições NTFS, como papeis de parede, sons, temas, etc que precisam ser carregados na inicialização!

Alguém poderia me ajudar a configurar o Ubuntu 8.04 à montar as partições automaticamente na inicialização?

2) Startup-manager: não consegue instalar papeis de parede em cores acima de 8 bits. Fica tudo esverdeado e horrível.

No mais, está tudo funcionando bacana!

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #129 Online: 28 de Maio de 2008, 11:07 »
Olá pessoas,

Fiz uma atualização do 7.10. Tudo funciona, sem problemas. Até o usplash no boot funcionou.

Firefox 3 rodando bem, com as extensões antigas instaladas. Achei melhor que o FF 2.0.

Só tive de instalar o velho XMMS que é imbatível no Streamtuner.

Confesso que não vi melhora significativa em relação ao Gutsy, mas não penso em retornar a ele.

Abraço

Flavio

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #130 Online: 28 de Maio de 2008, 23:25 »
Fiz alguns testes e gostei bastante do Ubuntu 8.04, uso outra distro, rodou super rápido no meu pc todo o sistema, o boot, Open Office e outros aplicativos. mostrou estável, deixei o pc ligado 24hs baxando uns arquivos da net e ele permaneceu estável. só tive um problema q me fez voltar para a distro anterior, minha intenção é/era trocar de distro, configurei todo o desktop, atualizei o sistema todinho, instalei os programas q uso, instalei codecs e tudo mais, google earth, frostwire, java Sun, amsn . . . porém ao instalar o "Cinelerra", deu um problema em uma dependência ai o sistema ficou 50% ferrado, pq não conseguia remover o soft e nem atualizar ou instalar algum programa devido a quebra de 2 pacotes q não consegui identificar. gostei bastante da comunidade !!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #131 Online: 29 de Maio de 2008, 09:34 »
Tem muitos tópicos aqui rolando sobre o desempenho do Ubuntu Hardy:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31237.0.html
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,35810.0.html

Resolvi escolher esse p/ postar o que achei, por achar que se encaixa mais.

Citar
...Tanto foi problemático, que a canonical lançara uma versão 8.04.1 em Julho, com diversas correções...
Fonte: http://pilinha.wordpress.com/2008/05/22/configurando-o-pulseaudio-corretamente-no-hardy-heron/

também: http://pilinha.wordpress.com/2008/05/14/por-que-o-ubuntu-hardy-heron-foi-um-tiro-no-pe/
Será que isso tem algum fundamento?

Tô chegando a conclusão, futura/ real/ vai ser mais recomendável se usar a versão anterior do Ubuntu.  :)
Acho que vou passar um bom tempo c/ a Ubuntu Hardy Heron LTS  ;)
« Última modificação: 29 de Maio de 2008, 09:37 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

alexcosta67

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #132 Online: 29 de Maio de 2008, 10:44 »

Há um problema de detecção com alguns hardwares USB, por exemplo discos USB, Pendrive, câmeras digitais, etc. Lembro que para minha Kodak funcionar no 7.04 eu tinha que editar um arquivo identificando o hardware bus. Inclusive postei isso no fórum. Isso foi relatado no Lauchpad, mas nada de solução. Apenas descreveram como resolver manualmente e nada de atualização pelo Proposed. Alguns usuários no fórum gringo, incluindo eu, enfrenta a um bom tempo problema para ter o HD USB reconhecido. Alguns modelos que era detectados nas versões antigas do Ubuntu, pararam de funcionar. Mais uma série de relatos de usuários no Lauchpad, mas nada... No máximo postam como resolver editando o FSTAB. Mas nada de atualização...


Estou com este problema, podeira indicar-me uma possível solução?

Abraços.

Piras

  • Visitante
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #133 Online: 02 de Junho de 2008, 04:24 »
Depois da instalação do novo kernel senti que o sistema está um pouco mais estável. A velocidade de boot, que no meu caso estava bastante reduzida, devido à dificuldade que o kernel encontrava em ler o meu SATA, melhorou bastante, mas ainda está bastante lenta em relação ao Gutsy.

Continuo não gostando deste Firefox instável e achei o Transmission pior ainda que o Gnome Bittorrent. Resolvi o último caso instalando o Deluge, que já está bastante estável e quase que completamente traduzido.

De resto, tudo está funcionando bem.


Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Novo 8.04 O que voce achou?
« Resposta #134 Online: 02 de Junho de 2008, 05:45 »
Citar
Depois da instalação do novo kernel senti que o sistema está um pouco mais estável. A velocidade de boot, que no meu caso estava bastante reduzida, devido à dificuldade que o kernel encontrava em ler o meu SATA, melhorou bastante, mas ainda está bastante lenta em relação ao Gutsy.

Continuo não gostando deste Firefox instável e achei o Transmission pior ainda que o Gnome Bittorrent. Resolvi o último caso instalando o Deluge, que já está bastante estável e quase que completamente traduzido.

De resto, tudo está funcionando bem.

Pelo que venho observando o kernel do 8.04 está melhorando. (ainda tem uns bugs não resolvidos, mas espero que essa versão logo demonstre o seu potencial!!)

Vou aguardar mais um tempo para fazer uns testes e trocar definitivamente para o Hardy pq o Gutsy está funcionando muito bem nesse momento.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois